sábado, 30 de setembro de 2023

INTERROMPER O CURSO RUIDOSO E DESORDENADO DOS PENSAMENTOS E SENTIMENTOS


É inútil aspirardes a grandes realizações espirituais enquanto não conseguirdes interromper o curso ruidoso e desordenado dos vossos pensamentos e dos vossos sentimentos, pois são eles que impedem que em vós se estabeleça o verdadeiro silêncio, aquele que restaura, que apazígua, que harmoniza. Quando tiverdes conseguido realizar este silêncio, passareis a transmitir, imperceptivelmente, um ritmo e uma graça a tudo o que fazeis. Movimentais-vos, tocais nos objetos, e parece que tudo em vós é dança e música. O movimento harmonioso que se transmite a todas as células do vosso organismo não só vos faz bem a vós, como age beneficamente sobre todos os seres que vos rodeiam: eles sentem-se leves, livres, iluminados, e são impelidos a fazer esforços para voltarem a sentir essas sensações que viveram junto de vós.


Omraam Mikhaël Aïvanhov




Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: IA(AI)

A VIA DE CHUANG TZU


"A Via de Chuang Tzu" foi o livro que Thomas Merton mais gostou de escrever. Nessa importante obra são apresentadas as correntes do pensamento clássico chinês, onde Merton situa a vida e a obra desse influente filósofo taoista chinês do século IV a.C.

Com dezenas de passagens da obra desse expoente do Taoismo, o livro representa o fruto de um esforço empreendido por Merton ao longo de cinco anos e que aqui incluiu o resultado das leituras, estudos, anotações e meditações sobre o trabalho de Chuang Tzu. Além de tudo, a obra representa uma grande contribuição para entendermos as afinidades que Merton encontrou com o pensamento oriental e sua teologia.

Uma passagem do livro:

Quando Chuang Tzu estava morrendo, seus discípulos começaram a combinar um monumental enterro para ele.

Mas dizia Chuang: «Como caixão terei o céu e a Terra; o sol e a lua serão os símbolos do jade, dependurados a meu lado; os planetas e as constelações brilharão como jóias à minha volta e todos os seres se apresentarão como carpideiros ao meu despertar. De que mais preciso? Tudo já foi devidamente providenciado!»

Mas diziam os outros: «Tememos que os corvos e as gralhas devorem o nosso Mestre». «Bem», respondeu-lhes Chuang Tzu, «acima da Terra serei devorado pelos corvos e pelas gralhas; abaixo, pelas formigas e vermes. De qualquer maneira me devorarão. Por que sois tão parciais para com os pássaros?»



Fr. Thomas Merton, OSB




Fonte do Texto e Gravura: do livro "A Via de Chuang Tzu"
Ed. Vozes, 2022, p. 169
www.livrariavozes.com.br