terça-feira, 26 de maio de 2015

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

A consciência humana é o guia pessoal e o elo com a Fonte universal da verdade. É possível e prático estar em contato com a consciência, sentir suas pontadas e mordidas, escutar quando ela fala. Quando sentamos no banco do motorista, temos liberdade de escolha: seguir adiante, parar, dar a volta, entrar no fluxo, ceder passagem, sinalizar. Podemos escolher agir com base nos princípios mais íntimos e valores corretos ou reagir com base nas circunstâncias externas negativas. Manter a consciência conectada com a Fonte é o segredo para fazer as melhores escolhas.

Sentimentos de proximidade. Sentimentos de conhecer um ao outro muito bem. Sentimento de que todos fazem parte de uma Família. Esses são exemplos de bons sentimentos, ou seja, os preenchidos com amor. Quando há somente esse tipo de sentimento no seu coração, então é muito fácil ter fé. É fácil confiar. Você começa a desenvolver fé nos aspectos mais elevados de si mesmo, e essa autoconfiança se torna a base para confiar nos outros. Confiança é cultivada ao cultivar bons sentimentos.

Quando tenho autorrespeito eu aprecio minha própria companhia. Se me falta autorrespeito me torno extrovertido, procuro em outros o que não consigo valorizar em mim. Autorrespeito me dá poder para acomodar todas as situações, uma vez que não me deixo afetar por elas. Autorrespeito me ensina a tomar benefício das críticas. Com autorrespeito eu não preciso provar a ninguém que estou certo. Isto me torna totalmente honesto.

Quando nos conhecemos e reconhecemos Deus, todos os sentimentos bons são experimentados. Nos tornamos ignorantes do conhecimento de desejos. Nossa pureza e honestidade trabalham naturalmente. Quando pureza e honestidade estão juntas, nossos sentimentos verdadeiros se espalham por milhares de quilômetros. Dia e noite, precisamos reunir nossos melhores sentimentos de amor, confiança e fé. Quando cultivamos a espiritualidade, não há questão de Eu, Você, Meu e Seu. As barreiras terminam e os desejos também. Nos preenchemos com o amor espiritual e Divino. (Dadi Janki)

A necessidade do momento é aprender a trabalhar junto. Mas antes de sermos companheiros uns dos outros, precisamos da companhia da nossa verdade interna mais elevada. Ou seja, dos bons sentimentos que vêm das qualidades como o não egoísmo, a honestidade e a humildade. Quando sentimentos são  compartilhados, experimentamos proximidade. Sentimentos assim, de amizade genuína, é o que precisamos. A qualidade da nossa vida e dos nossos relacionamentos depende da qualidade dos nossos sentimentos. E a habilidade para transformar o mundo também. (Dadi Janki)




Brahma Kumaris





Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal