A causa geral de qualquer perturbação psíquica reside na desobediência constante às determinações da Lei de Deus. Esta, cujo mecanismo impregna todas as coisas, coloca os seres inteligentes nas situações adequadas ao seu aperfeiçoamento mental: aproxima desafetos e reúne casais e pais e filhos, tudo sob o mesmo teto, torna um defeituoso, outro miserável, um terceiro milionário, e assim por diante.
Ora, poucos conformam-se com essas decisões legais e o mais frequente é haver revolta com o esquecimento dos deveres atribuídos, em favor de uma vida plena de baixas satisfações, sob o comando de impulsos sem controle. E, assim, passam-se várias existências, com o abandono sistemático das obrigações impostas pela lei.
A resultante acumulação de deslizes, erros, crimes, tarefas não cumpridas etc., vão aos poucos minando a resistência do espirito, à qual se associa a atuação de espíritos dedicados ao mal ou desejosos de vingança (obsessão).
Em síntese, uns estão rebelados contra a Vida, o Mundo e Deus; outros estão desanimados entre os obstáculos a remover do próprio caminho.
Um dia, eclodem os variados sintomas neuróticos ou psicóticos, conforme a intensidade da perturbação íntima.
Carlos Toledo Rizzini
Fonte: do livro "Evolução para o Terceiro Milênio", EDICEL
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal