terça-feira, 20 de novembro de 2012

EXPANDINDO A CAPACIDADE PARA A GRANDEZA

Já aconteceu de você ter conseguido algo grandioso e logo depois se sentir vazio? Muitas vezes, acreditamos que seremos felizes e realizados ao terminar um projeto, encontrar a alma gêmea ou ganhar aquele prêmio almejado – só para descobrir que, depois, o entusiasmo inicial passa e um imenso vazio se instala em seu lugar. Um sentimento do tipo "Bem, e agora?"


O Zohar, a fonte da sabedoria kabalística, explica que enquanto existem poucas certezas na vida, uma coisa é sempre certa: cada um de nós é capaz de realizar muito mais do que realizou até agora.

E isso significa: haja o que houver.

Mesmo que tenhamos construído o arranha-céu mais alto, existe outro, ainda maior, que podemos construir. Se descobrimos a cura de alguma doença, existe outra para ser sanada. Se ontem nos importamos incondicionalmente com quatro pessoas, hoje precisamos nos empenhar para aumentar esse número.


É a mesma lógica do esforço físico: na academia, quando você levanta um peso de 10 quilos confortavelmente, o treinador diz que você vai precisar aumentar a carga se quiser ficar mais forte. 
 
O problema é quando a voz do "Lado Negativo" entra em nossa mente e nos diz que não conseguimos fazer mais. O "Oponente" vai lembrá-lo insistentemente de suas limitações e o atrairá para a negatividade, dando-lhe todos os motivos do mundo para que você não se torne uma pessoa melhor ou alcance um estado mais elevado de consciência.

Mas os kabalistas ensinam um grande segredo: nenhuma das nossas limitações nos torna menos capazes.

É claro que podemos ser egoístas. Ficamos reativos. Todos nós fazemos coisas negativas algumas vezes. Mas temos que nos amar, temos que nos perdoar e temos que saber que somos capazes de muito mais do que sequer podemos imaginar; aconteça o que acontecer.

Todos nós podemos fazer coisas ainda mais grandiosas; mas o primeiro passo é saber que podemos e que conseguiremos.

Temos que continuar a aumentar e a expandir nossa capacidade para a grandeza. Não importa se temos quinze ou cinquenta anos: tudo o que realizamos na vida até agora é apenas a ponta do iceberg.
 
Rav Yehuda Berg
Centro de Cabala
 
Fonte: www.kabbalah.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário