Os ensinamentos da Cabalá são baseados na Torá, os cinco primeiros livros da Bíblia. A autoria do texto é atribuída a Moisés e segundo a Tradição cabalista, suas histórias estão escritas em código. Se vamos além das histórias, se as decodificamos, teremos acesso as leis metafísicas que regem as várias dimensões da realidade e os princípios que fundamentam a vida de toda a humanidade.
O Zohar é um grupo de livros que faz esta decodificação, com o objetivo de aproximar o ser humano de sua essência mais luminosa. Esta coletânea de comentários sobre as porções da Torá nos permite desenvolver as qualidades espirituais necessárias para nos aproximarmos de uma realidade Superior. Compreender o Zohar significa compreender nosso mundo interior e nosso potencial ilimitado.
O Zohar foi escrito pelo Rav Shimon Bar Yochai, que viveu nos séculos II e III da nossa era, mas seu conteúdo foi mantido oculto por 900 anos. No século XVI apareceu um Cabalista, Rav Isaac Luria (Ari), que afirmava que deste momento em diante a sabedoria da Cabala estava preparada para ser revelada para todo o mundo. Entretanto, os comentários sobre os trabalhos de Ari e do Zohar apareceram apenas no século XX.
A Torá é um guia para o nosso crescimento espiritual e o Zohar é a Luz para o seu entendimento.
Cristina Torres
Fonte do Texto e da Gravura:
Os Caminhos da Cabala
http://cabalasp.blogspot.com