domingo, 19 de janeiro de 2014

RAJA YOGA - MEDITAÇÃO

Pensamentos levam a ações que por sua vez criam hábitos que determinam nossos próximos pensamentos. Esse é um ciclo interminável. Se a água que chega na torneira é a mente consciente, então a água da tubulação é a mente subconsciente e a água da caixa-d’água é a mente inconsciente. Se estamos descontentes com a qualidade da água, precisamos limpar a caixa d’água ao invés de simplesmente instalar um filtro na torneira. Para haver mudança verdadeira precisamos encontrar uma maneira de alcançar nossa mente inconsciente enquanto estamos despertos. O caminho é a meditação Raja Yoga.

Na meditação, sentamos em quietude e observamos nosso mundo interior. Primeiro olhamos nossos pensamentos como um observador desapegado. Então julgamos a qualidade e utilidade deles, se são benéficos ou se conduzem ao crescimento e harmonia, se devem ser reconhecidos ou descartados. Nesse momento, é preciso ter uma interação pessoal com a mente, convencê-la com lógica e então, gentilmente, não forçosamente, guiá-la para a criação de pensamentos na direção que queremos.

A mente é realmente um campo de batalha que tenta nos dissuadir a fazer o trabalho dela. Mas precisamos estar atentos e intervir toda vez que for necessário. Repetir o pensamento desejado e trazê-lo para a ação de forma que um novo hábito seja criado. A boa notícia sobre a mente é que ela é uma criança obediente diante de um mestre amoroso. Com um pouco de esforço os pensamentos desejados começam a surgir automaticamente e desencadeiam a mudança desejada na ação através de um processo natural de dentro para fora.

A meditação Raja Yoga não é um processo de esvaziar a mente de pensamentos. Nela eu uso o poder natural da alma - o poder de criar pensamentos - como um ponto de decolagem (ou como um trampolim) para finalmente experimentar a consciência do verdadeiro eu. Nessa modalidade de meditação, eu subo uma escada de pensamentos bem-preparados, positivos e espirituais e, eventualmente, eu vou além da escada em direção à pura experiência de quem realmente sou. Refletir sobre estes pensamentos puros e reais pode ocupar a alma por longos períodos de tempo.




Brahma Kumaris




Fonte: ww.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

19 DE JANEIRO 2014 - ORAÇÕES DIÁRIAS