segunda-feira, 17 de agosto de 2020

MEDITAÇÃO EM ESTADO DE LIBERDADE INTERIOR


A meditação é um caminho que seguramente o levará mais próximo à perfeição. Isto é, a meditação de uma qualidade especial. Citarei Dschuang Dsi:

Se permanecermos em silêncio total, então surgirá a luz divina. Quem irradia esta luz divina, este verá o seu verdadeiro “eu”. Quem preservar o seu verdadeiro “eu”, realizará o absoluto. Não tem sentido nenhum se você se sentar agora, tentar reprimir os seus pensamentos, e permanecer um tempo de pernas cruzadas, vinte minutos ou uma hora. Isto é bobagem total, e na melhor das hipóteses poderá lhe dar uma impressão de tranquilidade. Antes de iniciar a meditação do silêncio, você deve ter consciência de todos os seus compromissos, e tê-los afastado um a um. Quem quiser meditar corretamente terá de estar livre de todos os seus compromissos, livre destes diques que limitam tanto o seu espírito e a sua saúde mental.

Mencionei várias vezes como você pode sair deste dilema de compromissos. Esta observação dos processos em você já foi uma forte meditação – e ela funciona. Se você viver um estado de espírito despreocupado, alegre e hoje cheio de vitalidade, no aqui e agora, sem sequer pensar em ontem ou amanhã – então chegou a hora da verdadeira meditação.

Você pode realizar o exercício do silêncio em qualquer lugar. Em um canto tranquilo de casa, em um passeio na natureza, ou até mesmo dentro de um transporte público. Você pode escolher se quer ou não fechar os olhos, a mesma coisa com a sua postura corporal. A meditação ou funciona, ou não. O sucesso não depende da postura física. E não fixe um horário para a sua meditação. E não planeje a duração dela. Observe um gato. O animal se deita ou senta em seu lugar e fica parado durante um tempo. Quando ele achar que é suficiente, ele levanta e passa a fazer outra coisa. Ele não pensa em sentar ou deitar, ele simplesmente o faz, e para quando for suficiente. Assim você deveria exercer a sua meditação, como este gato. Sem propósito, sem obrigação, na postura que lhe for confortável, andando, sentado, ou deitado. Medite o tempo que lhe for agradável, não se force a nada. Um minuto de meditação bem feita vale mais do que muitas horas de meditação que você exerce no espírito errado.

O conteúdo de sua meditação é o silêncio. Não é o silêncio resultante de estímulos reprimidos, ou de pensamentos brecados forçadamente. Naturalmente a sua mente deveria estar livre de pensamentos que atrapalhem. Esta liberdade você alcançará de maneira até fácil, quando aparecer simplesmente como observador de seus pensamentos, e esperar por eles antes mesmo que apareçam. Neste exercício você logo perceberá que os seus pensamentos se acalmam, se tornam mais raros, até que um dia parem completamente. Você precisa apenas manter distância deles, e deve parar de ocupar-se com eles. Esta observação, a sua atenção você só consegue manter durante a sua meditação. Fique tranquilo e seja atencioso. Escute o seu interior com todos os seus sentidos. Não é necessário mais nada.

Se esta meditação for praticada em um estado de liberdade interior, lhe resultarão energias muito fortes, e incorpora uma inteligência que por outro lado está estabelecida no seu pensamento racional. E um certo dia, bem despretensiosamente e sem efeitos colaterais espetaculares, como por exemplo, percepção de luz ou outras visões, você viverá uma imagem abrangente da verdade. A verdade, também chamada de iluminação, instalou-se em você.


Theo Fisher



Fonte: do livro "WuWei - A Arte de Viver o Tao"
Editora Árvore da Terra, 1999 - Tradução: Ulrike Pfeiffer
Fonte da Gravura: Tumblr.com

O VERDADEIRO SENTIDO DA PRECE


Buscamos sempre curas rápidas, mesmo que elas apenas sirvam para mascarar os sintomas (e levar a dor embora), em vez de chegarmos à causa raiz do problema. A terapia espiritual da prece possui efeitos imediatos mas, mesmo assim, leva tempo para nos restaurar a completa saúde. De fato, se perseveramos com o tratamento completo, nos encontraremos, mais adiante, em melhor estado de saúde do que o que antes conhecêramos. A santidade cresce em nós.

Nossa secularidade pode, portanto, nos ajudar a novamente acordarmos para o verdadeiro sentido de parte do entendimento tradicional da prece. Primeiramente, que ela precisa ser praticada dentro das rotinas diárias na ordem do tempo, não apenas à margem do dia de trabalho. Os períodos de meditação duas vezes ao dia, tornam-se, para as modernas pessoas seculares, um ritual espiritual que estrutura e aprofunda o “período de vida”. Trata-se de um suficientemente pequeno exercício e consagração de tempo. Todavia, tal como o exercício que um fisioterapeuta te recomendaria para a correção dos efeitos de uma inconsciente má postura, logo fará uma grande diferença.

O Dalai Lama costuma dizer que, apesar de saber que isso não resolverá a crise ecológica, mesmo assim, ele pratica pequenas economias de energia, tais como a de preferir uma ducha a um banho de imersão, ou apagar as luzes. Pequenas coisas, se praticadas por muitas pessoas, realmente fazem uma grande diferença. Assim, a meditação diária, praticada hoje por muitas pessoas, modifica o mundo como um todo, para melhor, pois muitos desses maus hábitos que nos causam dor, passaram a progredir e se desenvolver, não apenas no nível individual, mas, coletivamente.

A prece é pessoal, não apenas individualística. Isso significa que ela é mais do que a resolução das preocupações egocêntricas de nossas vidas. Trata-se de quebrar esse círculo e fazer com que o verdadeiro centro da realidade se torne o centro de nosso universo pessoal. A prece, então, assume uma significação crescentemente universalista à medida que nossas próprias preocupações e problemas se reconfiguram em uma rede de relacionamentos que se ajudam entre si, por compaixão e sabedoria. Pois as verdadeiras forças da alma levam nossa vida, dos fundamentos do ego, para o teto da alma, onde podemos enxergar as estrelas.


Dom Laurence Freeman, OSB



Fonte: "Caríssimos Amigos" - Leitura de 20/07/2008
Christian Meditation Newsletter (Junho, 2008) vol 32, nº 2, pp. 3-4.
Tradução de Roldano Giuntoli
Comunidade Mundial de Meditação Cristã - www.wccm.com.br
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/photos/budismo-adora%C3%A7%C3%A3o-monge-antigos-1782432/