sexta-feira, 8 de julho de 2016

ATITUDES INARMÔNICAS

Parece quase impossível fazer o ser humano comum compreender que, no momento em que ele permite pensar ou dizer algo de natureza invejosa, ciumenta, vingativa, crítica, ou destrutiva – nesse momento – sua atitude mental está fora harmonia com a Mente Divina. O resultado há de ser falta de harmonia das forças físicas do corpo com as forças físicas do universo. Tal estado invariavelmente resulta em que as forças físicas do corpo se tornam algo destrutivas ou inarmônicas, e em alguma parte do corpo ocorrerá, gradualmente, uma manifestação externa.

Uma pessoa pode estar convicta de que o fato de perder a calma é desastroso para os nervos e o sangue e certamente produzirá uma reação física ou mental. No entanto, pode compreender que, quando seus pensamentos são grosseiros, críticos ou destrutivos, com certeza provocam reação em seu estado mental e físico. Quando uma pessoa despende qualquer energia de pensamento em dar vazão a ódio, crítica destrutiva, ou comentários grosseiros sobre um indivíduo ou grupos de indivíduos, cedo ou tarde a reação dessa atitude inarmoniosa produz uma condição física ou mental mais ou menos grave.

A pessoa que acredita que alguém lhe fez injustiça e acha que deve fazer comentários destrutivos a seu respeito, ou que sempre está procurando criticar alguém maliciosamente, por certo, estará trazendo má saúde e infortúnio para a sua vida. É metafisicamente verdadeiro o fato de que, para cada minuto gasto no pensamento de impressões desfavoráveis, crítica destrutiva, ou ódio para com alguém, haverá horas de sofrimento físico e mental.

A primeira coisa que temos de fazer, então, ao considerarmos o alívio de qualquer condição mental ou física, é analisar o nosso Eu mental por algum tempo e verificar que pensamentos, atitudes e estado mentais temos mantido ou expresso, e, imediatamente, eliminar essa atitude, invertendo nossas opiniões, nossas ideias, substituindo-as por pensamentos de amor e bondade. Em outras palavras, o veneno mental que tenha estado corroendo o próprio coração de cada célula do nosso organismo terá de ser eliminado, antes que se possa fazer qualquer tratamento para aliviar as últimas ou exteriores manifestações.

Qualquer outro processo estará apenas tratando essas manifestações externas, como ao tomarmos drogas para entorpecer os sentidos, sem eliminarmos a verdadeira causa. Portanto, após analisarmos nosso Eu interior e descobrirmos os pensamentos destrutivos que temos realmente mantido devemos nos purgar de qualquer possível veneno, mantendo pensamentos de amor, bondade, cortesia e comunhão espiritual com todos os seres humanos e todos os demais seres vivos da face da Terra.

Devemos nutrir intensamente o pensamento de que tudo é bom, todo mundo é amoroso e bom, de que ninguém é mau (apenas diferente), de que não existem seres maus, pois, todos são Filhos da Luz e Filhos de Deus.





Dr. Harvey Spencer Lewis, F.R.C.






Fonte: do opúsculo "Cura Pessoal"
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

TEMAS DE ESPERANÇA

Quem goste de pessimismo, e se queixe de solidão, observe se alguém estima repousar no espinheiro.

*

Pense que se não houvesses nascido para melhorar o ambiente em que vives, estarias decerto em Planos Superiores.

*

Com a lamentação é possível deprimir os que mais nos ajudam.

*

Se pretendes auxiliar a alguém, começa mostrando alegria.

*

A conversa triste com os tristes, deixam os tristes muito mais tristes.

*

Quem disser que Deus desanimou de amparar a Humanidade, medite na beleza do Sol, em cada alvorecer.

*

Se tiveres de chorar por algum motivo que consideres justo, chora trabalhando, para o bem, para que as lágrimas não se te façam inúteis.

*

Nos dias de provação, efetivamente, não seriam razoáveis quaisquer espetáculos de bom humor, entretanto, o bom ânimo e a esperança são luzes e bênçãos em qualquer lugar.

*

Guarda a lição do passado, mas não percas tempo lastimando aquilo que o tempo não pode restituir.

*

Quando estiveres à beira do desalento pergunta a ti mesmo se estás num mundo em construção ou se estás numa colônia de férias.

*

Deus permitiu a existência das quedas d'água para aprendermos quanta força de trabalho e renovação podemos extrair de nossas próprias quedas.

*

Não sofras pensando nos defeitos alheios; os outros são espíritos, quais nós mesmos, em preparação ou tratamento para a Vida Maior.

*

Se procuras a paz, não critiques e sim ajuda sempre.

*

Indica a pessoa que teria construído algo de bom, sem suor e sofrimento.

*

Toda irritação é um estorvo no trabalho.

*

Deixa um traço de alegria onde passes e a tua alegria será sempre acrescentada mais à frente.

*

Quem furta a esperança, cria a doença.

*

O sorriso é sempre uma luz em tua porta.






Francisco Cândido Xavier / Emmanuel





Fonte: do livro "Companheiro", IDE
Fonte da Gravura: Tumblr.com

PACIÊNCIA (KSHAMA)

Para o progresso espiritual, kshama (paciência) é a base real ou a fundação. Grandes pessoas e países perderam sua glória, prestígio e reputação por causa do desaparecimento de Kshama. Sem paciência e capacidade de tolerância, a pessoa torna-se fraca espiritualmente. Tal fraqueza leva a sentimentos ruins, pensamentos indesejáveis e ações impróprias. Esta virtude é melhor cultivada em circunstâncias adversas e problemas, e a pessoa precisa, portanto, acolhê-los alegremente em vez de considerá-los indesejáveis. Assim, tempos de aflição e um ambiente de tristeza e miséria oferecem a oportunidade ideal para o desenvolvimento de Kshama. No entanto, por causa de fraqueza mental e ignorância, evitamos experiências dolorosas e angústia. Você não deve ser fraco; seja corajoso e acolha os problemas. Deixe-os vir; quanto mais melhor. Somente com uma atitude tão corajosa, você será capaz de trazer para fora a kshama escondida dentro de você. (Discurso Divino, 25 de maio de 2000)

Para adquirir amor altruísta, a qualidade de kshama ou paciência é uma necessidade vital. (kshama é uma palavra rica em significado. Além de paciência, implica também em paciência extrema e uma enorme capacidade de esquecer, como também perdoar). Todo indivíduo deve cultivar essa nobre qualidade. Kshama não é alcançada por livros de leitura ou aprendida com um instrutor. Também não pode ser recebida como um presente de alguém. Esta nobre virtude de kshama pode ser adquirida apenas por esforço próprio, enfrentando diretamente diversos problemas e dificuldades de vários tipos, passando por angústias e sofrimento, bem como tristeza. Na ausência de kshama, o homem torna-se suscetível a todos os tipos de más tendências. O ódio e a inveja facilmente criam raízes em uma pessoa sem essa virtude. Divindade é meramente a manifestação combinada de prema (amor) e kshama. (Discurso Divino, 25 de maio de 2000)




Sathya Sai Baba





Fonte: http://www.sathyasai.org.br/
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal