quinta-feira, 15 de setembro de 2016

BRAHMAN OU DIVINDADE - A DIVINA PRESENÇA

O amor altruísta é apenas um, da mesma forma, a Divindade (Brahman) também não é múltipla. É por isso que as escrituras declaram: "Ekam Eva Advitiyam Brahma"! Isso significa que Deus é um e é único sem um segundo. Se optar por compreender a unidade em tudo, devemos procurar compreender essa unidade, reconhecendo a Divindade latente (Brahman) em diferentes seres vivos que entram em contato conosco. Simplesmente porque você adquiriu uma forma humana, você não deve pensar que é apenas humano na natureza. Sua forma externa indica que você é humano. Nunca esqueça seu eu interior, o aspecto real do Divino que está firmemente presente nas profundezas do seu coração. Quando Deus está firmemente presente dentro de você, é certo arquitetar pretextos e aparências falsas e inadequadas? Se nestas circunstâncias você começar a exibir desejos e mostrar distorções, isso estará fazendo injustiça a este aspecto residente permanente em seu coração. (Chuvas de Verão em Brindavan, 1974, Volume 1, Capítulo 4)

Brahman ou Divindade está presente em seu próprio coração e age como uma consciência que testemunha tudo. Sonharmos e enganar-nos em pensar que não há ninguém nos vendo fazer uma coisa ruim não é correto. Se alguém o vê ou não, o aspecto do Brahman, que tem sido descrito como aquele que tem milhares de cabeças e milhares de olhos, está sempre atento a você e às boas e más ações que você faz. Sem reconhecer e entender esta verdade básica de que Deus está sempre com você, você gasta muito tempo e energia pensando que Deus está em algum lugar lá fora e que deve encontrá-lo em outro lugar. Na Bhagavad Gita, esta é a razão pela qual Deus tem sido descrito como estando presente onde quer que você vá. (Rosas de Verão nas Montanhas Azuis, 1976, Capítulo 3)

A palavra "rendição" informa que há alguém que dá e há alguém que aceita e que você se entrega a alguém. Há uma sensação de dualidade implícita nesta palavra "rendição". Uma pessoa com uma mente dual é meio cega. O verdadeiro significado da rendição é o reconhecimento do fato de que, em todos e em todos os lugares, Deus está presente. O reconhecimento da presença de Deus em todos os seres (jivas) é o verdadeiro significado da palavra "rendição". Devemos executar todas as tarefas prescritas a nós como nosso dever e não é certo negligenciar nosso dever, ficar de braços cruzados e dizer que você entregou tudo ao Senhor. Se você tiver a sensação de que todo o trabalho que faz é para agradar a Deus, então esse é o aspecto correto da rendição. Você não se rendeu se entregar as consequências de todo o mal que faz a Deus e aceitar o crédito das boas consequências. (Chuvas de Verão em Brindavan, 1974, Volume 1, Capítulo 3)




Sathya Sai Baba







Fonte: http://www.sathyasai.org.br/
Fonte da Gravura: Tumblr.com

DESTINO - JUSTO OU INJUSTO

Cada provação por que passais deve servir para a vossa evolução. Por isso, não vos revolteis pensando que sois vítimas de uma injustiça da parte do destino. Alguém diz: «Eu não merecia isto!» Como é que ele pode saber aquilo que merece? Ele não se conhece: não conhece o seu passado distante, também não conhece o seu presente, tem apenas uma vaga ideia do seu futuro. Então, como pode afirmar que o destino ou o Senhor são injustos para com ele?

Mesmo quando, num processo, os juízes condenam um inocente – a História está cheia de erros judiciais! – por detrás dessa injustiça existe, na realidade, uma justiça. Isso aconteceu até com santos, com Iniciados, com grandes Mestres: alguns foram presos, queimados, crucificados... Aparentemente, era injusto; mas, na realidade, essas provações tinham um sentido e eles deviam aceitá-las, fosse para pagarem uma dívida do passado, fosse para compreenderem certas verdades que não teriam compreendido de outro modo, fosse para se tornarem mais fortes. O pensamento de que há uma injustiça divina impede os humanos de evoluir. Aconteça o que acontecer, eles não devem sentir-se vítimas de uma injustiça: deste modo, darão um grande passo em frente.





Omraam Mikhaël Aïvanhov






Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal