terça-feira, 19 de agosto de 2025

COMO É A EXPERIÊNCIA DA ORAÇÃO/MEDITAÇÃO


Como todos sabemos por experiência própria, infelizmente nos distraímos muito facilmente.

O amor de Deus é dado a cada um de nós generosa, livre e universalmente. O amor de Deus flui em nossos corações como um grande rio. No entanto, somos como Marta na história do Evangelho: estamos sempre ocupados com uma infinidade de tarefas. Devemos aprender, e é essencial que o façamos, que apenas uma coisa é necessária, porque apenas uma coisa existe. Todos nós devemos, portanto, lidar com nossa própria falta de disciplina. Devemos trazer nossas mentes inquietas e errantes à quietude. Uma das primeiras e mais valiosas lições de humildade que recebemos é perceber que chegamos à sabedoria e à quietude deixando as distrações para trás somente por meio do dom de Deus. Sua oração é seu grande presente para nós. Tudo o que precisamos fazer é nos preparar. E fazemos isso quando entramos em silêncio para alcançar a infinitude de Deus.

É como se o mistério de Deus fosse um diamante maravilhoso e multifacetado. Quando oramos, falamos ou pensamos sobre Deus, estamos respondendo a uma dessas faces de diamante, mas quando entramos em silêncio, isto é, em Sua Presença, respondemos ao mistério que chamamos de Deus como um Todo.

O maravilhoso disso é que somos nós que respondemos plenamente à totalidade do mistério de Deus. Não se trata apenas do nosso intelecto, das nossas emoções, da nossa dimensão religiosa ou do nosso lado secular. Tudo o que somos responde ao Todo que É. Esta é a experiência da oração cristã.

As pessoas costumam se perguntar: como é a experiência da oração? O que acontece? Como é? É como o silêncio: um silêncio de paz, um silêncio de presença e um silêncio cada vez mais profundo. O caminho para esse silêncio exige muita paciência, muita fidelidade e, em nossa tradição de meditação, exige aprender a recitar nosso mantra* com perseverança.

Como disse João Cassiano, o mantra* contém tudo o que a mente humana pode expressar e tudo o que o coração humano pode sentir. Esta breve palavra nos transporta para o silêncio, que é o silêncio da energia criativa. Quanto tempo isso levará não nos importa. "Para o Senhor, mil anos são como um dia" (2 Pedro 3:8). A única coisa importante é que já estamos no caminho.



"A Totalidade de Deus" - Trecho do livro “MOMENTO DE CRISTO” de Fr. John Main, OSB (Nova York: Continuum, 1998), pp. 83-85.



Carla Cooper



Fonte: WCCM Espanha - Comunidad Mundial para la Meditación Cristiana
http://wccm.es/
Traduzido por WCCM España e para o português por este blog.
Fonte da Gravura:https://pixabay.com/pt/photos/monge-figura-relaxado-religi%C3%A3o-5357402/



Para mais detalhes ver:

* CAMINHO DO MANTRA: https://coletaneas-espirituais.blogspot.com/2022/09/mantra-duas-maneiras-de-ser-particula-e.html

* JOHN MAIN E A MEDITAÇÃO CRISTÃ: https://coletaneas-espirituais.blogspot.com/2020/05/john-main-e-meditacao-crista.html

* Mantra, aqui neste contexto, é uma ou mais palavras, numa determinada língua, que tenha algum significado na condução da nossa meditação.

* Mantra Maranatha: é uma expressão aramaica que, resumidamente, significa: “Vem, Senhor!”, e que é uma das expressões (mantras) usadas na tradição cristã. Obviamente, o mantra pode ser outro conforme a tradição (cabala, budismo, hinduísmo, sufismo etc.) (Nota deste blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário