sexta-feira, 21 de março de 2014

ÁRIES - 1º Trabalho de Hércules - A CAPTURA DAS ÉGUAS DEVORADORAS DE HOMENS

Preâmbulo

Hércules, na mitologia grega, foi um Titã, ou seja, gerado pela união entre um ser Divino e um ser humano. Desta forma, todos nós somos titãs, pois somos manifestação da união da Centelha Divina com a parte humana.

Este titã, Hércules, foi enviado à Terra por seu Instrutor (Eu Superior) para realizar 12 trabalhos que o elevariam à categoria de herói, tirando-o da inconsciência e completando tudo o que é possível realizar na Terra. Esta é também a nossa condição através das reencarnações.

Na nossa caminhada evolutiva precisamos vencer estas 12 tarefas que são obstáculos que o ego impõe à plena manifestação do Espírito; como nem sempre logramos êxito total nestas batalhas, repetimos por várias vezes a mesma tarefa ...

Utilizamos o termo trabalho para qualificar o esforço pessoal na intenção de obter êxito na consecução de objetivos; não se refere ao dispêndio fortuito de energia nem ao trivial feito sem meta, sem entusiasmo. 

Serviço é estar à disposição para realizar o que for necessário sem visar ao desenvolvimento pessoal, porém ao coletivo, à humanidade. Para servir é preciso estar em ligação com o "Eu Superior" de maneira constante e, desta forma, participar da manifestação do Plano Divino na Terra sob a tutela da Hierarquia de Mestres e Mentores.

Tarefa é o que se realiza para que o trabalho seja concluído; é a manifestação concreta do trabalho, tem começo, meio e fim. O trabalho é perpétuo ao nível do Planeta Terra e, de tarefa em tarefa, vai sutilizando-se de modo que possa ser executado em tarefas cada vez mais complexas, tornando-se as provas progressivamente mais sutis.

Signos Zodiacais não representam, nesta explanação, o que se designa como signo solar nos horóscopos de nascimento. Sua identificação está muito além da conotação astrológica: referem-se à Energias Cósmicas que, atingindo o nível evolutivo do plano terrestre, assumem características que permitem à alma realizar trabalhos sobre a personalidade. O referencial não é astrológico, mas sim energético.



ÁRIES - 1º Trabalho de Hércules
A CAPTURA DAS ÉGUAS DEVORADORAS DE HOMENS


O MITO

Hércules recebe de seu Instrutor a mensagem de que partirá para uma missão que o tornará herói e vencedor. Esta missão compõe-se de doze etapas e Hércules assume uma atitude positiva perante o desafio e atravessa um portão que lhe é indicado, ingressando assim no primeiro trabalho, acompanhado de um amigo fiel que o encoraja e apóia.

O Instrutor diz a Hércules que ele está num local onde um senhor temível cria éguas selvagens que devastam a região, destruindo as plantações, a criação e os próprios seres humanos. As crias destas éguas nascem cada vez mais fortes, mais violentas. A paisagem é devastadora: um imenso pântano fétido pelo qual ecoam os relinchos terríveis destes animais maléficos.

A tarefa do herói compreende duas etapas: dominar as éguas e conduzi-las a um local onde elas se tornem inofensivas. Com facilidade, pois Hércules é forte e corajoso, as éguas são encurraladas, laçadas e confinadas. Percebendo que a parte mais difícil estava cumprida, ele deixa ao amigo o encargo de conduzir estas éguas ao local seguro predeterminado; mas este amigo é fraco, não tem a coragem de Hércules e sucumbe à ferocidade das éguas que acabam por matá-lo, voltando a ocuparem toda a região, ainda mais selvagens e perigosas do que antes.

Quando Hércules percebe o ocorrido, volta sobre seus passos e recebe o impacto de ver o amigo morto e as éguas devastando todo o ambiente. Observa-se, e da auto-observação nasce a humildade. Ele então decide retomar a tarefa, recaptura os animais e por suas próprias mãos os conduz ao local de paz que estava designado, guardando em seu coração a dor pela perda do amigo, enquanto o povo o aplaude, agradecendo-o.

O Instrutor faz-se presente, analisa seu desempenho, qualificando-o como notável; como houve esforço e sinceridade, considera o primeiro trabalho como feito, porém malfeito, ensinando-lhe que não existe fracasso, mas sim o aperfeiçoamento perpétuo das formas de execução como conseqüência do processo natural da

aprendizagem. Hércules recolhe-se num período de quietude em que pensa, medita e concilia os fatos, preparando-se para prosseguir a caminhada.


A SIMBOLOGIA

HÉRCULES simboliza o indivíduo que tem a personalidade (corpo físico-etérico, corpo emocional e corpo mental racional) iluminada pela alma.

A ALMA é o corpo intermediário entre o Espírito e a matéria física, entre o Eu Maior e a personalidade.

A FORÇA que ele manifesta não é o vigor físico simplesmente, mas a Inteligência, a força da alma atuando sobre os corpos mais densos, da mesma forma que, na passagem bíblica, o pequeno David pôde derrotar o gigante Golias. Há a necessidade de concentrar as energias da alma e manifestá-las na atividade física para que haja coragem, geratriz de força.

O AMIGO é a personalidade frágil e incapaz de atos de bravura quando não iluminada pela alma. Os corpos da personalidade são amigos fiéis da evolução espiritual de cada um de nós, mas precisam estar permeáveis à luz da alma para receberem força e orientação.

O SUCUMBIR DO AMIGO perante a ferocidade das éguas significa o inúmero conjunto de oportunidades em que a personalidade tenta agir somente sob o impulso egóico e tomba perante tendências inferiores arraigadas. Como diz Paulo de Tarso: "...o Espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca".

Quando Hércules lamenta e sofre a perda do amigo reflete a dor da alma quando os corpos se desgastam e sucumbem pelo atrito com a vida tridimensional; o corpo físico-etérico desgasta-se nos vícios, na má-alimentação, no deixar-se dominar por forças instintivas e reativas de qualquer espécie, inclusive as da sexualidade; o corpo emocional desgasta-se na emotividade exacerbada ou reprimida e no confundir das sensações com as emoções, na raiva, na angústia, na melancolia, no apego etc; o corpo mental desgasta-se nos julgamentos, nos preconceitos, nas tramas e articulações, na vingança.

As ÉGUAS personificam a mente inferior, individual e coletiva, que é cruel consigo mesma e com os outros, que é ilusória. Esta mente nasce e se alimenta das críticas não-construtivas, dos comentários maldosos, das conversas inúteis e maledicentes e precisa ser controlada pela mente superior, aquela que está ligada ao objetivo de vida, às metas, à inteligência, à intuição, ao discernimento e à reflexão para que se eleve acima da massa mental humana que não reflete, que atrita, que é belicosa e devasta a Terra e seus habitantes e que tem crias cada vez mais fortes.

O PÂNTANO é o ambiente gerado pelo domínio das éguas: traiçoeiro, movediço, não confiável; assim é também o meio que o homem criou para a sua manifestação ao nível mental e que acaba por materializar-se criando situações sócio-econômicas indignas e relações humanas deturpadas e cruéis. Este pântano fétido é o mental coletivo plenificado de ideias de usurpação, soberba, libertinagem e corrupção que criam o astral inferior da Terra (ou inferno) e acaba se concretizando em roubos, assaltos, estupros, guerras em todos os graus e níveis.

O SENHOR TEMÍVEL que cria as éguas é o grande covarde que não aparece para defender suas "crias"; é o que qualificamos como Satã ou Satanás: é o desejo que sobrevive através das ilusões, que as mantém e sustenta, transformando-as em éguas devoradoras e inconscientes, mas que só pode sobreviver através delas. Ou seja: sem ilusão não há desejo e sem este as ilusões não sobrevivem; é um círculo vicioso, a serpente que engole o próprio rabo.

O INSTRUTOR, em todos os trabalhos, representa o "Eu Superior", que atua através da energia chamada Comunhão dos Santos, em que está abolida a separatividade e existe a unidade, criando o plano de manifestação dos "Eu-superiores". Simboliza a Hierarquia, os Mestres, os Mentores que canalizam para a alma a Energia Crística do Amor e a Luz do Espírito Santo que é a Sabedoria.


