sábado, 18 de novembro de 2023

IRRITAÇÃO - O FOGO DESTRUIDOR (Parte 10 - Final)


(...)

O "imperil" é autodestrutivo, e aqueles que produzem este veneno serão derrotados pelo veneno. A coisa mais importante a fazer na hora de algum ataque é suportar o mal e neutralizar-se pela dignidade, magnanimidade e outros meios. Imediatamente quando alguém encontra seu equilíbrio e evoca a energia psíquica ou Agni (1), sua posição se fortalecerá sobre a pessoa carregada de "imperil". O mal é mantido vivo somente pela aceitação da entrada do "imperil" e pela resistência a ele. Esta é uma das lições nunca aprendida pela humanidade como um todo. A anulação do "imperil" é o crescimento do fogo espiritual.

(...)

O aborrecimento tem uma grande afinidade com a irritação. O aborrecimento é a porta para a irritação. Começa no corpo emocional, se espalha pelo corpo mental, desce para os nervos e se transforma em irritação.

(...)

Temos conhecimento sobre as úlceras, mas há também úlceras que aparecem em nosso corpo astral. Estas úlceras são produzidas pelo "imperil" e desejos baixos. A natureza tenta curar essas úlceras dos corpos sutis expelindo-as pelo corpo físico. A maioria das doenças físicas são a purificação dos corpos sutis. As doenças dos corpos sutis podem se manifestar através do corpo físico com a finalidade de serem curadas nos corpos sutis.

(...)

Algumas pessoas invocam a luz de suas Almas. Algumas invocam a luz do Cristo. Algumas entram em profunda meditação e contatam a Essência do seu ser. Estas são técnicas para serem usadas ao menor sinal de preocupação.

(...)

"A derrota da falsidade deve acontecer pela elevação da Espada Ardente (2), mas não pela irritação." (Agni Yoga Society, Aum, § 66) A espada ardente é sempre o símbolo da ação decisiva com força de vontade e visão clara. Irritação leva à ação errada, a envolvimentos emocionais e egoísticos. A elevação da espada ardente é a ação de um guerreiro poderoso, quando o clarão do espírito está operando em sua total intensidade." ...Luz não se se aglutina com irritação e medo." ( Ibid., § 144) "...Irritação é um pobre condutor." (Ibid., § 206)

(...)

"Na raiva e irritação, o homem se considera forte - isto de acordo com as considerações terrestres. Mas do ponto de vista do Mundo Sutil, o homem irritado é especialmente fraco. Ele atrai para si um grande número de pequenas entidades que se alimentam das emanações da raiva. Além disso, ele deixa cair suas barreiras e permite aos seres inferiores até lerem seus pensamentos. Por isso, o estado de irritação é inadmissível, não só como produtor de ‘imperil’, mas também como um portão aberto para entidades inferiores."

"Certamente, cada pessoa irritada prontamente concorda com essa explicação mas, imediatamente, sucumbe a uma maior irritação - tal é a natureza do ser humano comum. É espantoso quão facilmente eles concordam, só para ceder mais facilmente outra vez. Para isso, inventam justificativas singulares. O Mundo Superior pode até parecer culpado na consciência desordenada do habitante terrestre superficial! É incrível observar pessoas pondo a culpa de todos os seus males no Mundo Superior!" (Agni Yoga Society, Aum, § 331)

(1) Agni é o termo da filosofia oriental que representa o Fogo Cósmico ou a Energia Psíquica Universal que está por trás de toda a evolução do mundo.


(2) A espada ardente na Agni Yoga é uma representação simbólica da energia espiritual. É descrita como uma espada brilhante e afiada que emana do coração do praticante. A espada ardente é usada para cortar os laços com o ego e a ignorância, e para abrir o caminho para a iluminação. 



TORKOM SARAYDARIAN





Fonte: do livro "IRRITAÇÃO - O FOGO DESTRUIDOR"
Tradução de Simone R. Rodrigues
Ed. AQUARIANA, 1991 - 2ª Edição Brasileira, São Paulo/SP
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/illustrations/pintar-arte-desenhando-homens-8327708/

IRRITAÇÃO - O FOGO DESTRUIDOR (Parte 9)


(...)

Sempre que o "imperil" se manifesta, ele se espalha lentamente para os mecanismos (*) superiores ou inferiores correspondentes.

O "imperil" cria quatro condições perigosas:

1. um bloqueio da eletricidade vital na rede do mecanismo;

2. mal funcionamento dos centros e das glândulas que existem nos corpos mental, astral, etérico e físico;

3. crescimento excessivo das células para obter energia;

4. inanição das células e degeneração do corpo.

No plano astral, o "imperil" cria vórtices de força ou fendilhamentos que concentram energia em certas partes do corpo astral; ou faz a energia flamejante da intuição fluir no corpo astral e danificar certos centros; ou abre as portas a entidades astrais para que elas ocupem o corpo astral do homem. Esses vórtices de força se manifestam no plano físico como várias espécies de tumores. Os fendilhamentos produzem desequilíbrio, distanciamento e turbulências emocionais, e estimulam o sistema nervoso acima de seus limites, causando com isso insônia e esgotamento nervoso.

No plano mental, o "imperil" causa muitos transtornos que podem ser simbolizados pelas palavras:

- insanidade;
- negatividade;
- ânsia pelo crime;
- depressão;
- impulsos suicidas;
- isolamento.

A entidade espiritual contida no corpo humano não pode irradiar sua beleza, amor e luz quando as redes de comunicação deste corpo estão bloqueadas pelo "imperil".

Quando a orientação espiritual é sustada, o homem perde seu direcionamento e vaga atrás de valores falsos. Não importa quais sejam suas descobertas, elas são usadas para satisfazer seus impulsos cegos e julgamentos insanos, emoções instáveis e um corpo carente.

A aura global está repleta de "imperil". Pode-se indagar se a humanidade estará apta a curar nosso planeta doente, nossa aura global doente e, uma vez mais, encontrar a direção para uma vida global e planetária saudáveis.

(...)

O Mestre Morya diz: "O ‘imperil’ corrói os mais significativos reflexos da energia." É por esse motivo que muitos experimentos psíquicos fracassam, por causa da irritação e do "imperil".

Também é verdade que algumas pessoas muito cultas e capazes não conseguem impressionar e guiar outras em direção ao caminho do esclarecimento e da beleza. A irritação e o "imperil" que existem em suas naturezas, impedem essas correntes de alcançá-los, ou poluem as correntes de tal maneira que criam resultados inversos:

- rejeição; 
- indiferença;
- traição.

É possível ter-se grandes visões e grandes inspirações e, apesar disso, viver uma vida estéril por causa do "imperil" existente em nosso corpo. A criatividade aumenta à medida que a irritação diminui. A ausência da irritação é o momento da criatividade. Criatividade é manifestação de Beleza, de Bondade e de Verdade. Muitos artistas promissores falham em seu caminho para o sucesso quando permitem que a irritação se instale e envenene todo o seu ser.

(...)

O Ensinamento diz: "Nada irrita tanto o elemento ígneo quanto um pensamento desordenado." (Agni Yoga Society, Fiery Wolrd, Vol. I, § 161) Um homem pode ser vítima de pensamento desordenado por vários motivos:

a. falta de integração da personalidade;

b. um processo de desintegração acontecendo em sua personalidade devido ao "imperil", medo, ódio ou dúvida;

c. danos causados ao seu cérebro por intermédio de pensamentos negativos e maldosos;

d. confusão devido a um fraco preparo;

e. manter-se contra o Plano e a Hierarquia;

f. consciência dos fatos e vivência contrária a seu conhecimento e crenças;

g. domínio do corpo emocional agitado;

h. drogas, métodos errôneos de meditação, fumo e desperdício de energia sexual;

i. alguns exercícios psicológicos e prematuras descobertas de vidas pregressas etc.;

j. liberação de muita luz interior sem estar preparado para tal.

(*) Sistema nervoso, ou o sistema dos "nadis" etéricos (canais nervosos etéricos) e mecanismos sutis correspondentes nos planos astral e mental.

(continua na parte 10 - Final)



TORKOM SARAYDARIAN




Fonte: do livro "IRRITAÇÃO - O FOGO DESTRUIDOR"
Tradução de Simone R. Rodrigues
Ed. AQUARIANA, 1991 - 2ª Edição Brasileira, São Paulo/SP
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/vectors/bravo-rosto-sorridente-express%C3%A3o-312241/

IRRITAÇÃO - O FOGO DESTRUIDOR (Parte 8)

Alguém pode perguntar: "Como devemos lidar com as impressões que vêm de fontes externas, sobre as quais, como indivíduos, não temos controle, tais como as impressões de vários crimes, notícias, televisão e rádio?" A resposta será: por intermédio da prática do desprendimento, observação e análise.

Qualquer impressão negativa deixará de criar irritação se for abordada por uma pessoa que sabe como exercitar o desprendimento, como observar as coisas de uma maneira impessoal, e como analisá-las a fim de encontrar suas causas e o processo de sua origem. Dessa maneira, uma atitude consciente, com relação à impressão negativa, interrompe sua carga e mesmo a rejeita por completo.

Desprendimento nos ajuda a não nos envolvermos e identificarmos com impressões negativas. A observação cria uma distância entre o objeto e o observador. O observador vem a existir unicamente através de um processo de observação.

A análise é a capacidade de desintegrar a impressão, enfraquecê-la através da dissecação, encontrando a causa de sua agregação e as características das partes que a agregam.

Irritação faz uma pessoa cometer ações erradas e tomar decisões erradas. Cria uma imaginação errada, resultando em emoções negativas e ações não inteligentes.

Irritação é a causa primordial da depressão. Na depressão, o sistema nervoso fica saturado de "imperil". Variadas formas de depressões são causadas pelo acúmulo de "imperil" nos vários planos.

Existe a depressão física, emocional, assim como a mental. Em cada plano, o "imperil" retarda a função dos centros e corta o fluxo de energia que ativa o veículo onde se encontram esses centros. Quando a depressão se espalha por todos os planos simultaneamente, a alma se retira da aura e o homem entra em coma, o que dura dias ou semanas. É a alma humana retraída que dispersa o "imperil" com energia psíquica e, quando a purificação necessária é atingida, ela reocupa seus veículos.

(continua na parte 9)



TORKOM SARAYDARIAN




Fonte: do livro "IRRITAÇÃO - O FOGO DESTRUIDOR"
Tradução de Simone R. Rodrigues
Ed. AQUARIANA, 1991 - 2ª Edição Brasileira, São Paulo/SP
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/illustrations/alguns-homem-mulher-discuss%C3%A3o-707505/

IRRITAÇÃO - O FOGO DESTRUIDOR (Parte 7)


No Novo Testamento, você pode observar um grande exemplo da habilidade de expulsar a irritação, dúvida e autopiedade quando, em meio ao intenso sofrimento da cruz, Cristo disse: "Perdoai-os, Pai, pois eles não sabem o que estão fazendo." Que maneira magnífica de expulsar a dúvida, irritação e autopiedade. Temos um exemplo similar na vida de Sócrates, que bebeu veneno com a maior serenidade. Ambos sabiam que a última hora de suas vidas não deveria ser contaminada pelo "imperil".

Irritação é a resistência automática de nosso sistema nervoso, ou dos corpos etérico, astral e mental à chegada de impressões, sejam positivas ou negativas. Nosso sistema nervoso e nossos corpos sutis têm uma resistência natural a todas as impressões negativas que lhes causam mal. Quando tais impressões nocivas atingem esses mecanismos, eles emanam um elemento vaporoso que cria uma esfera de proteção a sua volta. É algo similar ao que as células brancas do sangue fazem com os intrusos. Quando essas impressões nocivas continuam a bombardear além dos limites de energia desses mecanismos, eles se rendem e se sentem cansados, e as emanações gasosas se queimam e se transformam em cinzas-nervosas, em sedimentos. Isto é que é o "imperil".

Existem três espécies de resistências:

1. a resistência automática;
2. a resistência consciente negativa;
3. a resistência consciente positiva, ou rejeição discriminativa.

A resistência automática é um mecanismo natural de proteção. Por exemplo, você sofre mudanças fisiológicas nos olhos e ouvidos quando recebe as impressões de excesso de luz ou som. O sistema nervoso e os corpos sutis reagem igualmente às impressões negativas que os atingem.

A resistência consciente negativa começa quando a pessoa registra as impressões que chegam e as detesta, amaldiçoa-as, aborrece-se com elas mas não toma nenhuma ação positiva para eliminar suas causas.

A resistência consciente positiva ou rejeição discriminada ocorre quando você registra as impressões e toma iniciativas físicas e psicológicas para eliminá-las, afastá-las ou usá-las de uma maneira criativa, se for possível.

(...)

Devemos estar aptos a dizer no futuro que se poderá aniquilar a possibilidade de envenenamento com "imperil" ao se assumir a resistência consciente positiva aos desafios da vida. Devemos lembrar que a resistência consciente positiva só pode ser exercida nos planos onde nosso foco de consciência se encontra.

Existe irritação induzindo ondas sutis que chegam de fontes solares ou galácticas. A maioria de nós se encontra desprotegida contra tais ondas porque elas são gravadas nos nossos planos mentais superiores ou nos planos intuitivos, e nossa consciência geralmente funciona nos planos mentais inferiores, ou mesmo no plano físico. Essa espécie de irritação indutora de ondas pode ser rejeitada, usual e inconscientemente, se a aura da pessoa está carregada da essência de amor, alegria e bem-aventurança, e se a tonalidade global está em harmonia com as diretrizes Cósmicas.

Há também uma fonte misteriosa de irritação que pode ser chamada de "indigestão" do Ensinamento e a inabilidade de aplicá-Lo à vida. As raízes de tal irritação são muito profundas. A sabedoria e a beleza controladas criam um conjunto de padrões no âmago da pessoa, mas se ela não consegue vivenciar esses padrões no seu dia a dia, ou aplicá-los ao mundo, ela cria um atrito interior que, muitas vezes, é chamado de frustração e sensação de fracasso. Esta situação interior gera irritação e o resultante "imperil".

Se o "imperil" alcança um certo estágio de densidade, não só gera grande mal para os mecanismos físico e sutil do homem, como também destrói os padrões estabelecidos e faz com que ele se sinta insignificante, miserável e vazio. Esta é a razão de algumas mudanças misteriosas que às vezes presenciamos em outros que, de repente, renunciam a seus princípios e passam a seguir o caminho de seus anseios e instintos mais baixos.

Há também uma condição na qual o fluxo positivo de impressões gera irritação em certas pessoas. A primeira razão é que aquelas pessoas reagem através de suas mágoas, sugestões pós-hipnóticas e através do registro de suas experiências dolorosas. Não importa quanto amor e carinho você demonstre, elas sempre se sentirão irritadas. Por exemplo, o formato do seu nariz lembra alguém que lhes infligiu sofrimento no passado. (...) Geralmente, o "imperil" de tais pessoas é encontrado nos canais de sua rede mental e astral. É muito difícil influenciar tais pessoas com impressões positivas, porque a maioria dos seus centros de captação estão bloqueados pelo "imperil" e apenas uns poucos permanecem abertos. Deve-se ser muito preciso ao procurar através de qual porta se pode encontrar a alma aprisionada, ultrapassando medos, sugestões pós-hipnóticas e os "cães de guarda" da associação.

(...)

As antigas superstições são perpetuadas de geração em geração porque são ensinadas através da dor e sofrimento. Assim sendo, tanto quanto possível, deve-se evitar a irritação para si próprio como para os outros. Qualquer coisa que tenha valor, quando se mistura com irritação, se transforma numa fonte de problema e num fator de perpetuação da irritação e do "imperil".

Um dos meus Mestres costumava dizer: "Coisas que são ensinadas com espírito de alegria, beleza e liberdade permanecem para sempre e se adaptam às condições de transformação do mundo."

(continua na parte 8)



TORKOM SARAYDARIAN




Fonte: do livro "IRRITAÇÃO - O FOGO DESTRUIDOR"
Tradução de Simone R. Rodrigues
Ed. AQUARIANA, 1991 - 2ª Edição Brasileira, São Paulo/SP
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/illustrations/piment%C3%A3o-vermelho-raivoso-desenho-7599316/

IRRITAÇÃO - O FOGO DESTRUIDOR (Parte 6)


À medida que a irritação continua, o "imperil" cresce dia a dia, gradualmente rasgando o tecido etérico e penetrando nos corpos mais elevados. É através de tais fendas que as forças negativas se alojam nas auras do ser humano e aumentam o efeito destruidor do veneno.

"Principalmente, aprenda a pensar em solidão. E tome consciência da responsabilidade do pensamento. Na realidade, os pensamentos constroem as paredes mais fortes. A dúvida, a irritação e a autopiedade podem ser expulsas conscientemente. Eu aconselho que as pessoas se observem e se lembrem de que ninguém mais, além do Instrutor, pode ajudar. Eu aconselho que se considere o Instrutor como o único sustentáculo." (Agni Yoga Society, Agni Yoga, § 340)

O "Instrutor" pode ser nosso "Self" (*) Superior ou nosso Mestre que tenha conquistado o tempo, o espaço e a matéria, e que nos ajudará a vencer a dúvida, irritação e autopiedade. É belo notar que "apenas o Instrutor poderá ajudar", porque é apenas o Instrutor que está interessado no mais alto bem. Existe uma forte ligação entre o Instrutor e o discípulo.

A solidão aqui mencionada é um estado isolado de consciência. Tal consciência pode absorver os pensamentos do "Self" Superior e inundar a mente com luz e beleza. Em um estado de não isolamento, as ondas de pensamento de outras pessoas nos atingem e distorcem nossos pensamentos, ou mesmo substituem nossos pensamentos.

Dúvidas, irritação e autopiedade podem ser conscientemente expulsas. Naturalmente isto requer uma disciplina da mente que está sob o controle do "Self" e está apta a expulsar esses ataques de dúvida, irritação e autopiedade. Dúvida é confusão mental na qual a mente, estando identificada com um acontecimento ou fenômeno, perde a fé na Essência, no "Self', também em si própria ou no universo.

Irritação é um estado no qual você permite que seu sistema nervoso responda à penetração de influências, energias ou impressões desagradáveis ou destrutivas. Autopiedade é um estado no qual você está identificado com o seu ser inferior. É um estado de negação do "Self". Por um certo tempo, você se esquece do "Self" real. Neste estado, sente que foi abandonado, que ninguém está realmente interessado em você. Todos estes três inimigos do "Self" podem ser conscientemente expulsos, não deixando que eles obtenham controle sobre você.

(*) O "Self é a Essência Divina em manifestação no homem. (N. da T.)

(continua na parte 7)



TORKOM SARAYDARIAN





Fonte: do livro "IRRITAÇÃO - O FOGO DESTRUIDOR"
Tradução de Simone R. Rodrigues
Ed. AQUARIANA, 1991 - 2ª Edição Brasileira, São Paulo/SP
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/illustrations/pimenta-chili-nervosa-brava-ardida-7599314/