quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

EXPRESSÃO CONSCIENTE DA DIVINDADE


No ensinamento do Buda encontram-se as três maneiras pelas quis se pode transmutar a natureza inferior e prepará-la para ser uma expressão consciente da divindade.

Mediante o desapego, o homem aprende a apartar a sua consciência e interesse das coisas dos sentidos e ficar surdo aos chamados da natureza inferior. O desapego impõe ao homem um novo ritmo.

Mediante a lição do desapaixonamento, ele se torna imune ao sofrimento próprio da natureza inferior, na medida em que desliga seu interesse das coisas secundárias e do não essencial e o centra nas realidades superiores. 

Mediante a prática da discriminação, a mente aprende a selecionar o bom, o belo e o verdadeiro.

Estes três procedimentos, levando a uma mudança de atitude em relação à vida e à realidade, quando levados a efeito sensatamente, proporcionam a regra da sabedoria e preparam o discípulo para a vida Crística.


Alice A. Bailey



Fonte: do livro "De Belém ao Calvário"
Fundação Cultural Avatar, Niterói/RJ, 1990, Tradução de Dr. J. Treiger
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/photos/c%C3%A9u-viagens-neve-est%C3%A1tua-escultura-3154857/

INTROSPECÇÃO - UM MUNDO INTERIOR


Quando me dirijo ao mundo interior, não é para escapar do barulho incessante das ações, das exigências e confusões dos outros.

Não é para alienar-me dos acontecimentos e das pessoas.

É para fertilizar o solo interno, onde todas as minhas virtudes e poderes podem brotar, crescer e desabrochar.

Quando estou bem alimentado por dentro, não me torno um mendigo do amor ou de respeito, porque sei ser meu próprio amigo e amigo dos outros.


Ken O'Donnell



Fonte: "Lições para uma Vida Plena", Ed. Gente, São Paulo, 1993
Brahma Kumaris Brasil - https://www.brahmakumaris.org.br/
Fonte da Gravura: Tumblr

MEDITANDO NAS COISAS CELESTES


Oh! Quanto padeço interiormente, quando, ao meditar nas coisas celestiais, logo uma multidão de ideias carnais vêm perturbar-me o coração!

Deus meu, em vossa ira, não vos aparteis de vosso servo! (Sl 26,9).

Lançai os vossos raios e dissipai estes pensamentos! (Sl 143,6).

Despedi vossas flechas, e se desfarão todos esses fantasmas do inimigo.

Concentrai e recolhei em vós meus sentidos; fazei-me esquecer todas as coisas do mundo; concedei-me a graça de logo rebater e desprezar todas as imaginações do pecado.

Socorrei-me, Verdade eterna, para que nenhuma vaidade me possa seduzir.

Vinde, doçura celestial, e diante de vós fuja toda impureza.

Perdoai-me também e relevai-me, pela vossa misericórdia, todas as vezes que, na oração, penso em outra coisa, fora de vós.

Confesso sinceramente que costumo ser muito distraído. Pois muitas vezes não estou onde tenho o corpo, mas onde me levam os pensamentos. Estou onde está o meu pensamento, e meu pensamento está, de ordinário, onde está o que amo. Ocorre-me com facilidade o que naturalmente me deleita ou por costume me agrada.


Tomás de Kempis



Fonte: do livro "A Imitação de Cristo", Livro 3, Cap. 48, Item 5, Ed. Paumape, São Paulo
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/photos/mosteiro-corredor-antigos-569368/

HÁ MUITO O QUE ACONTECER DE BOM NA SUA VIDA !


Jamais perca a esperança. Os dias de ventura chegarão. Seu sofrimento é um lapso na eternidade e não durará mais que o necessário. Creia que tudo está no lugar certo. Nada é descartado na contabilidade de Deus, portanto tudo pelo que você passa hoje apresenta-se mais ou menos desafiador, a depender das virtudes que cultiva, do bem o do mal que causou e vier a causar. Tenha paciência. Não há injustiça nos desígnios de Deus, mesmo que assim pareça, pois seu entendimento só virá com o tempo. Prossiga com bom ânimo. Reze, mentalize, vibre, mantenha a mente ocupada com bons pensamentos, para não produzir lixo mental, que se transforma em lixo energético. Busque ficar mais tranquilo e sereno. Isso ajudará a acalmar o cotidiano e, quando menos esperar, as coisas terão entrado nos trilhos a caminho da paz e harmonia e das realizações pessoais, familiares, profissionais. Há muito o que acontecer de positivo, por isso alegre-se!


Danielle Arantes Giannini



Fonte: Espiritismo Cotidiano
https://espiritismocotidiano.wordpress.com/
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

O FUTURO DO HOMEM


Bem sabemos que o futuro pertence ao Divino, mas a nós o que nos cabe então?

Sendo feitos a sua imagem e semelhança somos as criaturas da natureza capazes de criar, tanto coisas maravilhosas quanto terríveis, pois afinal o livre arbítrio nos foi dado. Diferente é o homem de outras espécies, cujos comportamentos não só são pré determinados pelos instintos do seu código genético, mas fixados permanentemente. Não que nós não os tenhamos, ou que devamos combatê-los, pelo contrário, nossos instintos não são nossos inimigos e sim nossos amigos, já que sem eles nem sobreviveríamos individualmente, nem a nossa espécie.

Entretanto, o homem tem nas suas próprias mãos a possibilidade de mudar o seu próprio destino fatalista. Mas como?

Colhemos aquilo que plantamos. Abacate do abacateiro, limão do limoeiro. Podemos até fazer com que nossas plantações melhorem tanto a qualidade quanto a quantidade dos seus produtos, mas não podemos fazer com que produzam uma outra coisa diferente de sua semente. O abacateiro não vai dar limão.

Quais são as sementes que estamos plantando em nossos corações e nos corações de nossos companheiros e companheiras, irmãos e irmãs e principalmente dos nossos filhos? Estamos cuidando bem de nosso plantio? Qual é o futuro que queremos criar desde agora? Certamente melhor e mais saudável do que hoje.

Para aprimorar é preciso que vejamos de novo a nossa matéria prima, pois só podemos melhorar aquilo que já existe, pelo menos potencialmente na forma de uma semente ou de um broto. Assim, necessitamos ver como está a nossa saúde, o que é ser sadio para podermos criar um futuro mais saudável.

A palavra ”são”, além de plural do verbo ser, quer dizer aquilo que é saudável e também aquilo que é santo. Será que são coisas tão distintas assim? A saúde se define como um estado do ser com equilíbrio, harmonia e bem estar, não só no plano individual, mas também coletivo, social e ecológico, já que estas são partes de um todo integrado. Em sã consciência podemos dizer que a palavra curar quer dizer integrar, tornar íntegro, inteiro aquilo que foi partido, quebrado ou perdido, na forma do mal da doença. São ou Santo é o ser que, apossando-se do milagre da própria existência, realiza o grande milagre de transcender o mal e reunificar e reintegrar-se ao Criador, recuperando o seu estágio de evolução anterior a queda do paraíso, em sua pureza máxima.

A palavra religião, quer dizer religar, voltar à fonte do bem maior. Tanto na saúde quanto na santificação podemos ver como o ser humano é o agente capaz da transformação no plano da natureza, pois é o Homem que faz o vínculo entre o céu e a terra. Entretanto, mais uma vez perguntamos, mas como?

A resposta comum, que tanto a ciência quanto a fé nos dão é que é através do amor e do trabalho que conseguimos realizar esta missão transformadora do ser humano. Crendo e amando com as mãos, unindo pensamento, palavras e obras, curando-nos e santificando-nos, dia a dia, a si mesmo e uns aos outros é que poderemos construir um futuro melhor e mais saudável. Fazendo despertar dentro de cada um de nós, no fundo de nossos corações o Cristal Divino transformador e realizador de todos os milagres, quando então transformaremos as espadas em arados e os animais conviverão em paz.

Este será o grande dia da reunificação e que cabe a cada um de nós e a todos coletivamente escolher, com liberdade e responsabilidade, participar ou perder o bonde da história.


Benjamin Mandelbaum



Fonte: BINÁ - Cabala - Núcleo Benjamin
https://www.cjb.org.br/bina/cabala/benjamin/Textos%20Gerais/Futuro.pdf
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/photos/kavala-komotini-gr%C3%A9cia-navios-5372427/

COMO MODIFICAR A SOCIEDADE


É verdade que nós vivemos numa sociedade em que haveria muitas coisas a modificar. Mas isso não se deve fazer pela violência. Aliás, nunca é pela violência que se realiza as verdadeiras mudanças; a violência arrasta sempre males piores do que aqueles que pretende combater.

Então, como modificar a sociedade?

Pela nossa maneira de viver. É transformando-se primeiro a si próprio que o homem pode provocar uma reviravolta no mundo inteiro. Mas para isso precisa de um Ensinamento, ou seja, de um sistema, de métodos. Porque tudo reside nisso: é preciso viver uma nova vida, tendo uma filosofia nova, apoiada, alimentada, por uma nova compreensão do amor. Então, a harmonia começa a instalar-se no homem, que se torna num fator benéfico e construtivo para todos.


Omraam Mikhaël Aïvanhov



Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Instagram

IMPULSO À VERDADEIRA MUDANÇA


... Muitos terminaram o ano de 2020 o amaldiçoando e desejando que se fosse. Entretanto, o ano se foi e eu não vi nenhuma mudança, pelo menos em nível de pandemia que nos assola. Seguimos na mesma situação: contágios, desorganização política, mortes, inconsciência e egoísmo.

No que se refere à inconsciência, a mudança verdadeira só é real e realizável se for em nível profundo e com o passar do tempo. Em níveis superficiais as mudanças podem ser quantitativas. Porém, a verdadeira mudança é qualitativa, e não se realiza rapidamente. É um processo que implica a nossa participação e a nossa abertura à atuação de Deus.

Esse egoísmo profundo do ser humano só pode ser sanado com uma purificação profunda. Por isso, a mudança de um ano nada em nós muda se não estamos imersos no processo de que necessitamos mesmo de uma mudança ou conversão, constantemente.

Esse processo é doloroso porque nos abre os olhos e nos leva a descobrir como o joio também habita em nosso coração. "A Verdade vos fará livres", disse Jesus. Descobrir que nos enganamos a nós mesmos nos liberta e liberta a sociedade. A sociedade mudará se cada um de nós realizarmos a nossa própria mudança. E por isso, qualquer propósito que façamos em nível superficial em nada adiantará. E ainda a superficialidade nos desanimará porque veremos que assim nada muda.

Em nossa sociedade, os homens não estão dispostos a mudanças porque não podem reconhecer que se estão equivocando. Vemos nos políticos a dificuldade de reconhecerem seus erros, e não os reconhecendo não há possibilidade de mudanças. E como não se curvam perante a Deus, continuam querendo se passar por deuses, e a situação da sociedade continua a mesma. E os erros que vemos tão claros no mundo exterior, se olharmos para dentro de nós mesmos os veremos até mesmo nas menores coisas do nosso cotidiano.

Cada vez que nos desanimamos e nos rebelamos é porque estamos perdendo de vista nossa pequenez, nossa pobreza e que tudo provém de Deus. E apesar disso, Deus nos ama. E se tivermos essa certeza do amor de Deus é certo que isso será o impulso à nossa verdadeira mudança, a mudança interior...


María Jesús



Fonte: Sanación interior con San Juan de la Cruz
Hozana - https://hozana.org/
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/photos/adulto-pessoas-mulher-nude-dois-3373907/