sexta-feira, 15 de agosto de 2014

O AMOR NÃO É CULTIVADO

O amor não é para ser cultivado. O amor não pode ser dividido em divino e físico; é apenas amor – não que você ame muitos ou um. Essa, outra vez, é uma pergunta absurda de se fazer: “Você ama tudo?” Veja, uma flor com perfume não está interessada em quem vem cheirá-la, ou quem lhe vira as costas. Assim é o amor. O amor não é uma memória. O amor não é uma coisa da mente ou do intelecto. Mas ele surge naturalmente como a compaixão, quando todo este problema da existência como medo, ambição, inveja, desespero e esperança foi compreendido e resolvido. Um homem ambicioso não pode amar. Um homem apegado à sua família não tem amor. O ciúme nada tem a ver com amor. Quando você diz, “Eu amo minha esposa”, não está realmente dizendo isto, porque no momento seguinte você tem ciúmes dela. O amor implica grande liberdade – não para fazer o que você quiser. Mas o amor só chega quando a mente está muito quieta, desinteressada, não centrada em si mesma. Estes não são ideais. Se você não tem amor, faça o que fizer – vá atrás de todos os deuses da terra, faça todas as ações sociais, tente reformar o pobre, a política, escreva livros, faça poemas - você é um homem morto. E sem amor seus problemas aumentarão, se multiplicarão infinitamente. E com amor, faça o que fizer, não há risco; não há conflito. Então o amor é a essência da virtude.






J. Krishnamurti





Fonte: The Book of Life
http://www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

O DHARMA NUNCA PERECERÁ

Na Bhagavad Gita, o Senhor declara: "Sempre que a retidão (Dharma) declina, Eu faço o meu advento no mundo. O Dharma nunca perecerá." É a prática do Dharma que está se tornando cada dia mais fraca, e não o Dharma como tal. Muitas vezes as nuvens cobrem o sol. Em tal cenário, as pessoas na Terra podem não ser capazes de ver o sol. Só porque as pessoas não podem ver, quer dizer que o Sol não existe? Não, o Sol existe! Temporariamente o Sol está escondido pelas nuvens, por isso as pessoas não são capazes de vê-lo. Ninguém pode dizer que o Sol desapareceu, pode? Da mesma forma, Sathya e Dharma tem o brilho do sol. A verdade é o Sol, Dharma é o esplendor do sol. Eles são interdependentes como matéria e energia. Matéria e energia não podem existir sem o outro. Da mesma forma, o Sol e seu brilho são reflexos um do outro. Sathya, o Sol e Dharma, seu esplendor, redimem o mundo.





Sathya Sai Baba





Fonte: http://www.sathyasai.org.br/
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

BÊNÇÃO - ESPIRITUALIDADE - EDUCAÇÃO

Bênçãos são as asas para o nosso próprio progresso. Pensamentos positivos e sentimentos do coração em direção a alguém têm a potência espetacular de modelar o futuro dessa pessoa. Por causa das inúmeras mãos de suporte, vindas através dos poderosos pensamentos positivos de outras pessoas, tarefas difíceis se tornarão como uma brincadeira para aqueles que recebem essas bênçãos. Eles sentirão seu trabalho mais fácil e próspero, sua vida mais feliz.

É um equívoco acreditar que a jornada espiritual é difícil. Ela é bonita. Qualquer pessoa que trabalha em si vai desfrutar do benefício da mudança. É como se exercitar. Não é difícil, só vai tornar minha vida melhor. A espiritualidade é como um modo de vida. Pegue algo pequeno como acordar as crianças. Devería ser duro tirá-las da cama? Ou eu posso fazer isso de uma maneira diferente? Isso é espiritualidade. Não é nada separado de viver. Simplesmente consiste em fazer tudo o que eu estou fazendo hoje, mas cuidando de como eu sou por dentro ao fazê-lo. Fique feliz, seja fácil, seja contente e então faça tudo.

As crianças aprendem com o que elas convivem. Se uma criança vive com criticismo, ela aprende a condenar. Se uma criança vive com hostilidade, ela aprende a brigar. Se uma criança vive com tolerância, ela aprende a ser paciente. Se uma criança vive com encorajamento, ela aprende a ser confiante. Se uma criança vive com segurança, ela aprende a ter fé. Se uma criança vive com aceitação, ela aprende a encontrar amor no mundo.





Brahma Kumaris





Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal