quarta-feira, 18 de março de 2015

PROBLEMAS DA EVOLUÇÃO

A semente, portadora de vida, quando colocada para germinação, experimenta a compressão do solo e sua umidade, desenvolvendo os fatores adormecidos e passando a vigorosas transformações celulares. Intumesce-se e, dirigida pela fatalidade biológica, desata a vida sob nova forma, convertendo-se em vegetal, para repetir-se, ininterruptamente, em futuras sínteses...

A criatura humana, de alguma forma fadada à perpetuação da espécie e à sua plenificação, encarna-se, reencarna-se, repetindo as façanhas existenciais até atingir o clímax que a aguarda. Em cada etapa nova remanescem as ocorrências da anterior, em uma cadeia sucessória natural. E através desse mecanismo os êxitos abrem espaços a conquistas mais amplas e complexas, assim como o fracasso em algum comportamento estabelece processos que impõem problemas no desenvolvimento dos cursos que prosseguem adormecidos.

Esmagada pelas evocações inconscientes do agravamento da experiência, ou sem elas, a criatura caracteriza-se, psicologicamente, por atitudes de ser fraco ou forte, segundo James, como decorrências do treinamento na luta a que foi submetida, podendo, bem ou mal, enfrentar os dissabores ou as propostas de crescimento e graças a essa conduta se torna feliz ou atormentada.

Ninguém se encontra isento do patrimônio de si mesmo como resultado dos próprios atos. São eles os responsáveis diretos por todas as ocorrências da marcha evolutiva, o que constitui grande estímulo para o ser, liberando-o dos processos de transferência de responsabilidade para outrem ou para os fatores circunstanciais, sociais, que normalmente são considerados perturbadores.

Mesmo quando os imperativos genéticos inculpem situações orgânicas ou psíquicas constritoras no indivíduo, esses se derivam da conduta pessoal anterior, e devem ser considerados como estímulos ou métodos corretivos, educacionais, a que as Leis da Vida recorrem para o aprimoramento dos seres humanos.

O estado de humanidade já é conquista valiosa no curso da evolução; no entanto, é o passo inicial de nova ordem de valores, aguardando os estímulos para desdobra-los todos, que jazem adormecidos — Deus em nós — para a aquisição da angelitude.

Da insensibilidade inicial à percepção primária, dessa à sensibilidade, ao instinto, à razão, em escala ascendente, o psiquismo evolve, passando à intuição e atingindo níveis elevados de interação com a Mente Cósmica.

Os indivíduos, no entanto, mergulhados no processo do crescimento, raramente se dão conta de que o sofrimento, que é fator de aprimoramento, ainda constitui instrumento de evolução, em se considerando o estágio de humanidade.

Assim posto, o autoconhecimento desempenha relevante papel no adestramento do ser para a sua superação e perfeita sintonia com a paz.

Nesse desiderato, são investidos os mais expressivos recursos psicológicos e morais, de modo a serem alcançadas as metas que se sucedem, patamar a patamar, até alcançarem o nível de libertação interior.

Mediante esse comportamento surgem os problemas, as dificuldades naturais que fazem parte do desempenho pessoal e da sua estruturação psicológica.

Quando imaturo, o ser lamenta-se, teme e transforma o instrumento de educação em flagelo que o dilacera, tornando-se desventurado pela rebeldia ou entrega de ânimo, negando-se à luta e autodestruindo-se, sem se dar conta.

Surgem, então, como decorrência da sua falta de valor moral, os transtornos depressivos ou de bipolaridade, que o conduzem a lamentável estado de autoabandono, portanto, de autocídio.

Há pessoas que afirmam ter problemas, por cultivá-los sem cessar, transferindo-se de uma dificuldade para outra, vitimadas pelo egoísmo, pela autocomiseração, pelo amor-próprio exacerbado.

Há aqueles que têm problemas e não se encontram dispostos a enfrentá-los, a solucioná-los, esperando que outros o façam, porque se consideravam isentos de acontecimentos dessa ordem, negando-se, mesmo sem o perceberem, à mudança de estágio evolutivo.

Outros há que vivem sob problemas, preservando-os mediante transferências psicológicas continuadas, assim adiando as soluções no tempo e no lugar, ignorando-os e ignorando-se. Esses cultivadores da ilusão fantasiam-se de felizes até os graves momentos, quando irrompem as cobranças da vida - orgânicas, sociais, econômicas, emocionais -, encontrando-os entorpecidos e distantes da realidade.

Na maioria das vezes, porém, as pessoas são os problemas, que não solucionam nos pequenos desafios, mas os transformam em impedimentos, assim deixando-se consumir por desequilíbrios íntimos nos quais se realizam psicologicamente.

É lícito e natural que cada pessoa se considere humana, isto é, com direito aos erros e aos acertos, não incólume, não especial.

Quando erra, repara; quando acerta, cresce.

A evolução ocorre através de vários e repetidos mecanismos de erro e acerto, desde os primeiros passos até a firmeza de decisão e de marcha.

Reflexão e diálogo, honestidade para consigo mesmo e para com o seu próximo, esforço constante para a identificação dos limites e ampliação deles constituem terapias e métodos para transformar os problemas em soluções, as dificuldades em experiências vitoriosas, crescendo sem cessar.

O ser psicológico, amadurecido, ama e confia, fitando o alvo e avançando para ele, sem ter, nem ser problema na própria trajetória.




Joanna de Ângelis / Divaldo Pereira Franco





Fonte: do livro "AUTODESCOBRIMENTO - UMA BUSCA INTERIOR",
Ed. LEAL, 17ª ed., Salvador/BA, 2013
Fonte da Gravura: Monte Kailash
Fotografía de Rosa Sorrosal
http://www.good-will.ch/postcards_es.html

PARA SER PERFEITO É PRECISO MUDAR FREQUENTEMENTE

Winston Churchill disse certa vez:" Para melhorar é preciso mudar. Para ser perfeito é preciso mudar frequentemente."

Este mundo foi criado para nos dar o ambiente para mudarmos! Para subirmos a escada da transformação e nos tornarmos um ser espiritualmente evoluído.

Quando passamos por dificuldades, é porque a grandiosa sinfonia da vida nos colocou naquela situação para que a nossa alma pudesse passar pelo seu processo de correção. Toda pessoa que foi colocada neste mundo nasce em uma determinada família ou ambiente, em função de suas vidas passadas, para melhorar o trabalho de sua alma. 

Tudo o que vivenciamos é para nos ajudar a evoluir e mudar. A alma pode viajar através de muitas diferentes vidas para alcançar sua perfeição, tornar-se integral e, ao final voltar à sua Fonte, o Criador.

A questão é que viemos a este mundo para mudarmos. E quando um número suficiente de pessoas despertar para esse entendimento e começar a verdadeiramente trabalhar em si mesmas e abraçar essa mudança, seremos capazes de mudar o mundo para melhor de uma forma muito expressiva.

Existe uma oração denominada "Shacharit", que os kabalistas rezam pela manhã. Shacharit significa "escuridão" e então, a pergunta é :Por que uma oração matutina seria chamada "escuridão"? Não seria mais apropriado denominá-la luz? Ou Sol? Ou manhã? Quero dizer, qual é o segredo nesse nome?

O que aprendemos é que a oração se chama escuridão porque representa a escuridão antes do amanhecer. Quanto mais caos virmos do lado de fora e quanto mais poeira for sacudida do tapete, por assim dizer, mais perto estaremos do fim da escuridão.

Mas a única coisa que podemos mudar para contrabalançar a escuridão que enxergamos lá fora é nossa própria consciência - nossa capacidade de sermos servidores da Luz do Criador. Todos nós precisamos nos tornar soldados da Luz, pois é assim que conseguiremos dar entrada ao amanhecer.

Não precisamos esperar uma tragédia acontecer para despertarmos para a necessidade de mudança. Se abrirmos nossos olhos e nos sintonizarmos um pouquinho mais com nossa vida, descobriremos que temos oportunidades todos os dias de transformar negatividade em positividade.

Geralmente, quando alguém ou alguma situação nos desafia, nosso primeiro pensamento é: “Como posso fazer esta situação ir embora o mais rápido possível?”, em vez de pensarmos: “Qual a lição para eu aprender aqui ? Por que isso está acontecendo?” Às vezes, podemos afastar a situação com tanta rapidez que nem percebemos que perdemos uma oportunidade de nos transformarmos.

Hoje, vamos estar prontos para agarrar as oportunidades que o universo nos apresenta para mudarmos a nós mesmos para melhor. Essa é a maior dádiva que podemos receber.

Às vezes, criamos desculpas para explicar por que não conseguimos seguir em frente em nosso caminho espiritual. Por exemplo, uma pessoa pode dizer: "Já fiz tantas coisas em minha vida, não há mais nenhum lugar para eu ir. O lado negativo tem tanta força sobre mim, sou um caso perdido."

Nesses momentos, precisamos lembrar que mesmo na mais baixa alma sobre a terra, e mesmo e especialmente nos lugares mais escuros de nossas vidas existe o poder da Luz.

Às vezes, colocamos a nós mesmos em uma rígida dieta espiritual. O foco de nossas energias é dirigido a nos conectarmos com ferramentas espirituais, a nossa consciência com relação à maneira como podemos ajudar os outros, a nossa energia para superar aqueles vícios ruins que nos mantém prisioneiros do nosso ego. Mas, então, por algum motivo, afrouxamos a dieta um pouquinho e, cada vez que caímos, vamos nos aproximando mais do dia em que diremos: "Chega de tudo isso. Eu não consigo mudar."

Minha esperança para todos nós é que, em vez de jogar a toalha quando tropeçamos em nosso caminho, vejamos a experiência aparentemente negativa como ela realmente é: uma oportunidade perfeita de levantar a poeira e dar a volta por cima, escolher estar ainda mais conscientes de nossas ações e servir ao bem do universo o mais que pudermos.

Qualquer dificuldade, desafio, ou negatividade que experimentarmos em nossas vidas, estará ali para nos ajudar a crescer ou para nos purificar.

Já dissemos isso centenas de vezes, e diremos novamente. Sem dor, não conseguimos crescer.

Quando nos exercitamos e levantamos pesos e nos esforçamos fisicamente, nossos corpos se tornam mais fortes. Isso nós entendemos e aceitamos.

Mas, quando se trata de nossa força interior e de “construir” nossa alma, há momentos em que queremos as coisas de graça, quando não queremos levantar os pesos pesados necessários para o nosso verdadeiro crescimento espiritual.

Em outras ocasiões, sentimos que realmente nos esforçamos e pensamos: “Ok, então agora será que não posso apenas dar uma relaxada?” ou “Ok, cadê o meu premio?” Nesses momentos é melhor reconsiderar nossos objetivos, porque a força e a Luz que construímos dentro de nós mesmos é a recompensa por nosso trabalho espiritual.

A chave é a certeza de que, independente do que acontecer em nossas vidas neste momento, isso é o melhor para nosso processo e nosso crescimento.




Karen Berg




Fonte: Centro de Cabala
www.kabbalah.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal