quinta-feira, 27 de outubro de 2016

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

Discernir é entender a essência, é diferenciar o ouro autêntico do falso. Sempre que tiro alguma coisa de seu contexto, deixo de entendê-la e começo a distorcê-la. Todas as situações têm suas raízes históricas, seus efeitos presentes e suas implicações futuras. Discernir é considerar as inter-relações de todos os ingredientes de uma situação. Sem essa perspectiva sou impelido a proteger meus interesses, sou consumido pelo calor do momento, deixo de ver as consequências dos meus atos.

Para salvaguardar a liberdade, precisamos ser intransigentes. Não podemos aceitar uma atitude que diz, por exemplo, “um pouco de ganância, uma agressão leve, um pouco de raiva é necessário para manter as pessoas em seus lugares”. Tais pensamentos começam como um indício de violação. Eles multiplicam-se rapidamente e outros sentimentos ou ações erradas são justificados então. Nocivos ou negativos, os pensamentos, palavras ou ações produzem reações iguais assim como as ações e pensamentos positivos e benéficos. Em outras palavras: nós colhemos o que semeamos. (Vivendo Nossos Valores, Brahma Kumaris, 2014)

Nós nunca deveríamos nos preocupar. Com que eu deveria me preocupar? O que tiver que acontecer acontecerá. Por que então eu deveria me preocupar? Torne-se inabalável. Com o poder da concentração tudo fica fácil e natural. Quais são os passos então? Primeiro eu tenho que me concentrar ou primeiro eu tenho que ficar introvertido? Veja se você está introvertido ou extrovertido. Se você não estiver introvertido você não conseguirá se concentrar. Aquele que é introvertido é sempre feliz. Pense sobre isso. Não há nutrição como a felicidade. (Dadi Janki)

Na maioria das vezes a mente é como uma mangueira d'agua ligada mas sem comando. Ela pula para lá e para cá. Quando nos interiorizamos, damos os primeiros passos em direção ao autocontrole. É como comandar a mangueira. O próximo passo é ajustar a regulagem para que saia a quantidade adequada de água. Em caso de incêndio, apenas gotas não bastariam. Por outro lado, se fosse preciso regar uma flor, um esguicho forte causaria dano à sua delicadeza.




Brahma Kumaris






Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário