sábado, 4 de junho de 2022

A VERDADE É O REMÉDIO


Por que as quedas ocorrem no caminho espiritual?

Porque o caminho espiritual é como qualquer caminho ou senda na Terra, se não se prestar atenção, tropeçará. Se você ficar muito distraído acaba todo golpeado e se caminhar perto dos abismos... tropeçar pode ser muito doloroso. Então, o que é preciso é caminhar devagar, contemplando o caminho e a paisagem que o acompanha, descansando em uma atenção viva e calorosa.

Estou cansado de cair, de perder o entusiasmo, de acreditar e depois cair. Existe algo que eu possa fazer definitivamente?

É importante descobrir o significado das quedas. Normalmente, se as aceitamos bem, elas nos mostram o verdadeiro estado interior em vez do que a mente inventa com alguma história justificadora. Se o seu destino é Bogotá e você descobre que está viajando para Santiago, é doloroso dar-se conta disso, mas você não pode negar que descobri-lo é um grande benefício. Também entender a raiz do que gera nossa desatenção é essencial. O sapato aperta em cada um de nós em um lugar diferente. É preciso conhecê-lo, assumi-lo com humildade e estabelecer o remédio adequado.

Não é bom colocar a vara muito alta, isso geralmente é um truque do adversário, também chamado de orgulho espiritual. Você tem que pretender pouco, mas verdadeiro e permanente. Aspirar à Presença na vida cotidiana, a uma oração cada vez mais frequente, a viver numa serena alegria confiada à providência... não é pouca coisa! Não é necessário mais. É claro que cada um tem suas circunstâncias para adaptar as tentativas pessoais nesse sentido.

Meu professor me disse que devia haver uma aspiração máxima e uma mínima. E que o mínimo era suficiente, o resto estava nas mãos do Senhor, principalmente. Eu disse a ele que minha aspiração máxima era construir um Athos (Monastério no Monte Athos, na Grécia) dentro do cristianismo ocidental, um reflorescer da fé, que a Oração de Jesus ressoasse por toda parte... que era a mesma coisa que ele queria fazer em sua vida quando era mais jovem. E ele me disse: «É muito bom, mas basta para você não ser uma pessoa má e não voltar ao alcoolismo».

Há uma grande diferença entre a mente e o coração. O espírito mora no templo interior, no coração, e é o que dá calor ao coração. Deixe-se guiar por ele. A mente é vaidosa, julgadora, especulativa, e sem o espírito no comando é um constante aborrecimento e não serve de ferramenta. Cada vez que nos descobrimos seguindo o fio das divagações, voltemos ao momento presente, que é o único que existe e onde Deus se manifesta. Acolha silenciosamente à percepção que sente, fazendo uma pequena pausa em seus movimentos. Então, deixe o Santo Nome de Jesus brotar em você.



El Santo Nombre



Fonte: Blog El Santo Nome
https://elsantonombre.org
Fonte da Gravura: Acerco de autoria pessoal