sexta-feira, 15 de julho de 2022

A CHAMADA É ENTRAR NA EXPERIÊNCIA AGORA, HOJE


O caminho da meditação é a própria simplicidade. Tudo o que temos a fazer é arranjar tempo todas as manhãs e todas as noites de nossas vidas. Isso significa uma conversão radical da obscura consciência egoísta. Ao não pensar nossos próprios pensamentos, não construir nossos próprios planos, entramos no mais profundo silêncio, na mais profunda reverência do ser; isso é nos enraizar em Deus. Até o nosso corpo está incluído nesse processo. Quando meditamos sozinhos ou com outras pessoas, devemos fazer um esforço sério para sentar e ficar quietos, literalmente quietos, durante todo o tempo de meditação. Este é o sinal físico da conversão interior. Consiste em um certo abandono do corpo. Então, você fecha os olhos e começa a recitar sua palavra, seu mantra. Recite-o pacificamente, calmamente e permita que a palavra penetre nas profundezas do seu ser enquanto cria uma ressonância dentro de você. Cada parte de você em ressonância com Deus. O mantra traz essa realidade. À medida que entramos nessa ressonância, entramos na luz que é o seu Amor.

A maravilha da revelação cristã, que é a mensagem comunicada por Jesus, é que cada um de nós em cada ônibus, em cada prédio de escritórios, em cada sala de aula, em cada casa é chamado não apenas a ver através da luz, mas nossa missão final é poder ver a própria luz. Nesse ponto nos tornamos indivisíveis, um com a luz. Esse é o momento, como descreve São Pedro: “compartilhamos a mesma essência de Deus”. Esse é o nosso destino atual. Devemos começar a viver esse destino agora, preparar-nos para sua plenitude. Maravilha e mistério nos transformam agora. E o propósito de nossa meditação diária é aprender a viver agora, nesta vida, em cada momento de nossa existência, em harmonia com o supremo, com nosso destino eterno. A meditação diária é nossa preparação atual para um destino que convida cada um de nós para a expansão infinita do espírito, a expansão para a pura alegria de ser.

Claro que devemos ter cuidado para não nos embriagarmos com as palavras, falando do nosso destino. Devemos tomar medidas práticas para entrar nele. Há um limite estrito para o benefício obtido ao ler livros ou ouvir palestras sobre meditação. A chamada é para entrar na experiência agora, hoje. Cada um de nós deve aprender a simplicidade, a humildade, a pobreza de espírito, contentando-se em repetir nossa palavra do começo ao fim durante a meditação. Isso significa que abandonamos todos os pensamentos, inclusive os mais recorrentes ou insistentes: isso está me fazendo bem? O que estou ganhando com isso? Toda ação de egocentrismo deve ir para ser lançada ao verdadeiro centro nas profundezas do ser de Deus.

Quando começamos, devemos dar um passo de fé. Mas se repetimos o mantra com espírito de humildade, e o repetirmos todas as manhãs e todas as noites, do começo ao fim, seremos capazes de entender agora, em tempo hábil, o que é a vida eterna. Começaremos a entender o que é a alegria de ser. Começará a compreender a brilhante infinidade do ser de Deus. No infinito de Deus encontramos a felicidade, e com a felicidade encontramos a luz.

É-nos dito: 'Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é aquele que resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.' (2 Cor. 4,6)



Fr. John Main, OSB




Fonte: do livro "O Coração da Criação", Canterbury Press, 2007
Traduzido para o espanhol por Lucía Gayón, e para o português por este blog.
PERMANECER EN SU AMOR - Coordenadora: Lucía Gayón - Ixtapa, México
www.permanecerensuamor.com - permanecerensuamor@gmail.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

DOUTRINA ESPÍRITA OU ESPIRITISMO

 





Fonte: Federação Espírita Brasileira
Brasília-DF
https://www.febnet.org.br/