domingo, 29 de maio de 2022

SER UNO COM A LUZ


Uma das palavras usadas para descrever o propósito da meditação é 'iluminação'. Meditamos para ser iluminados. São João, em seu Evangelho, descreve que o propósito da vinda de Cristo é dissipar as sombras. Ele fala do poder de sua luz pessoal que é tão grande que a escuridão não pode prevalecer, nem pode tirar a luz.

No entanto, podemos perceber que há muita escuridão em nosso mundo. Ouvimos diariamente sobre as terríveis injustiças, violência, ódio, controle, ganância cega e destruição doentia. Também vemos isso em um nível pessoal e político, entre nossos vizinhos em casa ou no exterior. Muitos de nós não estão cientes da sombra residual dentro de nós. Devemos reconhecer, nós também, que temos um lado sombrio. Temos a capacidade de autonegação de viver no nível que não vale o nosso destino humano e não como pessoas que são imagens de Deus.

Quando começamos a meditar, logo percebemos que não podemos entrar na experiência de meditação com apenas uma parte de nós. Tudo o que somos, a totalidade do nosso ser, está envolvido nesta entrada integral de nós, que nos leva a nos realizar plena e harmoniosamente.

Outra maneira de colocar isso é que cada parte oculta e sombria de nós deve vir à tona. Não meditamos apenas para desenvolver nosso lado religioso ou nossa capacidade moral. A meditação é o caminho para a integração harmoniosa de todo o nosso ser e de toda a realidade. Um homem verdadeiramente espiritual está em harmonia com todas as suas habilidades. Esta é a razão pela qual uma pessoa espiritual faz tudo no mais alto espírito de perfeição que leva ao maior Amor possível e à maior alegria.

A razão é esta – a meditação não é o processo onde tentamos ver a luz. Nesta vida não podemos ver plenamente a luz e continuar a viver. Nosso ponto de atenção deve ser visto pela luz que nos procura e nos conhece, e ilumina.

A meditação é o processo pelo qual vamos em direção à luz. Como consequência natural desse processo, começamos a ver tudo: o entrelaçamento integral da realidade da vida, pelo poder da luz. Neste momento, devemos analisar nossa linguagem. O que é essa "luz"? Qual é o significado deste grande símbolo espiritual? O que é que nos ilumina e que muda a forma como percebemos a realidade cotidiana? Jesus nos diz que esse poder chamado "luz" é o Amor. Assim, para o meditador cristão, o teste de nosso progresso na meditação é simplesmente ver que estamos caminhando para o estado de iluminação, sendo capazes de ver tudo inter-relacionado pela luz, a luz de Deus. Ver através da luz desse Amor universal nos faz amar tudo também. Sem julgar, sem rejeitar, mas ver cada pessoa, e de fato toda a criação por esta luz, nos leva a descobrir a fonte do Amor em nossos corações. Devemos saber-nos ser amados: este é o conhecimento da iluminação cristã.


Fr. John Main, OSB



Fonte: do livro "O Coração da Criação", Canterbury Press, 2007
Traduzido para o espanhol por Lucía Gayón, e para o português por este blog.
PERMANECER EN SU AMOR - Coordenadora: Lucía Gayón - Ixtapa, México
www.permanecerensuamor.com - permanecerensuamor@gmail.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

RESPIRAR CONSCIENTEMENTE


Pela respiração, pode-se captar no ar uma quinta-essência muito preciosa a que os yoguis hindus chamam “prana”. O “prana” está na base de todas as energias do Cosmos. É de manhã, ao nascer do sol, que ele é mais abundante. Ao fazer-se passar conscientemente o ar pelas narinas, põe-se a funcionar certas fábricas no corpo que começam a trabalhar para extrair esta quinta-essência. Uma vez captada, ela começa a circular ao longo dos nervos. Os yoguis, os sábios da Índia, que estudaram o sistema nervoso, compreenderam que este “prana” tão subtil circula como fogo nas ramificações nervosas situadas de ambos os lados da coluna vertebral. Do mesmo modo que o sangue circula através das veias, das artérias e dos vasos capilares, este fluido muito subtil, o “prana”, circula através do sistema nervoso. É um alimento que aumenta a vitalidade, o equilíbrio, a lucidez.

Há muito tempo – eu ainda não devia ter dezessete anos, pois não tinha ainda encontrado o Mestre Peter Deunov -, eu fazia muitos exercícios de respiração, e como era muito jovem e não dispunha de um instrutor para me guiar, não tinha qualquer noção da medida certa e acabei por adoecer. Mas recordo-me de que um dia, durante um desses exercícios de respiração, tive subitamente a sensação de ter aspirado um fogo que descia até aos meus pulmões. Foram instantes de uma alegria, de uma felicidade, de uma iluminação indescritíveis. Evidentemente, nessa altura eu não sabia o que estava acontecendo. Anos mais tarde, compreendi que talvez fosse isso o Espírito Santo, esse fogo divino que o homem recebe em si por intermédio do ar.

A respiração tem grandes poderes, ela pode mesmo permitir, àqueles que se treinaram, saírem livremente do seu corpo e viajarem no espaço para conhecerem as realidades do mundo invisível de que nos falam os Iniciados. Do modo de respirar depende também o despertar dos chacras e a aquisição das faculdades espirituais.

Há que aprender a respirar conscientemente, isto é, a ligar o pensamento à respiração, para se poder chegar às forças ocultas no subconsciente. A respiração consciente e profunda traz bênçãos incalculáveis para a vida intelectual, para a vida emocional e para a vida física. Precisais de observar os seus efeitos positivos no vosso cérebro, na vossa alma, em todas as vossas faculdades: é um fator muito importante para todos os domínios da vida. Nunca deixeis esta questão de lado.


Omraam Mikhaël Aïvanhov



Fonte: Opúsculo 303 - "A Respiração - Dimensão espiritual e aplicações práticas", 12ª parte, cap. II
Publicações Maitreya, Porto - Portugal
newsletter@publicacoesmaitreya.pt - www.prosveta.com
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/photos/fantastic-light-heaven-girl-breath-6915743/