quinta-feira, 20 de outubro de 2022

APROXIMAÇÃO CONSCIENTE DO HOMEM AO SEU ANJO SOLAR


Perdidos nas brumas dos problemas cotidianos, que nos exigem um sentido de atenção progressivo e imediato, é muito difícil sermos conscientes do poder magnético espiritual que emana constantemente do nosso Anjo Solar, aquela Alma liberada cuja missão é a de "nos agasalhar com Seu manto de amor e de sacrifício".

Durante um imenso período de tempo em que processos históricos ou cronológicos da nossa vida aqui na Terra vão se sucedendo, o afã do imediato tem regido inexoravelmente o nosso destino. Em algumas ocasiões, quando ultrapassado o auge ou o limite do permitido no turbilhão das paixões humanas, após o que a prova mais difícil e o primeiro perigo é o de "voltar aos antigos valores transcendidos" com seus consequentes vícios, defeitos, contrariedades e temores, nossa vida é inundada por um fúlgido raio de luz contendo resolução e esperança, dando-nos uma visão mais serena das coisas e acalmando o nosso ânimo. Essa luz vem do nosso Eu Superior, do nosso Anjo Solar.

Nos momentos culminantes da nossa vida, no processo mágico do nascimento, quando deixamos o corpo físico no momento da morte ou quando enfrentamos um problema verdadeiro e angustiante na vida que nos consome em intenso sofrimento e profunda aflição, a visão serena e o amor desmedido do Anjo Solar estão mais perto de nós do que nunca, "cobrindo-nos com Seu manto de amor e de sacrifício". Essa frase, reiteradamente repetida para dar uma ideia da missão do Anjo Solar relativa à nossa Alma em evolução, está escrita com caracteres de fogo nos livros sagrados da Loja. Foi retirada de lá porque não existe outra frase que expresse com tanta clareza e simplicidade a missão voluntária que o Anjo Solar um dia se impôs para com a Alma humana. A reiteração dessa frase vem a ser como um mantra de atenção que deve nos aproximar em alguma medida da glória perene Daquele que é o nosso primeiro e único Mestre em todo trabalho de relação consciente com o Cosmos.

Quando nos referimos ao Anjo Solar, falando em termos hierárquicos, nós o fazemos nos termos "é um Mestre de Compaixão e Sabedoria, um Adepto da Lei", com o que não fazemos senão evidenciar a pureza infinita de Sua aura, a perfeição de Suas virtudes e o poder indescritível de Suas resoluções de amor e de sacrifício em relação a nós.

A compreensão dessas razões deve ser o princípio de uma relação inteligente com a aura magnética do Anjo Solar. Compreender o Mistério infinito de Sua vida, que nos aproxima da profunda compreensão dos destinos secretos da Alma do nosso Logos Solar "que cobre todo o Universo com Seu manto de, Amor e de Sacrifício", é a verdadeira tarefa iniciática, pois o único Mistério e o verdadeiro segredo de nossa vida em relação à Vida infinita do "nosso Pai nos Céus" encontra-se na relação magnética que possamos estabelecer com o nosso Anjo Solar. O encontro consciente, ainda que se dê em lampejos ou intervalos, sempre produz uma confiança indescritível e uma alegria profunda.



Vicente Beltrán Anglada




Fonte: do livro "A Hierarquia, os Anjos Solares e a Humanidade"
Edição eletrônica nº1
Asociación Vicente Beltrán Anglada - Barcelona (España)
http://www.asociacionvicentebeltrananglada.org
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/photos/mulher-anjo-fada-floresta-pintura-6067902/

QUEM ESTÁ NO CONTROLE? O CORPO, A MENTE, OU O ESPÍRITO?


Como saber se o que está no controle em determinado momento é o corpo, a mente ou o espírito?

Existem critérios muito claros que podem nos ajudar a descobrir.

Se houver inquietação, desassossego ou pressa de alguma forma, a mente assumiu o controle e está guiando compulsivamente nossa ação e determinando a maneira como somos e estamos na vida cotidiana. A gula, a preguiça ou, inversamente, a agitação motora, os desejos exacerbados de qualquer espécie nos mostram a predominância do corpo como governante.

Esta é simplesmente uma maneira de quebrar os sintomas para uma melhor compreensão. Na verdade, corpo e mente formam o mesmo organismo ou estrutura, são interdependentes e a ação de uma parte pode ser vista claramente na outra.

Quando o espírito está no controle, tomamos consciência do que o corpo precisa a qualquer momento, e essa atenção nos impede de chegar ao ponto em que a compulsão toma conta. Antecipamos, por assim dizer, ordenar as forças de acordo com o que convém à situação presente.

Quando somos do espírito, a mente fica muito calma, os pensamentos se tornam funcionais ao que estamos fazendo e a oração é "ouvida" com mais facilidade. Percebemos que estar em pensamentos é trabalhoso e que permanecer em silêncio é mais fácil e mais alegre. Isso muitas vezes deixa um vazio de pensamentos significativos, o que nos predispõe à oração e nos abre para a inspiração ocasional do Espírito Santo.

Em geral, a respiração pesada nos mostra a agitação da mente. Um corpo inquieto que não consegue ficar calmo, o mesmo. Isso não deve nos mortificar, mas nos servir para prestar atenção e descobrir como os automatismos nos condicionam. Ou seja, tudo isso é feito apesar da nossa vontade. Se há preocupação mental e tensão física, é porque o espírito dorme letárgico por hábitos automáticos, subjugado por múltiplas inércias; em termos de La Filocalía, diríamos que somos escravizados por nossas paixões. Paixões no sentido mais etimológico do sofrimento, de "pathos", do que se sofre.

Além disso, quando vemos que somos guiados por uma curiosidade vã, aquela que não se justifica na ação que realizamos ou quando vemos que estamos desejando muitos estímulos ou quando nos sentimos entediados e desejosos de "novidades", podemos ter certeza de que estamos descentralizados de nós mesmos. Ocorre o mesmo quando agimos pelo resultado e não enfatizando a impecabilidade da ação em si. No campo das relações humanas, quando nos é difícil ouvir o outro porque queremos falar ou quando nos sentimos propensos a julgar e criticar, a ação do mental e do físico sobressai-se claramente em detrimento do espiritual. Tudo tem seus tons de cinza e admite nuances, porém, aí temos alguns critérios que tiram a confusão e nos enfocam melhor.

Tenhamos em mente que quando nos fazemos a pergunta: “Estou agindo pelo espírito ou estou me deixando levar pela inquietação?”, é a nossa essência que nos dá um tapinha no ombro para nos chamar a atenção. É a voz da graça que nos chama à sanidade, ao alinhamento com a Vontade de Deus, para restabelecer aquela condição original cuja natureza é pacificamente ativa e suavemente bem-aventurada.



El Santo Nombre




Fonte: Blog El Santo Nome
https://elsantonombre.org
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/illustrations/pressa-estresse-corre-corrida-3362586/

MUDANÇAS E TRANSFORMAÇÕES CONSCIENCIAIS


Nunca tenha receio de deixar que caiam as suas paredes, pois é só assim que crescemos e amadurecemos.

Nada do que construímos é definitivo, nem mesmo a nossa personalidade. Tudo está o tempo todo se transformando, tudo é impermanente.

Não se apegue a nada em demasia para que a transição para algo diferente não seja tão dolorosa.

O progresso e a evolução só se dão na medida em que mudamos interiormente. E quanto mais nos recusamos a mudar, mais sofrido é o aprendizado e o progresso.

Na verdade, nós nunca paramos de crescer espiritualmente, só que, na maioria das vezes, fazemos isso de forma inconsciente.

Quando, no entanto, nos tornamos mais conscientes desse processo é que percebemos o quanto poderíamos ter evitado dos sofrimentos e dissabores anteriormente vividos.

Busque crescer sem se apegar demais ao que você já construiu ou ao que já aprendeu. Permita-se conhecer o novo, o diferente, o inusitado. Permita-se conhecer-se de um novo ponto de vista. Permita-se reconhecer que quer mudar e que o que tem até aqui já não lhe basta.

Com isso, você irá descobrindo novos conhecimentos a respeito dos outros, da vida e de si mesmo. E isso lhe dará imenso prazer, pode acreditar, pois lhe dará novas perspectivas, novas possibilidades e novos cenários.

Mais cedo ou mais tarde, todos descobrimos em nós mesmos características que nos desagradam. Cabe a nós mudar isso, sem nos sentirmos culpados ou inferiores por este ou aquele defeito.

Tudo o que somos é parte de nós, do nosso aprendizado, e precisa estar exatamente onde está para que possamos transcendê-lo. Somente ao percebermos e aceitarmos os nossos defeitos, e tentarmos TRANSFORMÁ-LOS é que, de fato, começamos a superá-los.

Veja que eu disse TRANSFORMÁ-LOS e não ELIMINÁ-LOS, porque eles são parte da nossa consciência e não podem ser retirados, apenas mudados, trabalhados, superados e transformados em algo melhor.



Maísa Intelisano




Fonte: Esse texto foi originalmente escrito para o fórum do IPPB.
Instituto de Pesquisas Projeciológicas e Bioenergéticas - IPPB
www.ippb.org.br
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/illustrations/alma-homem-pessoa-fuma%c3%a7a-luz-623424/