CONCLUSÃO

Este trabalho refere-se ao primeiro signo zodiacal, ÁRIES, e é a síntese de todos os outros. Quando esta tarefa de dominar a mente inferior através da Inteligência e do agir com confiança, força e decisão, mantendo a fé e a coragem (ação com o coração), estiver feita e bem-feita, ou seja, devidamente concluída, todas as outras estarão realizadas.

Enquanto este trabalho estiver feito e malfeito, haverá outras tarefas, outras propostas, até que ele possa ser concluído.

Neste trabalho aprendemos a humildade, ou seja, o valor que temos como almas e o valor que passamos a ter como personalidades à medida que esta alma, iluminada pelo Espírito, deixa fluir Luz e Amor à vida terrena cotidiana, transparecendo o Divino em todas as atitudes, em todos os pensamentos. Compreendemos, no sentido de abranger, conter, abraçar, as limitações que temos como personalidades e, assim, ultrapassamos limites, ganhamos força de alma que advém do exercício constante do Poder sobre Si mesmo, sobre os desejos, sobre as ilusões. Este poder exercita-se todas as vezes que podemos TER, mas optamos conscientemente por ABSTER em prol do objetivo e do serviço.

Aprendemos a lidar com a decepção, até que percamos as ilusões e dominemos os desejos.


EXERCÍCIOS

1) Fazer como Hércules: refletir, usar a meditação, a reflexão, a oração e o silêncio interior e exterior como meios que propiciam o deixar fluir a Luz da alma, abrindo um canal de contato com o Instrutor.

É preciso ritmo e constância, com esforço no início, para que se crie o hábito e que o hábito gere uma segunda natureza, até que a meditação seja tão necessária para sua alma como o alimento para seu corpo físico.

Depois, este estado meditativo irá permeando todo o seu viver e tornar-se-á tão inerente ao cotidiano quanto o respirar na vida física.

Você estará numa constante oração, restando à mente manter o estado de vigília, e ao corpo, a ação.

Disse Jesus: "...vigiai e orai para não cairdes em tentação".

Jamais dê o trabalho como pronto, deixando que a personalidade conduza o processo. Para subir é preciso esforço; para cair basta descuidar e tropeçar (não se esqueça de que Hércules delegou a tarefa a seu amigo e terminou por perdê-lo, tendo que recomeçar).

E tenha sempre no consciente que o importante é a sinceridade, a "inteireza" e a persistência com que se executam as tarefas, por menores que possam parecer.

2) Ser constante é essencial: faça propostas que possa cumprir, caminhe espiritualmente de hora em hora, ou até por períodos menores, para que não se perca a atenção (não adianta tensão, é preciso estar atento). Diga para você mesmo: na próxima hora eu vou:

• concentrar-me no que faço;

• evitar qualquer julgamento;

• deixar de me precipitar nas decisões;

• evitar críticas e comentários sobre a vida alheia;

• evitar divagações;

• evitar conversas telefônicas dispensáveis;

• meditar e orar por cinco minutos;

• observar meus pensamentos;

• reverter uma atitude perniciosa;

• fazer algo de que não goste, mas que é benéfico, com boa-vontade;

• deixar de reclamar das atitudes dos outros;

• controlar meus apetites.

Quando conseguir, por uma hora, aumente o tempo e, quando achar que fracassou, não desista; lembre-se da lição do Instrutor a Hércules: 

“Não existe fracasso!"

Fracasso e decepção não são a mesma coisa!

Se você fizer propostas que não possa cumprir, será como aquela mãe que, num momento de nervosismo, diz ao filho que vai atirá-lo pela janela!

O filho sabe que ela não cumprirá com o prometido e o efeito será contrário ao esperado. Sua personalidade é como seu filho, exige asserção e disciplina, amor e sabedoria; a rosa e o chicote.



Iara Cristina Leopardi Pinheiro




Fonte: do livro ANTAKARANA: PORTAIS DA LIBERTAÇÃO, 2003, Madras Editora Ltda.
Fonte da Gravura: http://www.gnosisonline.org/magia-cosmica/aries/




Leitura recomendada: "Os Trabalhos de Hércules", Alice Bailey