domingo, 12 de abril de 2015

SÓ A MEDITAÇÃO PODE MATAR A MENTE

Lembre-se disto: a mente é velha, não pode nunca ser nova. Portanto, não pense nunca que a sua mente é original. Nenhuma mente pode ser original. Todas as mentes são velhas, repetitivas. É por isso que ela gosta tanto das repetições e está sempre contra o novo. Por ter sido criada pela mente, a sociedade também está sempre contra o novo. Por terem sido criados pela mente, o estado, a civilização, a moral estão sempre contra o novo. Nada pode ser mais ortodoxo do que a mente.

Com a mente, nenhuma revolução é possível. Se você é um revolucionário através da mente, pare de enganar a si mesmo. Um comunista não pode ser revolucionário porque nunca meditou. Seu comunismo é mental. Apenas trocou de Bíblia: não acredita mais em Jesus, acredita em Marx ou em Mao, a última edição de Marx. O comunista é tão ortodoxo quanto qualquer católico, hindu ou maometano. Seu ortodoxismo é o mesmo porque a ortodoxia não depende do que é acreditado. A ortodoxia depende de se acreditar através da mente. E a mente é o elemento mais ortodoxo, mais conformista do mundo.

Qualquer coisa que a mente crie, nunca será nova, será sempre antirrevolucionária. É por isso que a única revolução possível no mundo é a religiosa, não pode haver outra. Apenas a religião (*)  pode ser revolucionária porque só ela chega à própria fonte. Só ela abandona a mente, o velho. Assim, de repente, tudo é novo, porque era a mente que estava tornando tudo velho através de suas interpretações.

De repente, você volta a ser criança. Seus olhos são jovens, inocentes. Você olha sem informações, sem ensinamentos. De repente, as árvores têm um novo frescor, o verde mudou — já não é mais opaco; é vivo, brilhante. De repente, o canto dos pássaros é totalmente diferente.

Isso é o que tem acontecido a muitas pessoas pelas drogas. Aldous Huxley ficou intensamente fascinado pelas drogas por causa disso. Em todo o mundo, a nova geração sente-se atraída pelas drogas. A razão disso é que a droga, por um momento, por algum tempo, coloca sua mente de lado quimicamente. Você olha para o mundo e, então, as cores ao seu redor são simplesmente miraculosas. Você nunca viu algo assim! Uma flor comum transforma-se em toda a existência, traz consigo toda a glória do Divino. Uma folha comum adquire tanta profundidade que é como se estivesse revelando toda a Verdade. Todas as coisas imediatamente mudam. A droga não pode mudar o mundo; o que ela faz é colocar sua mente de lado por um processo químico.

Mas a pessoa pode tornar-se viciada; então, a mente terá absorvido a droga também. Apenas no começo, nas primeiras duas ou três vezes, é que a mente pode ser enganada quimicamente. Depois, pouco a pouco, a mente entra num acordo com a droga e novamente toma as rédeas. O choque original é perdido. Torna-se viciado pela droga. O comando volta a pertencer à mente. Pouco a pouco, mesmo quimicamente, torna-se impossível colocar a mente de lado. Ela continua presente. Então, você está viciado. As árvores voltam a ser velhas, as cores já não são tão radiantes, tudo está novamente opaco. A droga o matou, mas não a sua mente.

A droga pode dar apenas um tratamento de choque. Ela é um choque químico para todo o corpo. Nesse choque, o velho ajustamento é quebrado. As brechas aparecem e, através delas, você pode olhar. Mas isso não pode se tornar um hábito. É impossível fazer da droga uma prática. Cedo ou tarde, ela fará parte da mente, a mente assumirá a direção. E tudo voltará a ser velho.

Só a meditação pode matar a mente — nada mais. A meditação é o suicídio da mente, é a mente cometendo suicídio. Sem qualquer química, sem qualquer meio físico, você põe sua mente de lado. Torna-se o mestre. E quando você é o mestre, tudo é novo. Desde a própria origem até o derradeiro final, tudo é novo, jovem, inocente. A morte não existe, nunca ocorreu neste mundo. A vida é eterna.


(*) Osho está se referindo ao "religar-se", ao autoconhecimento, ao ser "religioso" no sentido de estar conectado à "Fonte", ao divino. Aqui não há qualquer referência à religiões tradicionais. (Observação minha)





Osho






Fonte: "Nem Água, Nem Lua"
http://www.palavrasdeosho.com/
Fonte da Gravura:
http://www.iosho.co.in/index.php/category/photos/

RESPOSTAS CONSCIENTES - LIBERDADE

Pense nas situações ou nas atitudes dos outros que lhe perturbam. Agora, conscientemente, escolha ficar inabalável diante dos comportamentos deles. Tudo externamente é um estímulo –experiências do passado, situações presentes, movimentos planetários. Mas, independente do estímulo, a resposta aos fatos é sua criação. Eu, o ser, já sou paz, amor, contentamento. Nada precisa ser perfeito externamente para que possamos experimentar nossas próprias qualidades. Nós já temos isso. (BK Shivani, Awakening with Brahma Kumaris)

O acaso não existe para os iluminados. Ações baseadas nas mais elevadas qualidades do espírito são capazes de exercer tal influência que o acaso não pode trazer dano. Somos livres porque não somos apegados a uma agenda material. O envolvimento desapegado no mundo é a nossa garantia de que a rede de causa e efeito nunca poderá se tornar nossa inimiga. Se irradiarmos amor, não teremos inimigos - estaremos salvos. (Mike George)



Brahma Kumaris




Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

FOCAR-SE NAS QUALIDADES

Há sempre mais hipóteses de melhorar uma situação se se estiver mais concentrado no bem do que no mal. Tentai aplicar esta regra nas vossas relações com os outros. Por exemplo: mais do que criticar o que neles é defeituoso, focai-vos nas coisas boas que eles também têm para verdes como elas ainda podem ser melhoradas. Nem que haja só uma, agarrai-vos a ela. Deixai de lado os seus defeitos e, na medida dos meios que tiverdes, tentai ajudá-los a desenvolver as suas qualidades. Será mais proveitoso para eles e para vós também, pois a evolução de cada um contribui para a evolução de todos. Quanto mais se avança, mais se arrasta os outros consigo. E se os defeitos de certas pessoas vos perturbam muito, aí está mais uma razão para desenvolverdes a indulgência, a paciência, olhando-os com simplicidade e boa fé. Devemos sempre focar-nos nas qualidades de um ser, dizendo para conosco: «Deus habita na sua alma. Eu não vou ocupar-me dos animais que rondam à sua volta.» Quem não abriga em si algumas feras? Em alguns, essas feras estão fechadas em jaulas ou anestesiadas, mas estão lá.





Omraam Mikhaël Aïvanhov






Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal