quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

A NECESSIDADE DA PRÁTICA INTUITIVA (SADHANA)

A prática intuitiva (sádhaná) tem de ser aprendida a partir de um grande mestre (sadguru), e a emancipação é obtida pela sua prática sistemática. Nada pode ser conseguido meramente dependendo do mestre sem a realização da prática intuitiva (sádhaná). Todos devem realizar prática intuitiva. A emancipação não é possível sem ela.

Algumas pessoas têm a impressão errada de que não têm de fazer um esforço e que vão atingir a emancipação devido à graça do mestre. É verdade que a libertação não é possível sem a bondade do grande mestre mas estão enganadas se pensam que a libertação pode ser obtida sem esforço. Cada um tem que merecer a bondade e só então a libertação lhe será concedida. Nunca é oferecida a um discípulo que não merece. Para merecer a graça do sadguru cada um tem que seguir o sistema de prática intuitiva com devoção e fé, e não assumir que o grande mestre dará livremente tudo sem qualquer esforço por parte do discípulo.

Outras pessoas pensam que uma vez que são os discípulos de um grande mestre e como o sadguru veio para elevar os “caídos”, o mestre irá levá-los ao longo de todo o percurso da mesma forma como um pastor reúne todo gado que pastoreia antes de deixar o pasto ao entardecer. Esta maneira de pensar não é correta. Um grande mestre não vem a este mundo para pastorear os seus discípulos como gado. O grande mestre vem libertar as pessoas, para elevá-las à divindade. As pessoas devem fazer um esforço sincero para realizar prática intuitiva (sádhaná). Com a dependência ociosa no mestre não é possível obter a emancipação.

Quando cada um inicia a prática intuitiva, surgem problemas que são obstáculos para essa busca. Sádhaná (prática intuitiva) é o esforço para libertar-se das amarras de Prakriti*. Esta submissão é mantida devido às distorções auto-criadas na mente. A fim de obter a libertação a mente tem que ser restaurada ao seu estado natural, removendo essas distorções. Foi mostrado anteriormente que estas são as reações de suas ações e não podem ser removidas sem serem experienciadas. Assim, a emancipação não é possível até que se tenha experienciado todas as reações remanescentes de vidas prévias da pessoa. As pessoas comuns vivenciam estas reações de maneira normal e, se ainda permanecerem quando morrerem, elas renascerão para esgotá-las.

Aqueles que buscam a prática intuitiva não querem nascer de novo para experienciar as suas reações restantes. Na ânsia de obter emancipação rapidamente eles apressam-se a esgotar o saldo das reações nesta vida. Então, eles devem encarar os problemas como um bom sinal, uma vez que aceleram o esgotamento das reações restantes.

Sádhaná é o esforço para libertar-se da influência de qualificação de Prakriti. Avidyámáyá** também é uma qualidade, e que também tem de ser objeto de renúncia. Se um inquilino tem ocupado uma casa por muito tempo, será extremamente difícil de repente expulsá-lo pela força, especialmente se ele tem sido tratado como um inquilino respeitável ao longo desse tempo. Ele nunca vai deixar a casa de boa vontade e vai colocar todos os tipos de obstáculos no caminho de cada um. Cada um terá que lutar contra todas as suas manobras, e somente quando o tiver derrotado completamente é que o valentão irá permitir a entrada na casa.

Do mesmo modo, como cada um esteve à mercê de Avidyámáyá por muitas vidas, não vai libertar-se facilmente quando se começa a prática intuitiva. Como um inquilino intimidador, Avidyámáyá irá lançar todos os obstáculos possíveis ao longo do caminho de cada um que tente destruir a sua influência. Sádhaná ou prática intuitiva ensinada por um grande mestre é a maneira de remover Avidyámáyá. Apenas o sucesso na sádhaná pode fazer Avidyámáyá afrouxar a sua influência. Assim, o início da verdadeira sádhaná é marcado por uma grande resistência por parte de Avidyámáyá, que, através dos obstáculos que cria, tenta obrigar cada um a desistir de sádhaná. Nas suas tentativas de subjugar Avidyámáyá, a sádhaná irá naturalmente encontrar resistências da força maléfica de Avidyámáyá.

Obstáculos na sádhaná (prática intuitiva) devem ser considerados como uma indicação do sucesso de cada um na sua tentativa de remover Avidyámáyá. Os obstáculos não são criados por Deus ou o grande mestre (sadguru), eles desejam que cada um se possa tornar emancipado como eles. Eles são criados por Prakriti, contra quem cada um está a travar uma luta. Se uma pessoa pretender ganhar, Prakriti tem que ser derrotada com a arma da sádhaná, contra a qual Avidyámáyá se defende, colocando obstáculos no caminho de cada um. Obstáculos em sádhaná devem ser considerados como bons sinais, pois indicam que a influência de Avidyámáyá está a começar a diminuir.

*   Prakriti: natureza objetiva/ilusória
** Avidyámáyá: ignorância-ilusão


Shrii Shrii Anandamurti







Fonte: Ananda Marga Pracaraka Samgha Portugal
www.anandamarga.pt
Fonte da Gravura: Tumblr.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário