terça-feira, 28 de novembro de 2023

O MANTRA PROGRIDE IMPERCEPTIVELMENTE ATRAVÉS DO ESPAÇO DE QUIETUDE


O mantra¹ deve ser pronunciado continuamente, independentemente do que estejamos sentindo: “Em tempos de guerra e em tempos de paz”, conforme indicado no livro “A Nuvem do Não Saber”. “Em tempos de prosperidade e em tempos de adversidade”, como destaca Juan Casiano. E “do início ao fim de cada meditação”, como aconselhou John Main.

Com a prática diária, o mantra introduz suas raízes em nosso ser, cada vez mais profundas, facilitando a harmonia entre a consciência e o inconsciente. Sutil e gradualmente desce da cabeça ao coração. A princípio pronunciamos o mantra, mas com o tempo ele começa a ressoar dentro de nós e depois o ouvimos com menos esforço e maior atenção.

Naturalmente, haverá dias em que teremos mais dificuldades e os tempos de meditação ficarão tão áridos que parecerá impossível pronunciar o mantra. Procuramos qualquer desculpa para não sentar e meditar. E então o mantra é levado pelas ondas do pensamento e da emoção. Mas se, pelo contrário, perseverarmos ou recomeçarmos, como na parábola da semente que cresce nas trevas das entranhas da terra, o mantra nos guiará com fidelidade e maior profundidade. E com esta profundidade vem a clareza, a quietude, o autoconhecimento, o grande dom da compaixão e da quietude profunda, necessária para alcançar a atenção plena e a transcendência. O mantra progride imperceptivelmente através do espaço de quietude, entre as ondas do pensamento e da vida interior.

Eventualmente, isso nos leva à verdadeira pobreza, onde aprendemos a simplesmente ser. Experimentar esta bela realidade de vez em quando nos permite suportar muitos contratempos e decepções ao longo do caminho. Haverá momentos de derrota. Mas mesmo quando parecemos estar retrocedendo, o crescimento acontece se houver fé. Na noite mais escura, uma luz invisível ainda brilha.

Desenvolve-se uma atitude de não possessividade e confiança que substitui sentimentos de ganância e medo. E isso nos leva a experimentar uma paz cada vez mais inquebrantável. Sob todas as turbulências das nossas vidas, esta paz flui para o verdadeiro conhecimento e para o crescimento interior que ele acarreta.

Trecho do livro “JESUS: THE INNER TEACHER” de Laurence Freeman (Nova York. Continuum, 2000), pp. 226-227.


Transcrição de Carla Cooper


Notas:

Para mais detalhes ver:
* CAMINHO DO MANTRA: https://coletaneas-espirituais.blogspot.com/2022/09/mantra-duas-maneiras-de-ser-particula-e.html
* JOHN MAIN E A MEDITAÇÃO CRISTÃ: https://coletaneas-espirituais.blogspot.com/2020/05/john-main-e-meditacao-crista.html

(1) Mantra, aqui neste contexto, é uma ou mais palavras, numa determinada língua, que tenha algum significado na condução da nossa meditação. (Nota deste blog)


Fonte: WCCM Espanha - Comunidad Mundial para la Meditación Cristiana
http://wccm.es/
Traduzido por WCCM España e para o português por este blog.
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

TUDO DEPENDE DA MANEIRA DE COMO REALIZAR O TRABALHO


Fazei o vosso trabalho espiritual e deixai que esse trabalho abone a vosso favor junto das outras pessoas. O vosso trabalho é que falará por vós. É preciso continuar até ao fim, morrer de pé, mas nunca renunciar ao trabalho. Não é desonroso cair, a única honra consiste em morrer fiel ao seu posto, tal como um comandante no seu navio. Já que se terá de morrer um dia, é preferível morrer como deve ser! É necessário sacrificar tudo ao trabalho, e o trabalho dar-vos-á o resto; se ele for bem feito, até a glória poderá vir. Eis algo que ainda não foi compreendido. Todos os que procuram unicamente o lucro ou a glória, sem se preocuparem com a maneira como realizarão o seu trabalho, encontrarão decepções. Só tereis a verdadeira riqueza e a verdadeira glória se fizerdes honestamente o vosso trabalho com a luz.


Omraam Mikhaël Aïvanhov



Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal