domingo, 10 de janeiro de 2021

ENCONTRO REDENTOR


Todo relacionamento de nossa vida, toda vez que nos voltamos na direção de outra pessoa, constitui-se em um cada vez mais profundo encontro com o outro, à imagem do qual somos feitos. Sempre que nos permitimos vivenciar isso, o que fazemos quando meditamos e quando amamos, descobrimos que nosso medo só pode ser definitivamente banido através do próprio encontro, e que quanto mais profundo for o encontro, a cada vez, tanto menor será o medo que sobrevive a ele... Até que tenhamos a coragem de encarar e encontrar o outro não nos teremos encontrado ainda. Até lá, seremos sempre outro para nós mesmos. É este o estado do egoísmo, o de sermos um estrangeiro para nós mesmos. Nesse estado, todos os demais estão em oposição a nós mesmos, opostos a nós. Vivenciamos a tristeza, a desconfiança e a violência. O primeiro passo para sair desse inferno é o de termos a coragem de nos encontrarmos conosco mesmos. Nenhum de nós conseguiria fazer isso através de nossos próprios recursos interiores. Não fosse pela intercessão do amor de Deus, estaríamos para sempre não redimidos. O destino que nos conduziu à meditação e ao entendimento das relações de amor, que são a encarnação de nosso encontro com Deus, é o sinal de seu amor redentor em nossas vidas.

Ao meditarmos, aprendemos a deixar para trás todas as imagens que fazemos de nós mesmos, pois essas imagens são estranhas ao nosso verdadeiro ser. São como rótulos imprecisos. Essa nossa autoanálise que rotula, que pensa ser tão esperta, nos separa do conhecimento do verdadeiro ser e do redentor encontro com a realidade. Nos aprisionamos na consciência do si mesmo. Só precisamos compreender que fomos libertados e que a perfeita liberdade se alcança nas profundezas de nosso espírito, na liberdade do Cristo, a liberdade de seu amor puro. Se apenas pudermos aprender a sermos simples, a aceitar o presente que foi livremente doado e a sermos fiéis a esse dom, poderemos nos voltar para essa realidade...


Dom Laurence Freeman, OSB



Fonte: "Encontro com o Outro" - Leitura de 29/06/2008
Light Within: The inner Path of Meditation (New York: Crossroad, 1989) pp. 65-67.
Tradução de Roldano Giuntoli
Comunidade Mundial de Meditação Cristã - www.wccm.com.br
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/photos/fantasia-elf-crian%C3%A7a-menina-3601952/

VIDA DE SUCESSO


Quando a qualidade da nossa conversa é elevada isso cria uma atmosfera poderosa que se espalha ao redor.

Paz profunda cria sentimentos bons e amorosos por todos.

Quando estamos em paz somos capazes de experimentar as qualidades profundas internamente.

Este é o objetivo da meditação.

Treinar nossas mentes para sermos pacíficos e guiar nossa percepção para ficarmos em silêncio.

Então, com o uso do intelecto, conseguimos tomar poder do Divino.

Isso nos dará a experiência de uma vida de sucesso.


Dadi Janki



Fonte: Brahma Kumaris
https://www.brahmakumaris.org.br/
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

APROVEITAR BEM O TEMPO NA TERRA


O discípulo sabe que, tendo vindo à Terra por muito pouco tempo, não vale a pena desperdiçar as suas forças em busca de honrarias, de títulos e de posses, que terá de abandonar ao deixá-la.

Trata, pois, de se concentrar nas riquezas eternas, indestrutíveis, que faz frutificar até à sua partida do plano físico.

Adquire assim tesouros tão grandes nos seus corpos sutis, que vai diretamente para as regiões luminosas onde captou as partículas desses corpos.

É uma lei: se atrairdes para vós numerosos materiais celestes, um dia sereis obrigados a ir para a região de onde eles vieram.

Por causa da lei da afinidade, sereis introduzidos por esses próprios materiais nas regiões sutis e nelas passareis uma alegre eternidade a descobrir os esplendores do Universo.


Omraam Mikhaël Aïvanhov



Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal