quinta-feira, 6 de abril de 2023

A EUCARISTIA E O COMPANHEIRISMO


A compreensão do fato da presença de Deus no coração humano é a base da visão mística, ao passo que o conhecimento de que somos filhos de Deus nos dá a força para seguir as pegadas do Salvador, de Belém ao Calvário. O que finalmente reorganizará nossa vida humana será a presença, no mundo, daqueles que conhecem o Cristo como seu exemplo e reconhecem que possuem a mesma vida divina, assim como a afirmação da lei básica do reino de Deus, a Lei do Amor, salvará finalmente o mundo. É a substituição da vida do mundo e da carne pela vida do Cristo, que injetará um significado e um valor à vida. (Some Mystical Adventures, por G.R.S. Mead, p. 161)

Um sentimento de fracasso do amor constituiu o principal problema na agonia do Jardim; foi este senso de árduo trabalho com as forças do mundo que capacitou o Cristo a unir-se em companhia de todos os Seu irmãos. Os homens fracassaram, com ele, da mesma forma como fracassam conosco. No momento em que Ele mais necessitava de compreensão e de toda a força que o companheirismo proporciona, Seus mais chegados e queridos, ou desertaram, ou dormiram, alheios à Sua agonia mental. "O conflito de Prometeu é a luta que tem lugar na mente humana entre o anelo pela compreensão e o impulso imediatamente mais próximo daquelas afeições e desejos vivos que são condicionados pela boa vontade e o apoio dos semelhantes; os desejos de felicidade dos que amamos; de alívio da dor e do desapontamento nas mentes que não podem compreender o sonho interior; e de calorosa reafirmação das honrarias mundanas. Este conflito é a rocha contra a qual a mente religiosa se afunda e se rompe contra si mesma." (Psychology and the Promethean Will, por W. H. Sheldon, pp. 85, 86)

Sobre esta rocha o Cristo não afunda, mas Ele teve Seus momentos de mais intensa agonia, somente encontrando alívio na compreensão da Paternidade de Deus e seu corolário, a fraternidade do homem. "Pai", Ele disse. Foi este senso de unidade com Deus e Seus semelhantes humanos que O conduziu a instituir a Última Ceia, a originar aquele serviço da comunhão, cujo simbolismo foi tão desastradamente perdido na prática teológica. A nota-chave daquele serviço da comunhão foi o companheirismo. "Somente assim é que Jesus cria o companheirismo entre nós. Não é como um símbolo que ele assim faz... na medida que nós, reciprocamente, e com ele, formos uma só vontade, para colocar o Reino de Deus sobre tudo e para servir em favor desta fé e esperança, na medida em que houver companheirismo entre ele e nós e os homens de todas as gerações que viveram e vivem no mesmo pensamento.” (The Mystery of the Kingdom of God, por Albert Schweitzer, p. 56)


Alice A. Bailey



Fonte: do livro "De Belém ao Calvário - as Iniciações de Jesus", p. 189
Tradução de Dr. J. Treiger
Fundação Cultural Avatar, Niterói/RJ, 1990
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/photos/p%c3%a1scoa-comida-uvas-5067642/

5ª FEIRA SANTA - ÚLTIMA CEIA

 


Fonte: Sociedade Antroposófica no Brasil
https://www.sab.org.br/
Rua da Fraternidade, 156
Sao Paulo, SP 04738020
Brazil