domingo, 5 de junho de 2016

A PEDRA BRUTA (SIMBOLISMO)

A imagem da pedra, principalmente quando de grandes dimensões, provocou sempre a admiração e o espanto do ser humano. Constituindo a Arquitetura uma das bases do simbolismo tradicional, a pedra nele ocupa abundante representação.

A Pedra Bruta é o emblema da pedra informe e irregular que desbastam os Irmãos Aprendizes ou Neófitos desde sua iniciação. É o símbolo da idade primitiva e, por conseguinte, do homem sem instrução e em estado natural, bruto em essência, necessitado de mais Luz e conhecimentos para melhor servir. A Pedra bruta é a imagem da alma do profano antes de ser instruído nos Mistérios e figura entre os objetos emblemáticos que devem ser representados sempre nos primeiros graus. Os trabalhos dados aos Aprendizes têm por objetivo demonstrar ao novo Iniciado a escravidão em que vive, despertando em seu coração o sentimento de sua própria dignidade e incentivando-o ao estudo da Verdade.

Aqueles que se encontram na Senda devem sempre lutar contra os inimigos naturais e internos do próprio homem que são: as paixões mundanas, os hipócritas, os perjuros, os fanáticos, os ambiciosos e os que especulam com a ignorância e o obscurantismo, buscando combate-los com vigor. Esta é a antiga batalha entre a Luz e as trevas, travada desde sempre dentro e fora da Alma humana e tornada histórica pelos antigos Cavaleiros, representantes da busca do Graal, mas que lutam neste mundo para toma-lo a si renovado pela Luz Crística. Com este trabalho, o Aprendiz ou Neófito passa das trevas para a Luz durante a jornada mística de sua vida.

No simbolismo antigo via-se comumente uma Pedra Bruta, sem forma definida, colocada no caminho do Iniciado na entrada e junto de uma das duas colunas do Templo. Tão logo o novo Irmão tivesse recebido a primeira fresta de Luz dos Mistérios, o Mestre de Obras, representante dos Trabalhos iniciáticos da corporação, completava a instrução acompanhando-o então até a citada Pedra Bruta onde, entregando-lhe o Malho, ensinava-lhe a dar os golpes misteriosos com os quais deveria chamar no futuro, às portas dos Templos, explicando-lhe ao mesmo tempo o seu significado Crístico: busca e encontrarás; chama e te abrirão; peça e te darão.




Adílio Jorge Marques, F.R.C.





Fonte do Texto e da Gravura:
Blog "Divulgação Rosacruz Jequié - AMORC
http://ordemrosacruzjequie.blogspot.com.br


REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

De a si momentos de felicidade. Saia do mundo de significado e interpretações e simplesmente procure ver o jogo como ele é. Saboreie a alegria de tudo. Seja inocente do detalhe e fique no Oceano Ilimitado que só vê beleza em tudo. Ele é o Lorde inocente, aquele que é belo e sábio. Deus está além mas conhece os desejos de todos. Ele também é chamado de criador do paraíso. Paraíso, um tempo para reviver e expressar espontaneamente o que é natural, através da inocência. (BK Ajay)

A maior arte é saber ficar em silêncio. Não apenas ficar sem falar com os lábios, mas sem falar com a mente. Quando a mente está tranquila, todo seu ângulo de visão muda. Ao invés de atacar os problemas, ela começa a perceber as oportunidades, as coisas boas da vida. E, nessa discriminação que vem do silêncio, residem todas as outras artes. As artes que tornam a vida um prazer e um desafio, como por exemplo, a forma de falar uns com os outros, de divertir os outros; de aceitar uns aos outros. E também a arte de como ser feliz não apenas juntos, mas sozinho.

O verdadeiro poder e a verdadeira autoridade não é exercer poder e autoridade sobre os outros, mas sobre si mesmo. Entender essa simples verdade é entrar no processo de se tornar um mestre de si. Mais do que tentar controlar os outros, eu começo a perceber que sou capaz de controlar meus próprios impulsos, hábitos, pensamentos e reações. (365 Beautiful Thoughts, Brahma Kumaris, Canada)

Amizade é a aproximação de iguais. Mesmo que as habilidades, papéis e funções sejam diferentes, existe uma visão de igualdade sem qualquer sentimento de superioridade ou inferioridade. Essa igualdade de visão permite uma aceitação incondicional do outro. Há tal proximidade respeitosa que um não interfere na personalidade do outro nem ancora a visão na fraqueza do outro. Uma vez que a visão é ilimitada a verdadeira bondade do outro é sempre mantida como a medida da verdade do outro; as fraquezas são como visitantes estranhos que no momento apropriado partirão.




Brahma Kumaris






Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Tumblr.com