sábado, 23 de julho de 2022

JUSTIÇA HUMANA E JUSTIÇA DIVINA


Algumas pessoas, que conseguiram escapar à justiça humana, imaginam que também escaparão à justiça divina; não estudaram suficientemente a questão, para se darem conta de que estas duas justiças não são da mesma natureza. A justiça divina pode não lhes tocar exteriormente, mas afeta-os a nível interior. Há criminosos que, supostamente, conseguiram escapar à justiça, mas interiormente estão a definhar: a sua saúde, o seu estado psíquico, tudo se degrada. Exteriormente, alguns elementos ainda se mantêm, mas, pouco a pouco, esses elementos ir-se-ão desmoronando, porque é o lado interior que alimenta, que sustém o edifício. Se o interior se desmoronar, um dia o exterior também se desmoronará. É assim que se manifesta a justiça divina, e as suas sanções são instantâneas: no preciso momento em que o homem comete uma transgressão, alguma coisa nele se obscurece, se desagrega. Mesmo que esta degradação demore anos a manifestar-se exteriormente, no interior já está a acontecer.


Omraam Mikhaël Aïvanhov



Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

VENDO ATRAVÉS DE NÓS MESMOS


Ouça estas palavras de São Pedro: Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e por cujas feridas foste curado. (1 Pedro 2:24)

A meditação é o grande caminho da purificação. Toda vez que recitamos nosso mantra, nos purificamos, limpamos nosso espírito. O processo de meditação durante toda a vida é a restauração do espírito em seu estado transluminoso natural. Nosso espírito é como um vidro e o que vemos é nosso próprio reflexo. Mas o vidro deve ser lavado e limpo. É como se o outro lado do vidro estivesse coberto com a soma das escórias e trivialidades de uma vida, com todas as imagens que acumulamos.

A meditação é a limpeza do vidro para que, ao olharmos para ele, possamos ver através dele. Vemos a realidade clara, desimpedida por reflexos de nós mesmos. Temos que meditar diariamente, todas as manhãs e todas as noites porque estamos sempre acumulando mais escórias e mais imagens. A maravilha da vida de Jesus e sua mensagem para nós é que nosso espírito precisa ser liberto das limitações. Cada um de nós é chamado ao desenvolvimento ilimitado, à expansão, à liberdade total à medida que nos elevamos em total união com Deus.

A meditação diária é tão importante porque devemos ter certeza de que nosso espírito está sempre limpo, sempre polido. Em última análise – este é o mistério interior de viver nossas vidas e ter nosso ser – que o próprio cristal nos coloca em contato direto com a realidade.

Eu me pergunto por que há tantas pessoas que têm medo de seguir esse caminho. Acho que a razão é porque vivemos na era do medo. O fenômeno extraordinário de nosso tempo é o medo indescritível que atormenta as pessoas. Há tantas pessoas perdidas em suas vidas, sem a ajuda de sinais, sem padrões. Eles vivem em um mundo onde sentem que tudo é aceito, as velhas regras parecem ultrapassadas e os velhos sistemas de pensamento ou teologia são irrelevantes. O resultado é que ficamos com um medo atormentador desenraizado, flutuando onde estamos, sem saber para onde estamos indo.

A meditação é um retorno para nos ancorarmos na realidade essencial. O retorno ao nosso espírito. O retorno à base onde podemos estar em contato direto com a estrutura básica da realidade. Meditação sobre um retorno a Deus. Embora, é claro, não seja um retorno; é um avanço. É a peregrinação à purificação que resulta em não mais sermos presos ou limitados por imagens espelhadas. É de suma importância porque é o caminho que transcende o medo. Ao entrar em contato com nosso próprio espírito e transcender a nós mesmos no mistério de Deus, o medo é deixado para trás.



Fr. John Main, OSB





Fonte: do livro "O Coração da Criação", Canterbury Press, 2007
Traduzido para o espanhol por Lucía Gayón, e para o português por este blog.
PERMANECER EN SU AMOR - Coordenadora: Lucía Gayón - Ixtapa, México
www.permanecerensuamor.com - permanecerensuamor@gmail.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal