domingo, 11 de setembro de 2016

A INICIAÇÃO (DESENVOLVIMENTO DA ALMA)

A Iniciação Filosófica tem seu objetivo em um propósito quádruplo, que o Aspirante deve alcançar, se deseja obter êxito completo.

Durante o processo de crescimento e de progresso, todas as forças internas potenciais de todo nosso complexo ser – o corpo, a mente e a alma – devem ser exaltados.

Antes ou durante este processo deve surgir um desejo dominante. Este desejo deve estar constantemente fervente na mente e na Alma do Aspirante, mesmo que este desejo ainda se encontre latente. Este desejo deve dominar o Aspirante a tal ponto, que ele não encontre repouso, a menos que se encontre ativo, fazendo todo o esforço para alcançar o ideal inspirado pelo seu desejo.

A concentração ou centralização de todas as forças potenciais dentro do ser, dá ao indivíduo o vigor necessário, a potência e a fortaleza para trabalhar incessantemente para a realização do seu desejo.

Deve haver o desejo e o esforço para o despertar e para a iluminação do Cristo ou Centro da Alma. Deve haver o estabelecimento de um contato, isto é, adquirir a união com um dos Centros Hierárquicos em atividade.

Para o Aspirante alcançar este objetivo, deve aprender a Obedecer, a Saber, a ter Vontade ou Querer, a Ousar e, todavia, a permanecer em silêncio. Deve reconhecer a verdade de que "no silêncio se encontra a força".

É natural que existam conceitos errôneos e dúvidas, no tocante a esta matéria, nas mentes daqueles para os quais todas estas coisas sejam relativamente novas. Antecipar dificuldades que se apresentam na busca das mentes inquisitivas e dar explicações claras sobre elas, é o propósito desta mensagem.

Múltiplas impressões errôneas existem entre os Aspirantes, como se comprova pelas perguntas constantes que fazem sobre a Iniciação e em especial sobre seus aspectos Esotéricos ou Arcanos. Escassa informação se tem dado ao público, sobre o esoterismo da Verdadeira Iniciação, ainda que múltiplos livros possa conseguir o investigador desta matéria. Muitos destes tratados são de pouca utilidade prática. Alguns deles são, na realidade, prejudiciais, porque ocultam os problemas envolvidos e, com frequência, alentam práticas de ocultismo, especialmente as psíquicas, que tendem a induzir a negatividade da mente, que é exatamente o oposto do que se requer par alcançar a Iniciação Filosófica.

A Iniciação trata principalmente do processo de desenvolvimento espiritual interno – um despertar gradual do Cristo ou Alma de cada um – e a obtenção da Consciência da Alma. Na linguagem Bíblica, isto é o renascimento ou segundo nascimento, o do Espírito, e que uma vez obtido, traz consigo todo o bem e todas as coisas boas almejadas.

Uma apresentação racional deste problema deve basear-se no estabelecimento de uma clareza mental, de uma boa saúde física, de uma fortaleza da mente e do corpo físico, de um vigor e de uma virilidade, de uma força superior, que proporcione um estado de alerta das faculdades do discernimento. Qualquer sistema que menospreze o corpo físico e suas funções, tende à apatia mental, o que é perigoso e deve ser evitado.

Desgraçadamente, os conceitos errôneos prevalecem com respeito à localização e à função da vontade. A falsa impressão geral e quase universal é que a vontade pode ser desenvolvida por todos, prescindindo do desejo interno e da energia de levar a cabo o propósito do desejo. Isto é um sofisma. Por mais que uma pessoa queira desenvolver um trabalho especial, se o desejo de chegar ao fim não é suficientemente forte, e se o executante não se encontra pronto, mais que isto, se não se encontra ansioso de deixar tudo o mais para realizar este único desejo, e se este único desejo não é suficientemente potente para induzir todas as atividades mentais e físicas para realizá-lo, então o fracasso será inevitável.

A vontade sempre se encontra baseada na aspiração, porque o desejo é sempre o princípio que nos ativa e governa. O desejo é comparável ao amor. Onde o amor é forte, até a certeza da morte não intervirá em seus ditames. É reconhecido que o desenvolvimento elevado ou espiritual exige o cultivo de uma vontade imperiosa. É por isto que esta parte da Grande Obra é capaz de gerar conflitos e dificuldades. Métodos simples, sãos e razoáveis devem ser seguidos para sua realização. Os métodos mais apropriados, para este propósito, são, na verdade, tão simples que, com frequência, são ignorados, e os meios existentes, geralmente, são desdenhados.

No processo da Iniciação Filosófica e no cultivo da vontade, a Lei Divina é: Execute o que deve fazer, independentemente de quão insignificante possa parecer ser. Faze-o, quando deve ser feito, na forma que deva ser feito, sem questionamentos... Se é algo que geralmente nos desgosta, faze-o de boa vontade para alcançar algo útil e terminarás com um sentimento de satisfação, de que levaste a cabo devidamente o teu dever e a tua missão, como um meio para alcançar um fim. Igual empenho deve pôr-se na importância de dirigir a vontade nos caminhos da obediência ao Ideal Divino.

Além dos fatores que já se tem mencionado, ainda existem outros importantes no desenvolvimento de uma vontade Superior e do poder que a acompanha. Em primeiro lugar vem a virtude da verdade, isto é, o conhecimento relacionado com as leis da retidão e da benevolência. Em segundo lugar, a virtude do amor imparcial e da boa vontade em todos os setores da criação. Não é desejável possuir simplesmente uma vontade forte. Isto pode terminar nos conduzindo a uma teimosia estéril.

Uma vontade férrea torna-se uma possessão preciosa, quando induzida e guiada pela luz do verdadeiro entendimento e que se faça radiante no calor e no amor da bondade do coração. Neste campo de atividade, a bondade, baseada na moderação e cordura, se torna um poder criativo. Uma força de vontade cuidadosamente guiada e unida ao entendimento das leis que governam a vida, vitalizada por um bondoso senso de justiça e por raios geniais de amor, é uma barreira contra as tendências irracionais e destrutivas. Ancorada em um incentivo irresistível, que nada pode desviar, deve estar uma vontade interior posta em atividade para alcançar o saber e o poder necessários para qualquer realização que se deseja. Esta é uma Lei que se baseia no princípio que suprime toda impressão equivocada, ao tratar do desenvolvimento da vontade.

Como resultado da leitura das obras que tratam do poder da mente, há uma multidão que pensa que, por cultivar a vontade, pode desenvolver poder suficiente para sobrepor-se a todos os defeitos mentais e corporais.

A impaciência deve ser recusada, assim com a indolência, a inatividade e o descuido, quando o êxito for lento em aparecer. É neste ponto crítico que a vontade é de imprescindível importância.

As Leis Espirituais, as Leis que versam sobre o Cristo ou Alma do Homem, estão em harmonia perfeita com o que se denomina LEIS NATURAIS. O mundo natural é um protótipo do mundo espiritual. A tábua de Hermes, o Legislador, claramente diz: "Como é em cima, assim é embaixo. Como é embaixo, assim é em cima". Devido a esta Lei, qualquer utilização de forças mentais e da vontade, que chegue a violar uma lei natural, viola também uma Lei Divina Espiritual, e isto deve ser evitado.

O sábio agricultor, plantador de sementes e ceifador da colheita, está completamente seguro de que a compra das boas sementes e o fato de lançá-las aos quatro ventos não é suficiente para se obter uma boa colheita. Ao contrário, seu primeiro pensamento é o de bem preparar a terra onde a semente vai ser plantada. E isto deve ser executado de forma adequada, reconhecendo, como ele faz, que a terra pobre ou despreparada, certamente renderá uma colheita pobre. Mesmo depois que a terra esteja bem preparada e a boa semente obtida e semeada, no tempo propício, o agricultor experiente sabe que ainda tem que haver um cultivo adequado e regular, para que o rendimento da safra seja de acordo com o esperado.

O mesmo acontece com o aspirante que é sábio e sincero. Sua primeira preocupação é alcançar um perfeito entendimento da Lei, a fim de que se encontre inteiramente instruído a respeito de todos os aspectos da matéria que está tratando. Assim procede o estudante de Medicina, um advogado ou qualquer outro profissional, que estuda cuidadosamente e a fundo seus livros de texto.

O Aspirante à vida espiritual, após adquirir seus conhecimentos, prossegue no preparo de seu corpo, limpando-o de impurezas, abastecendo-o com os bons alimentos, necessários ao desenvolvimento de um potente sistema nervoso, do seu físico e do seu veículo mental. Como se pode esperar, o desenvolvimento do vigor mental e de uma poderosa vontade depende de o corpo estar preparado adequadamente. De igual forma, não seria possível esperar que um motor a gasolina faça um trabalho satisfatório com seus componentes avariados. O motor a gasolina é desenhado de forma parecida ao corpo físico de um homem. Assim, o mesmo cuidado que se dá a uma máquina deve ser dado ao corpo do homem, pois somente desta forma ele funcionará corretamente e de forma eficaz.

Um conceito errôneo, quase universal, é o de associar o Arcano ou Iniciação Filosófica com formas sutis do hipnotismo, psiquismo e outros aspectos de experimentação psíquica, os quais têm todos base negativa.

O desenvolvimento da Alma ou Iniciação Filosófica é o despertar do Cristo Interno, fazendo com que Ele se manifeste; não tem nada a ver com estas crenças ou práticas indesejáveis. As bases do Arcano são radicalmente e fundamentalmente opostas a todo aspecto de manifestação anormal. A Iniciação resulta de um contínuo esforço para o desenvolvimento, trata do despertar do Ser inconsciente, fazendo surgir o Cristo na consciência.

É o segundo nascimento Espiritual. Os métodos seguidos na Senda, até à Iniciação Filosófica, previnem eficazmente contra toda forma de tendências negativas. Repudiam todo aspecto que interfira com a independência ou com a honra individual do Aspirante, com tudo que possa interferir no controle de si mesmo e com sua responsabilidade pessoal e que o impossibilite de dar a tudo sua tônica e sua característica elevadas.




Dr. Reuben Swinburne Clymer






Fonte: Fraternitas Rocicruciana Antiqua
Grande Oriente Rosacruz
Fonte da Gravura: Tumblr.com

REFLEXÕES SOBRE O MEDO

Medo é porta de entrada para toda sorte de desequilíbrio.

Em vez de se render às suas insinuações, seja prático, e verifique se algo pode ser feito, no sentido de debelar-lhe os motivos; faça-o de imediato, e, depois, tranquilize-se.

Mesmo que tudo esteja no pior, aterrorizar-se só tornará as coisas ainda mais complicadas.

Asserenar-se é a melhor atitude interna para propiciar a descoberta de soluções criativas e para, com isso, reagir com inteligência, maturidade e eficiência às problemáticas enfrentadas.

Quase sempre o medo é desproporcionalmente maior aos riscos reais que o inspiram.

Transforme medo em amor. Substitua a motivação de um pela do outro, e notará sua vida converter-se numa aquarela de alegria e tranquilidade. Não, isso não é difícil. Difícil é continuar sofrendo o tormento das fobias, dos temores, tenham fundamento ou não. Não tente enfeixar argumentos em favor do medo. Perceba o absurdo da auto-obsessão a que se confia e rompa, de uma vez por todas, com o paradigma emocional que escolheu para si, consciente ou inconscientemente.

Confie-se ao Amor de Deus. A Divina Providência tudo pode fazer por você. Faça a sua parte, mas entregue a Deus o seu destino, bem como os resultados de seu empenho.

Talvez, prezado amigo, tenha sido trazido para essa situação vexatória, pelas Forças da Vida, justamente para ser posto em busca da reconexão com o Divino.

Alinhe-se a Deus, e você terá feito a melhor coisa que poderia fazer por si, em toda sua vida.

O medo é tão mais presente na vida do indivíduo, quanto menos Deus estiver com ele. Preencha os espaços vazios de seu coração, com a plenitude de Deus, e o medo não terá espaço na morada de sua alma. A vivência espiritual é necessidade psicológica humana de que não se pode evadir. Males de etiologia difusa e misteriosa, como a síndrome do pânico, têm origem nessa negligência, em campo fundamental do existir humano.

Há quem faça uma lista de mil motivos para se aterrorizar. Acha-se muito inteligente por isso. Ao reverso, poderia fazer uma outra para se maravilhar e deleitar com a vida, e não percebe que seria tão fácil confeccionar essa quanto a outra, e quão seria mais prazeroso fazer essa última, sem nem contar os magníficos efeitos na própria vida.

Não acredite nas sugestões hipnóticas da cultura do medo, que o cerca por todos os lados e que constitui um dos aspectos que mais caracterizam o estágio atual da civilização humana.

Faça a sua própria "lavagem cerebral", conforme seus interesses, em função de suas metas, de sua felicidade.

Uma coisa é certa: o medo não serve à sua paz, à sua alma, a você.

Cabe-lhe, portanto, debelá-lo, com todas as forças do coração e da inteligência.





Anacleto/Eugênia/Gustavo Henrique
Psicografia de Benjamim Teixeira






Fonte: do livro "Reflexões Matinais"
Fonte da Gravura: Tumblr.com

INIMIGOS EXTERIORES E INTERIORES

Por que é que tantos seres notáveis suscitam inimizades terríveis? Porque as forças obscuras que eles expulsaram do seu mundo interior voltam a atacá-los, mas do exterior, por intermédio de outras pessoas que se sentem perturbadas ou incomodadas pelas suas qualidades, pelas suas virtudes, pela sua força de caráter. As pessoas que vivem uma vida vulgar, pelo contrário, não perturbam nem incomodam ninguém e toda a gente se sente contente com elas.

Não é fácil enfrentar os inimigos exteriores, no entanto eles são menos perigosos do que os inimigos interiores. Com eles, deve-se usar a bondade, a doçura, a paciência, ao passo que com os inimigos interiores é preciso usar firmeza, autoridade, severidade. Infelizmente, a maior parte das pessoas têm mais tendência para fazer o contrário: são pacientes, indulgentes, para com os seus inimigos interiores, e assim mantêm-nos nelas; e manifestam uma extrema severidade para com os seus inimigos exteriores, que, evidentemente, rebatem. Não é de ficar surpreendido se elas continuarem a debater-se com dificuldades ...




Omraam Mikhaël Aïvanhov






Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Tumblr.com

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

Enquanto realizando as tarefas, seja preciso mas fique desapegado do resultado das ações. Esta atitude evita que você se torne escravo de suas ações. Fazer e desapegar são os verbos que nos mantêm imunes ao resultado da ação. Quando praticamos esse tipo de desapego, nos tornamos amorosos com todos.

A qualidade mais importante do intelecto é entender as coisas como elas são e não como parecem ser. Assim como nada pode ser escrito na luz, um bom intelecto nunca se deixa poluir pelo inútil nem influenciar-se pelo negativo. Com tal lucidez, ele fica ocupado com suas próprias experiências - não tem tempo para ficar observando como os outros estão agindo. Ao invés de criticá-los e julgá-los, ele permanece estável e poderoso em seu trabalho interior.

Em uma mente grande todo pensamento que emerge tem um propósito, uma relevância, uma aplicação. Pensar construtivo, pensar criativo, pensar compassivo, pensar saudável, pensar pacífico. Negatividade e desperdício não têm a chance de entrar. Uma mente grande é capaz de abraçar a diversidade no espírito da unidade. Perda é convertida no melhor, espinhos são transformados em flores.

A fraqueza de uma pessoa tem o poder de reduzir os meus bons votos por ela. Mas preciso estar atento para não deixar que a qualidade dos meus sentimentos reduzam em relação a essa pessoa. Deus sabe que existem conflitos de natureza, mas esses conflitos não devem afetar o relacionamento ou impedir o sucesso de uma tarefa. Somos a família de Deus! Quando não há amor em uma família, então não é uma família. Elevar aquele que caiu é um ato de caridade. Caridade é dar entusiasmo, cooperação e –principalmente - amor.





Brahma Kumaris






Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal