quinta-feira, 27 de outubro de 2016

A INICIAÇÃO DE CADA DIA

Pequenas Expansões de Consciência Preparam o Grande Despertar

O que é a “iniciação diária”?

Alguns supõem que a iniciação é sempre e em todos os casos uma ocasião estabelecida e solene, para a qual o candidato é previamente preparado e da qual é avisado com antecedência. Embora algumas iniciações sejam rodeadas destes aspectos solenes, a iniciação diária – na qual todo aspirante deverá ter sucesso se quiser alcançar a chance de tentar a mais  elevada – se oferece ao estudante quase que a todo momento. Essa iniciação ocorre nas relações com os nossos semelhantes, e nos efeitos que todas as circunstâncias da vida têm sobre nós. E se nós fracassamos nestas situações, nunca chegamos ao ponto em que as grandes iniciações são oferecidas.

Se não podemos suportar a derrota momentânea, ou se somos pegos desprevenidos por uma palavra casual que desafia o nosso amor-próprio, ou se somos levados pelo desejo de julgar os outros, ou se permanecemos na ignorância dos nossos erros mais evidentes, não reunimos aquele conhecimento e aquela força que são inevitavelmente exigidos de quem quer que seja que pretenda comandar a natureza.

É próprio da vida que cada um tenha um momento de escolha, mas este momento não tem que ocorrer em algum dia especial. Ele é a soma total de todos os dias; e pode ser postergado até o dia da morte; e assim estará além do nosso alcance, porque neste caso a escolha terá sido feita por todos os nossos atos e pensamentos da vida inteira. Somos condenados por nós mesmos, naquele momento, exatamente ao tipo de vida, corpo, ambiente, e tendências que melhor manifestarão nosso carma. Isso é algo bastante solene, e faz com que a “iniciação  diária” tenha a maior importância para cada estudante atento. Mas tudo isso já foi dito antes, e é uma pena que os estudantes persistam em ignorar o bom conselho que recebem.

Você pensa que se um Mestre aceitasse você, Ele colocaria você diante de algum teste estranho? Não, Ele não faria isso, mas simplesmente permitiria que os pequenos eventos da sua vida prosseguissem, e o resultado deles determinaria a situação a que você chegaria. Esta pode ser uma escola para crianças, mas só um adulto consegue ser aprovado nela.




William Q. Judge




O título original do trecho traduzido acima é “What is the ‘Daily Initiation’?”. Ele  faz parte de um artigo maior, “Stream of Thought and Queries”. O texto foi traduzido das pp. 497-498 do segundo volume de “Theosophical Articles”, William Q. Judge, The Theosophy Co., Los Angeles, 1980 (edição em dois volumes). Ele também foi publicado em várias outras oportunidades, inclusive na revista “Theosophy”, da Loja Unida de Teosofistas, em Los Angeles, na edição de maio de 1975. Apareceu pela primeira vez na revista “Path”, de Nova Iorque, em setembro de 1889.




Fonte: http://www.filosofiaesoterica.com/
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

Discernir é entender a essência, é diferenciar o ouro autêntico do falso. Sempre que tiro alguma coisa de seu contexto, deixo de entendê-la e começo a distorcê-la. Todas as situações têm suas raízes históricas, seus efeitos presentes e suas implicações futuras. Discernir é considerar as inter-relações de todos os ingredientes de uma situação. Sem essa perspectiva sou impelido a proteger meus interesses, sou consumido pelo calor do momento, deixo de ver as consequências dos meus atos.

Para salvaguardar a liberdade, precisamos ser intransigentes. Não podemos aceitar uma atitude que diz, por exemplo, “um pouco de ganância, uma agressão leve, um pouco de raiva é necessário para manter as pessoas em seus lugares”. Tais pensamentos começam como um indício de violação. Eles multiplicam-se rapidamente e outros sentimentos ou ações erradas são justificados então. Nocivos ou negativos, os pensamentos, palavras ou ações produzem reações iguais assim como as ações e pensamentos positivos e benéficos. Em outras palavras: nós colhemos o que semeamos. (Vivendo Nossos Valores, Brahma Kumaris, 2014)

Nós nunca deveríamos nos preocupar. Com que eu deveria me preocupar? O que tiver que acontecer acontecerá. Por que então eu deveria me preocupar? Torne-se inabalável. Com o poder da concentração tudo fica fácil e natural. Quais são os passos então? Primeiro eu tenho que me concentrar ou primeiro eu tenho que ficar introvertido? Veja se você está introvertido ou extrovertido. Se você não estiver introvertido você não conseguirá se concentrar. Aquele que é introvertido é sempre feliz. Pense sobre isso. Não há nutrição como a felicidade. (Dadi Janki)

Na maioria das vezes a mente é como uma mangueira d'agua ligada mas sem comando. Ela pula para lá e para cá. Quando nos interiorizamos, damos os primeiros passos em direção ao autocontrole. É como comandar a mangueira. O próximo passo é ajustar a regulagem para que saia a quantidade adequada de água. Em caso de incêndio, apenas gotas não bastariam. Por outro lado, se fosse preciso regar uma flor, um esguicho forte causaria dano à sua delicadeza.




Brahma Kumaris






Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal