sexta-feira, 6 de março de 2015

NO TERMINAR HÁ UM NOVO COMEÇO

Nunca fazemos contato com essa coisa extraordinária chamada morte. A morte consiste em morrer para todas as coisas do passado, morrer para o seu prazer. Você já tentou alguma vez – sem discussão, sem persuasão, sem compulsão, sem necessidade – morrer para um prazer? Você vai morrer inevitavelmente. Mas você tentou morrer hoje, facilmente, com alegria, para o seu prazer, para as suas lembranças, os seus ódios, suas ambições, sua urgência de juntar dinheiro? Tudo o que você quer da vida é dinheiro, posição, poder e a inveja dos outros. Será que você consegue morrer para essas coisas, morrer para as coisas que você conhece, com facilidade, sem discussão, sem nenhuma explicação? (The Collected Works vol XV, p 79)

Você sempre pergunta o que é que acontece depois da morte. Entretanto, você nunca perguntou o que acontece antes da morte, o que acontece agora na sua vida. Em que consiste a sua vida? – trabalho, escritório, dinheiro, dor, esforço, subir a escadaria do sucesso. Essa é a sua vida, e a morte põe fim a tudo isso. E seria possível pôr fim, ainda em vida, ao seu apego, à sua crença? Enfim, a beleza de por fim a alguma coisa voluntariamente, sem motivo, sem prazer – você consegue fazer isso? No terminar há um novo começo. Se você terminar, existe algo, as portas se abrem, mas você quer ter certeza, antes de terminar, que a porta se abrirá. Então você nunca termina, nunca acaba com o seu motivo. A compreensão da morte é viver uma vida findando interiormente. (Mind Without Measure, p 30)

Será possível morrer todos os dias para tudo que se conhece – exceto, claro, o conhecimento tecnológico, a direção em que fica a sua casa, e coisas assim. Noutras palavras, pode-se morrer psicologicamente todos os dias, de modo que a mente permaneça fresca, jovem e inocente? Isso é morte. E, para se deparar com isso, é preciso não haver qualquer sombra de medo. Desistir sem discussão, sem resistência alguma – isso é morrer. Já tentou fazê-lo? Desistir sem um murmúrio, sem restrição, sem resistência, da coisa que lhe dá mais prazer (as coisas penosas, é claro, a pessoa quer afastar mesmo). Realmente desistir, deixá-las ir. Tente isso. Então, se você o fizer, verá que a mente se torna extraordinariamente alerta, viva e sensível, livre e aliviada. A velhice então assume significado bem diferente, e não algo a ser temido. (You are the World, p. 135)

Quando a morte chega, ela não lhe pede permissão; ela vem e leva você; ela o destrói no local. Do mesmo modo, será que você consegue abandonar o ódio, a inveja, o orgulho das posses, o apego a crenças, a opiniões, a ideias, a determinado modo de pensar? Será que você consegue abandonar isso tudo num instante? Não existe um “como abandonar isso”, pois isso seria apenas outra forma de continuidade. Abandonar opiniões, crenças, avidez ou inveja, é morrer – morrer todos os dias, todos os momentos. Se houver o findar de toda ambição, de momento a momento, então você conhecerá o extraordinário estado de ser nada, de chegar ao abismo de um movimento eterno, por assim dizer, e cair borda abaixo – que é a morte. Quero saber tudo sobre a morte, porque a morte pode ser a realidade; ela pode ser o que chamamos Deus – aquele algo extraordinário que vive e se move e, não obstante, não tem começo nem fim. (The Collected Works vol XI, p 242)

Conhecemos apenas fragmentariamente essa coisa extraordinária chamada vida; nunca olhamos para o sofrimento, exceto através do filtro das fugas. Nós nunca vimos a beleza, a imensidade da morte, e só a conhecemos através do medo e da tristeza. Só pode haver compreensão da vida, do significado e da beleza da morte quando a mente percebe instantaneamente “o que é”. Os senhores sabem que, embora nós os diferenciemos, o amor, a morte e o sofrimento são todos a mesma coisa, pois, certamente, o amor, a morte e o sofrimento são o incognoscível. No momento em que você conhece o amor, você já deixou de amar. O amor está além do tempo, não tem começo nem fim, ao passo que o conhecimento tem começo e fim. Logo, quando você diz: “Sei o que é o amor”, você não sabe. Você só conhece uma sensação, um estímulo. Você conhece a reação ao amor, mas essa reação não é amor. Do mesmo modo, você não sabe o que é a morte. Você só conhece as reações à morte, e só descobrirá a inteira profundidade e o inteiro significado da morte quando as reações tiverem cessado. (The Collected Works vol XI, p 288)




J. Krishnamurti





Fonte: http://www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura:
http://www.taringa.net/posts/ciencia-educacion/16865761/Jiddu-Krishnamurti.html
http://fightlosofia.com/krishnamurti-en-imagenes-krishnamurti-in-pictures/