sexta-feira, 22 de maio de 2015

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

Aprendemos, desde cedo, que atmosfera é o ar que circula ao redor da Terra. Mas por que sentimos tanta diferença, na cidade, entre um domingo e um dia de semana, além da redução dos carros na rua? Por que nos sentimos tão bem quando entramos em alguns locais e tão pesados em outros? Além dos componentes gasosos, a atmosfera é constituída de pensamentos. A depender da quantidade e da qualidade dos pensamentos, será a atmosfera local. Entre nesse laboratório invisível e faça experimentos para testar sua percepção.

Ser gerente é uma posição, ser líder é uma atitude. A palavra gerente pode constar no currículo, mas a liderança aparece na mente dos liderados quando decidem seguir o líder. O gerente atua das 9 às 17 horas, o líder durante as 24 horas. Os gerentes dirigem no trabalho, os líderes fazem isso na vida. Só há um caminho para liderar que é através do exemplo. Sempre existe alguém nos observando. (Mike George)

Autorrespeito é ter uma boa opinião e apreciação de si. Pode também ser chamado de autoestima se considerarmos a verdade como a semente de ambas as virtudes. Não importa quão difícil seja a situação, não abandone o seu autorrespeito. Mantenha a introversão, paciência e doçura. Procure não ter pensamentos inúteis e nem fale palavras que não sejam auspiciosas porque elas têm um impacto negativo no eu. Aqueles que constantemente têm pensamentos, palavras, ações e relacionamentos elevados irradiam beleza interior.

A face esquecida da compaixão tem uma base puramente espiritual e ultrapassa todos os limites e preconceitos criados pelo mundo. Ela navega pelas barreiras do status econômico e social, cria pontes entre as pessoas, e naturalmente nos relembra que somos do mesmo mundo e temos o mesmo criador. Este aspecto da compaixão tem mais a ver com compartilhar amor e perdão do que doar. É uma lembrança sutil para todos nós, ricos ou pobres, ganhadores ou perdedores, que todos precisam de perdão. (BK Ashima Sachdev, Compassion - Can it be conditional? Purity, July 2004)

Em uma família nem todos tem as mesmas especialidades, habilidades ou comportamento. No entanto, não há comparação ou críticas. Todos vivem juntos com muito amor, sob a autoridade dos pais. Esta é a família ideal. Nela precisamos ser flexíveis, nos ajustar e ter um grande coração, de modo a acomodar tudo e todos com suas diferentes personalidades, mantendo uma visão constante de amor e misericórdia. Isso exige a prática da doçura, humildade e respeito mútuo.



Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal