quarta-feira, 10 de junho de 2015

CORAGEM NO CAMINHO

Se chegaste aos dias anuviados de pranto, à vista de ocorrências infelizes, acende a luz da esperança e caminha adiante, olvidando na retaguarda o que te possa parecer aflição e desengano. Outro dia, com novas emoções, espera-te amanhã, renovando-te a vida.

Circunstâncias inesperadas te deslocaram da segurança em que vivias, arrojando-te nas dificuldades do começo da existência... Esquece quantos te surgiram por instrumentos de inquietação e lembra-te de que as oportunidades de trabalho continuam brilhando para os que não se deixam vencer pelo desânimo.

Pessoas queridas talvez se te hajam transformado em obstáculos à paz, compelindo-te á travessia de espessas nuvens de lágrimas... Esquece os que se acomodaram com atitudes irrefletidas e pensa nas dedicações sinceras que te felicitam as horas.

Alguém a quem amas, enternecidamente, haverá falhado nos compromissos assumidos, relegando-te ao abandono... Esquece o menosprezo de que terás sido objeto e conserva a imagem desse alguém no tesouro de tua gratidão pela felicidade que te deu e prossegue em frente, na certeza de que a vida te ofertará estradas novas para a aquisição de alegrias diferentes.

Acontecimentos calamitosos te impeliram a vacilar nos fundamentos da fé, ainda insegura... Esquece, porém, os fatos amargos e adianta-te na jornada para diante, valorizando os recursos espirituais de que dispões, recordando que o Céu continua alentando a última planta das últimas faixas do deserto e revigorando o verme da mais oculta reentrância de abismo.

Seja qual seja o tipo de provação que te incline ao desalento, vence o torpor da tristeza e segue para a vanguarda de tuas próprias aspirações.

Da imensidão da noite, nascerá sempre o fulgor de novo dia.

Não te permitas qualquer parada nas sombras da inércia.

Trabalha e prossegue em frente, porque a bênção de Deus te espera em cada alvorecer.






Meimei / Francisco Cândido Xavier




Fonte: do livro “Palavras do Coração”, Edição C.E.U.
Fonte da Gravura: Monte Kailash - Fotografía de Rosa Sorrosal
http://www.good-will.ch/postcards_es.html

A LEI DA AFINIDADE

Nunca conseguireis produzir grandes transformações na vossa vida psíquica enquanto não tiverdes compreendido o segredo mágico da lei da afinidade. Esta lei diz-vos que, como cada um dos vossos pensamentos e cada um dos vossos sentimentos tem uma determinada natureza, vai despertar no espaço forças da mesma natureza que ele, e essas forças dirigem-se para vós.

Se esses pensamentos e sentimentos forem obscuros e maldosos, atraireis influências negativas; se eles forem luminosos, generosos, atraireis bênçãos.

Vós podeis realizar todos os vossos melhores desejos, mas na condição de projetardes pensamentos e sentimentos de uma natureza correspondente a esses desejos. Os vossos pensamentos e os vossos sentimentos determinam absolutamente a qualidade dos elementos e das forças que serão despertadas muito longe, algures no espaço, e que, mais cedo ou mais tarde, chegarão até nós.

A lei da afinidade é uma das maiores chaves da realização espiritual.





Omraam Mikhaël Aïvanhov






Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

A autoconfiança está muito ligada ao entendimento de que realmente preciso contribuir com a vida através da minha própria singularidade. Quando ofereço o melhor de mim de forma altruísta, minha felicidade e confiança aumentam. Ser autoconfiante significa ter poderes espirituais, como o amor, a paz e a felicidade. Poderes que são usados na vida diária, não apenas em palavras ou emoções, mas revelando-se no meu comportamento e trazendo benefício aos outros.

Estar em silêncio é estar introvertido. É olhar para dentro e arrumar tudo. Seja o que estiver acontecendo fora, mantenha a paz dentro de você. Mas quanto mais você quer estar em paz, mais situações acontecem para tornar você sem paz porque aqueles que não têm paz causam falta de paz nos outros. Porém, sejam quais forem os obstáculos, é o poder da paz que o ajudará a removê-los. Para cultivar esse poder é preciso: (1) permanecer silencioso, introvertido e em paz; (2) falar sempre de forma pacífica; (3) não deixar entrar as coisas que tiram a sua paz. Treinar essa disciplina é arte!

Que você seja uma imagem de suporte para o mundo ao estar sempre ocupado em trazer benefício. Aquele que é benevolente permanece ocupado dia e noite com novos planos e métodos. Ao ocupar-se em fazer o bem, você fica a salvo do desperdício e do descuido. Tal ajudante do mundo recebe a benção de ser uma imagem de suporte.

A base do autorrespeito é a fé de que Deus me ama. Através desta experiência posso cultivar o amor próprio. Ao estudar as virtudes de Deus e incorporá-las em minha vida diária, a fé no meu valor inerente aumenta. Mas não é fácil ter autorrespeito porque geralmente o senso que eu tenho de mim é baseado em coisas externas como elogio e posição. A medida que esses aspectos oscilam, a auto apreciação também oscila. Um dia sentirei que sou muito bom e no dia seguinte que não tenho valor. Na verdade, autorrespeito não é o que estou fazendo na minha vida mas o grau de qualidade e virtude que eu trago em cada ato. (Dadi Janki)

O rio flui continuamente até chegar ao oceano. Ele não está interessado nas cenas prazerosas ou desprazerosas em seu caminho. Quando encontra obstáculos, como uma pedra, ele flui pelos lados ou por cima dela. Por isso o rio é o símbolo do não apego. Ele mata a sede de muitos e limpa aqueles que se banham nele. Da mesma forma que novas águas estão sempre fluindo nele, nós também precisamos nos renovar. Isto significa tratar os outros com frescor e não sob a influência de seus comportamentos anteriores. O rio é um símbolo de constância: seja experimentando tempos turbulentos ou pacíficos ele simplesmente se mantêm fluindo. (BK Joseph)





Brahma Kumaris






Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal