segunda-feira, 2 de junho de 2025

FÉ - MEDITAÇÃO - TRADIÇÃO


Quando a força da fé é liberada dentro de nós, ela nos leva a vivenciar a realidade além das palavras, além das imagens e dos pensamentos. Descobrimos então que os filtros das metáforas, por mais úteis e necessárias que sejam no nível do conhecimento, também devem ser removidos para que a fé cresça.

Como questão universal do homem, ou crescemos na fé ou ela murcha e morre. A fé contém o anseio eterno que todos temos de ver a realidade como ela é. “Irmãos e irmãs”, disse São João, “não sabemos como somos, mas sabemos que quando Cristo nos aparecer, seremos semelhantes a Ele, porque o veremos como Ele realmente é. Assim como Ele é puro, todos os que entendem esta esperança serão purificados” (1 João 3:2-3). Ver a Deus é tornar-se semelhante a Ele. A pureza é a condição para alcançar esta visão. Na religião onde a fé se restringe a crenças ou rituais, significa acrescentar mais filtros, interpondo assim um maior número de camadas intermediárias. Porém, no coração de toda religião está o conhecimento místico indestrutível de que na pureza última do espírito se alcança a visão total da realidade, sem filtros ou camadas intermediárias. A maioria de nós não alcançará esta visão completa, mas a intuição de que isso acontece faz parte da natureza profunda da fé.

Ver a realidade como ela é, ou pelo menos libertar-se progressivamente de alguns filtros, é um grande ato de fé. Expressa a verdadeira face da fé porque o nosso apego às crenças e rituais da nossa tradição proporciona-nos uma falsa segurança. E é por isso que muitas pessoas profundamente religiosas são indiferentes à meditação, pois lhes parece que com isto sairão de suas zonas de conforto e segurança e também de suas crenças e visões de mundo, sendo que estas os fazem crer diferentes e superiores aos demais.

No entanto, o caminho da fé não consiste na adesão teimosa a um ponto de vista particular, nem aos sistemas de crenças ou rituais tradicionais que o expressam. Isso seria simplesmente uma ideologia ou um tipo de sectarismo, mas isso não é fé. A fé é uma jornada de transformação que exige que avancemos, atravessemos e transcendamos os nossos quadros de crenças e práticas externas – não traindo-as ou rejeitando-as, mas também não permanecendo presos nas suas formas de expressão. São Paulo falou do caminho da salvação do princípio ao fim, na fé. A fé é, portanto, uma abertura desde o início do caminho humano. Naturalmente, precisamos de um quadro de referência religioso, de uma tradição. Se permanecermos centrados de forma estável, o processo de mudança desenrola-se e a nossa perspectiva sobre a verdade alarga-se continuamente.


Trecho de “Queridos Amigos”, de Fr. Laurence Freeman ,OSB (Boletim da Comunidade Mundial para Meditação Cristã, vol. 32, No. 3, setembro de 2008, p. 4.).


Transcrito por Carla Cooper



Fonte: WCCM Espanha - Comunidad Mundial para la Meditación Cristiana
http://wccm.es/
Traduzido por WCCM España e para o português por este blog.
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/vectors/medita%C3%A7%C3%A3o-zen-natureza-l%C3%B3tus-lago-8314420/



Para mais detalhes sobre a meditação cristã, ver:

* JOHN MAIN E A MEDITAÇÃO CRISTÃ: https://coletaneas-espirituais.blogspot.com/2020/05/john-main-e-meditacao-crista.html

DESÂNIMO E CORAGEM


Mesmo nos piores momentos de desânimo, deveis saber que esse desânimo contém os elementos que, se soubésseis aproveitá-los e utilizá-los, serviriam para recuperardes a coragem. O desânimo é um estado no qual existem forças formidáveis. Eis a prova: se ele é capaz de demolir todo um reino – vós mesmos, com todas as riquezas e possibilidades que estão acumuladas em vós, no corpo, no coração, no intelecto, na alma e no espírito –, é porque é verdadeiramente poderoso. Então, porque não experimentais apropriar-vos desse poder para o orientardes num sentido positivo? O homem não está consciente de todas as possibilidades que tem dentro de si. Mesmo quando se julga completamente extenuado, “nas lonas”, na realidade ainda lhe restam recursos formidáveis, capazes de o ajudar a continuar a sua caminhada.


Omraam Mikhaël Aïvanhov


Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/photos/alcan%C3%A7ar-mulher-garota-pulando-1822503/