sábado, 24 de dezembro de 2016

OS DOIS CAMINHOS (VIAS) PARA A AUTORREALIZAÇÃO

Existem, em tese, dois caminhos para a plena auto-realização do homem. Eles se chamam via crucis e via discipular. A via crucis é, de longe, a mais árdua, e corresponde, a rigor, sobretudo ao trabalho dos avatares dentro de suas Ordens eternas, mas também vem a ser em algum grau o caminho dos santos. Já a via discipular é o caminho regular das Ordens milenares e dos sábios.

Uma das grandes diferenças é que, desde o ponto de vista da plena realização, jamais existe uma expressão massiva na primeira via, de tal modo seletiva e árdua que é, não se prestando portanto a uma expressão realmente social, mas diretamente hierárquica. Destina-se a purificar uma raça e dar mostras da mudança de tempos através da geração de um novo consenso espiritual e da preparação para o surgimento um Avatar que o coroe. Está também por isto na base da via discipular.

Explicamos. Enquanto não existe uma ordem real no mundo, a via discipular tampouco pode ser tomada com sucesso, naquilo que diz respeito à plena realização do homem. Então a tendência é pelo aspecto menor da via crucis, que é o caminho da santidade. Mas, chegada a hora, este caminho é coroado pela iluminação de um Mestre, dando lugar com isto a uma Ordem organizada, à partir da autorrealização do próprio Mestre enquanto modelo e arquétipo divino-humano.

De fato, a própria chegada de um Mestre – no caso, um Avatar – deixa implícito que está praticamente terminado o tempo para a via crucis em qualquer grau que seja, sendo agora desejável a reorganização do mundo, porquanto uma síntese já foi realizada e necessita ser agora difundida para o Bem geral. Daí que absolutamente tudo se acha sempre centrado na presença da Hierarquia e sobretudo na figura do Avatar.

Dito de outra forma, a Busca do Graal interno deu já seus frutos maiores, transformando-se num Graal externo que deve ser igualmente procurado, encontrado e entronizado. Este último corresponde também à Via da Espada (o discipulado coroado), simbolizada por Excalibur, onde o portador da espada sagrada tinha alcançado a autorrealização pela via discipular.

Um dos sinais da existência deste Graal manifestado está precisamente na existência das Escolas Iniciáticas, as quais representam o serviço natural e necessário de um Mestre. Tais Escolas existem para servir de receptáculo à realização superior, com fins de preservar no mundo uma Ordem perfeita que sirva de sementeira para a geração de homens superiores. Quanto mais o mundo necessita de organização superior, mais importantes são estas Ordens e mais devem se difundir.

Em nossos dias a Busca pelo Graal se encontra já encerrada, para júbilo de todos, porque isto significa que uma Nova Ordem começa a ser implantada no mundo a partir da Hierarquia manifestada, com o que a verdadeira realização pode ser oferecida no caminho natural, que é o do discipulado, onde pode-se contar com a benéfica e poderosa influência dos Mestres, assim como a sua ciência e a sua sabedoria.

Vale lembrar que o termo "nova ordem" não sugere apenas a troca de uma ordem por outra, mas a restituição de uma Ordem real onde a rigor não existia nenhuma. As coisas podem ser organizadas mais ou menos aleatoriamente numa "certa ordem", mas isto não significa que obedeçam ao sentido exato do termo, que é o de organizar tudo de uma forma perfeita e segundo a posição ou a função real de cada coisa em cada lugar e momento. O estabelecimento de uma Ordem real dá lugar à realeza, que é a forma de organização que adquire a Hierarquia de Luz em período de manifestação e atuação ativa no mundo, dando lugar às Idades de Ouro da Civilização.

Todo aquele que empreende uma relação de cooperação com a Hierarquia nestes termos e momentos, está participando já de uma esfera de irradiação solar e integra em princípio uma nobreza, no sentido lato do termo, que é o de realizar uma existência a mais nobre possível, em função de se estar empreendendo a tarefa histórica mais exaltada e significativa de todas, através da construção ativa de um mundo superior. Apenas isto já dispõe carmicamente uma alma na própria esfera da Iniciação solar (3° grau), tamanhos são os méritos trazidos por esta espécie de trabalho. Quanto mais próximo ao centro (leia-se: ao Mestre) maiores serão as conquistas, quanto mais consciente o trabalho, melhores os resultados. (...) A conscientização da função histórica de uma Escola de Mistérios e da realidade histórica da Hierarquia está na base da Iniciação.





Luís A. Weber Salvi






Fonte: do livro "Alquimia Espiritual"
Fonte da Gravura: Tumblr.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário