sexta-feira, 3 de março de 2023

A UNIDADE NA QUAL NOSSO SER ESTÁ INSERIDO


O desapego não é uma dissociação de si mesmo ou uma evasão de problemas ou responsabilidades. Não implica a negação da amizade, do afeto ou mesmo da paixão. O desapego é, em essência, o desapego da autopreocupação, do frequente e inconsciente estado de espírito que coloca o “eu” no centro do universo. O desapego torna possível o amor porque o amor só é possível se abrirmos mão da nossa própria preocupação, se largarmos o nosso isolamento e nos libertarmos da complacência e do uso dos outros para os nossos próprios interesses.

Mas acima de tudo, e esta é a lição mais importante que aprendemos na meditação, o desapego é a liberação da ansiedade que sofremos pela sobrevivência do nosso ego. A vida nos ensina que amar implica, em essência, abandonar o próprio ser na realidade mais ampla do outro, dos outros, de Deus. O desapego do egoísmo nos liberta para o amor para que não sejamos mais dominados pelo instinto animal de nossa própria sobrevivência. O desapego requer plena confiança humana: confiança no outro e em Deus. Requer a disposição de deixar ir, de abrir mão do controle e exige a força de ser.

Na meditação, aprendendo a repetir continuamente o mantra, aprendemos a confiar, aprendemos a ser. Na verdade, a alegria da meditação é uma celebração de ser, uma celebração da pura alegria de receber a vida como um presente e fazer o que Blake chamou de "beijar a alegria enquanto ela passa". A oração não é possuir ou controlar, mas pura celebração de ser.

Chegamos a esta celebração porque a meditação nos leva ao centro, ao ponto de quietude. Em cada pessoa existe um ponto de quietude que é o mesmo para todos. A meditação nos ensina que existe apenas um centro verdadeiro, que é o centro de todos os centros.

Isso é o que estamos aprendendo na meditação, a unidade que está em nós e a unidade na qual nosso ser está. O compromisso que temos na meditação é nos desapegarmos de nossa própria consciência e preocupação (...). O tempo de meditação, então, torna-se progressivamente mais fácil, mais alegre e mais centrado. E a nossa vida, que muda profundamente graças à meditação, revela-nos através da nossa própria experiência o que significa "Deus é Amor".

"Beijando a alegria enquanto ela passa " - Trecho de “The Heart of Creation”, de John Main OSB, (Nova York: Continuum, 1998) pp. 74-75.



Carla Cooper



Fonte: WCCM Espanha - Comunidad Mundial para la Meditación Cristiana
http://wccm.es/
Traduzido por WCCM España e para o português por este blog.
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

A AÇÃO CORRETA VEM DO SILÊNCIO ALERTA


O ego pergunta: "Como posso fazer com que esta situação satisfaça minhas necessidades ou como posso chegar a outra situação que venha atender minhas necessidades?"

A presença é um estado de grande amplitude interna. Quando estamos presentes, perguntamos: "Como devo responder às necessidades desta situação, deste momento?" Na verdade, nem sequer precisamos fazer essa pergunta. Estamos em silêncio, atentos, abertos ao que é. Trazemos uma nova dimensão à situação: espaço. Então observamos e escutamos. Assim nos tornamos um com a situação. Sempre que, em vez de reagirmos a uma circunstância, nos fundimos a ela, a solução surge da própria circunstância. Na verdade, não somos nós, a pessoa, que estamos olhando e escutando, mas o silêncio alerta em si. Então, se a ação é possível ou necessária, a executamos ou, mais exatamente, a ação correta acontece por nosso intermédio. A ação correta é aquela que é adequada para o todo. Quando ela é consumada, o silêncio alerta e amplo permanece. Ninguém levanta os braços num gesto de triunfo gritando um desafiador "É isso aí!", nem dizendo "Olhem, eu consegui".

Toda criatividade surge da amplitude interior. Depois que a criação acontece e alguma coisa toma forma, precisamos ficar vigilantes para que as noções de "eu" e "meu" não apareçam. Se nos atribuirmos o crédito pelo que conseguimos fazer, é porque o ego está de volta e o amplo espaço tornou-se obscurecido.


Eckhart Tolle




Fonte: do livro "O despertar de uma Nova Consciência"
Tradução de Henrique Monteiro
Ed. Sextante, Rio de Janeiro, 2007
www.sextante.com.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

EFEITOS DE NOSSOS ESTADOS PSÍQUICOS


Deveis tomar consciência dos efeitos que os vossos estados psíquicos, bons ou maus, produzem no mundo invisível. Se não o fizerdes, tanto pior para vós; um dia, sereis obrigados a constatar todos os estragos que cometestes. Quando chegardes ao outro lado e vos disserem: «Olha, por tua culpa, foi cometido este crime, aconteceu este acidente», por mais que protesteis dizendo que nunca fizestes todo esse mal, que nunca roubastes, que nunca matastes, responder-vos-ão: «Sim, talvez, mas os teus pensamentos e os teus sentimentos influenciaram outras pessoas que, por tua causa, praticaram esse mal.» Cada um é responsável não apenas pelos seus atos, mas também pelos seus pensamentos e sentimentos, porque eles agem no mundo invisível como forças capazes de arrastar seres para o bem ou para o mal.


Omraam Mikhaël Aïvanhov



Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

QUEREMOS PAZ OU CONFLITO?


Desejamos paz.

Não existe ninguém que não a queira.

Ainda assim, há algo em nós que pede o conflito, o enfrentamento.

Talvez você não seja capaz de perceber isso neste instante.

Pode ser que tenha que esperar por uma situação ou até mesmo por um pensamento que disparem uma reação de sua parte: alguém que o acuse de algo, que não o reconheça, que se intrometa no seu território, que questione sua maneira de fazer as coisas, que provoque uma discussão sobre dinheiro etc. Diante de uma circunstância desse tipo, você consegue sentir o imenso impulso de força que começa a atravessá-lo, o medo, que talvez esteja sendo mascarado por raiva ou hostilidade?

É capaz de ouvir sua própria voz se tornando áspera, estridente?

Tem consciência de que sua mente está correndo para defender a posição dela, justificar, atacar, condenar?

Em outras palavras, tem capacidade de despertar nesse momento de inconsciência?

Sente que algo em você está em guerra, alguma coisa que se vê ameaçada e quer sobreviver a todo custo, que precisa do confronto para afirmar a própria identidade como o personagem vitorioso dentro dessa produção teatral?

Consegue sentir que existe algo em você que preferiria estar certo a estar em paz?



Eckhart Tolle




Fonte: do livro "O despertar de uma Nova Consciência"
Tradução de Henrique Monteiro
Ed. Sextante, Rio de Janeiro, 2007
www.sextante.com.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal