domingo, 1 de janeiro de 2023

MEDITAÇÃO - EGO OU VERDADEIRO EU


Se nos sentimos isolados dos que nos rodeiam, é porque estamos isolados de nós mesmos. Somente quando sabemos quem somos, podemos ser quem realmente somos e nos comunicar com os outros. Mas o que realmente nos impede de alcançar nosso verdadeiro eu? A meditação nos dá uma resposta muito simples. Uma resposta que, justamente por ser simples, nos é difícil: nada. Não há nada entre nós e nosso verdadeiro eu. Nada, exceto a falsa ideia de que há algo entre eles. Essa ideia falsa é o que chamamos de ego.

Em nossos momentos de meditação... acessamos outro nível de autoconsciência. Primeiro aprendemos a deixar todas as ideias para trás. Então, no próximo nível de consciência, nos separamos da imaginação e deixamos todas as imagens para trás. Quando conseguimos isso, somos simplesmente nós, sem capas, nus. Isso é o que Jesus chamou de "pobreza de espírito".

É uma bela pobreza de espírito. É uma maneira emocionante de ir. Embora haja momentos em que é árduo, não deixa de ser um caminho bonito e sereno. É uma grande pobreza porque nos liberta do ego e nos permite ver a luz do nosso ser real e saber que fazemos parte dessa mesma luz. O mantra* nos leva através das camadas de pensamento, linguagem e imaginação para a pura luz da atenção plena. O mantra é simplesmente o foco que nos leva ao centro onde brilha a luz do eu real.

É possível que você esteja meditando há muito tempo e não sinta que isso está acontecendo. Mas não se preocupe. Não espere que nada aconteça. Se você perseverar, com fé, sua própria vida brilhará lenta mas profundamente graças a essa luz interior e você saberá que essa luz está aí, em tudo.

Nota: Para mais detalhes ver:
*
CAMINHO DO MANTRA: https://coletaneas-espirituais.blogspot.com/2022/09/mantra-duas-maneiras-de-ser-particula-e.html
* JOHN MAIN E A MEDITAÇÃO CRISTÃ: https://coletaneas-espirituais.blogspot.com/2020/05/john-main-e-meditacao-crista.html



Carla Cooper




Fonte: “The Light of Being”, trecho de LIGHT WITHIN de Laurence Freeman OSB, (Londres: Canterbury, 2008), pp. 85-87.
WCCM Espanha - Comunidad Mundial para la Meditación Cristiana
http://wccm.es/
Traduzido por WCCM España e para o português por este blog.
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário