terça-feira, 31 de outubro de 2023

ESCORPIÃO - TEMPO DE REORIENTAÇÃO


SOMOS ALMAS E NÃO O CORPO

O zodíaco representa a jornada da alma de uma forma simbólico. A entrada do Sol no signo de Escorpião marca o ponto na vida em que o homem tem um ponto decisivo da crise e resolve reorientar-se, para retornar da objetividade à subjetividade. É como dizer: "Eu me levantarei e irei para meu Pai." Ao voltarmos para casa, somos confrontados com tudo o que construímos em nossa jornada rumo ao externo com indiferença, negligência, abandono, ódio, ciúme e muitas outras coisas. Devemos enfrentá-los e ajustar tudo. Portanto, o caminho de Escorpião é um caminho de provas, de experiências e de triunfo final, porque a vontade se fortalece mais e mais.

Somos almas e por isso, de forma natural, carregamos Luz, Amor e Sabedoria, não é necessário, por isso, adquiri-los. Mas sobre a alma, há camadas de impurezas acumuladas, que impedem seu funcionamento e tornam a luz opaca. Quando a matéria prevalece, a luz da alma empalidece e há uma queda gradual no estado da matéria, como em uma espiral estreita.

Somos almas, não o corpo. Nos são dados três corpos, um é o corpo mental, o segundo o corpo emocional ou astral, e o terceiro é o corpo físico. Neste corpo tríplice, a alma com o seu Amor, Luz e Sabedoria se unem e vivemos como em um lar. Se tivermos controle sobre os corpos, somos Mestres. Quando não sabemos como morar em harmonia no lar, os corpos têm controle sobre a alma e nos tornamos como prisioneiros. Através da busca por prazer, conforto e errôneo uso do dinheiro e da sexualidade, o corpo físico fecha uma porta. Por ambição, ódio e medo, o corpo emocional fecha outra porta. O preconceito, crueldade e orgulho finalmente enjaula a alma dentro do corpo mental. Como sombras escuras essas qualidades se instalam dentro de nós e nos fazem esquecer nossa origem. A personalidade cresce forte, mas a consciência interior morre.


MORTE DA CONSCIÊNCIA

Diz-se que Escorpião causa a morte da consciência. O pássaro solar alado se torna uma serpente rastejante que cavou, ela mesma, mais fundo e mais profundamente dentro da matéria. Através da queda descrita em todas as grandes escrituras do mundo, o homem perde a consciência do espírito e permanece enterrado na matéria. "Quando ele atinge a matéria, é tão escuro quanto a noite", como se explica na linguagem de H. P. Blavatsky. Preto é a cor de Escorpião, o chumbo é o seu metal. Drogas e venenos que causam perda de consciência são regidos por este signo. Também rachaduras e buracos, bem como plantas, animais e pessoas que gostam do escuro são regidas por este signo.


CONSCIÊNCIA DA EXISTÊNCIA

Na escuridão da matéria mais densa, nós com certeza esquecemos nossa existência - como em um sono profundo - mas não deixamos de existir. E assim como qualquer estado de Luz é uma profecia da escuridão, qualquer estado de escuridão é também uma promessa de Luz. Por esse motivo Escorpião simboliza não apenas a suspensão da consciência, mas também o desaparecimento da consciência inferior no homem superior. Quando o homem é despertado para o seu Ser como pura existência e não se identifica mais com seu corpo, suas emoções e seus pensamentos, isso irá libertá-lo do aprisionamento da matéria. A consciência de AQUILO que EU SOU no mais íntimo do meu ser, eleva o espírito do denso mundo material. Então a história de Escorpião é a história do desaparecimento do homem e o aparecimento do Iniciado. O iniciado faz sua identificação com sua origem: a cobra rastejando no chão sobe e se torna a serpente alada, a águia. O Cajado de Hermes, o símbolo dos médicos, a Serpente Emplumada dos maias mexicanos, a decoração da cabeça do chefe dos Hierofantes egípcios, bem como as Serpentes chinesas e indianas, ou Dragões da Sabedoria, apontam para esse segredo.


TRANSFORMAÇÃO SECRETA

O caminho para a Luz é o difícil caminho do fio da navalha, da disciplina espiritual, na qual a personalidade morre, a alma nasce e finalmente o espírito é revelado. O progresso no estado de Escorpião é silencioso e reservado. Tudo é conduzido interiormente e trabalhado em benefício de outros. Mas à medida que o homem se retira para o seu próprio ser pela transformação interna, ele não descura de seus deveres sociais e domésticos. Nada do seu trabalho interno é visto exteriormente, até mesmo seu próprio vizinho não sabe nada sobre isso. Aqui muitos falham em ao longo do caminho, eles se tornam pouco práticos ​​e sonhadores. Por isso perdem a firmeza na vida objetiva, e também não ganham nada em subjetividade.


RITMO E RITUAL

Escorpião é o signo dos rituais. O ritual é a ordem superior imitada no plano material. Os rituais genuínos estão relacionados com a morte da personalidade e o nascimento da consciência. A vida rítmica é um pré-requisito para um ritualista. O ritmo leva ao ritual e o ritual leva aos segredos ocultos, que revelam a Luz da Verdade. O ritmo é diferente da rotina. A rotina é um movimento mecânico, o ritmo carrega a vida do frescor em sua abordagem. Conduzir a oração e a meditação como rotina, é diferente de conduzir a meditação como um ritual. Se as meditações matinais e noturnas são conduzidas como um ritual, embarcamos em um caminho espiral em direção ao alto. Se fizermos isso como uma rotina, significa que apenas marcamos um tempo. Para aqueles que estão mortos na rotina, toda meditação é a mesmice; eles estão mortos em espírito. Mas existem pessoas que podem aproveitar cada nascer do sol, podem ver a beleza do nascer do sol diariamente, por décadas.

A intenção de Escorpião é internalizar para perceber a vontade de Deus. Quando isto tiver sido alcançado, termina a fase da internalização, do desaparecimento. O homem retorna ao mundo e trabalha com a sociedade. Tendo alcançado este caminho, muitas vezes é incompreendido e recebe crítica, e muitos estão esperando encontrar falhas nele. Ele, no entanto, não se importa com isso e continua com seu trabalho em prol daqueles que tentam também encontrar a entrada do Templo.




Fontes: K. P. Kumar, "Hércules, El Hombre y los Símbolos" / "La Cruz de Acuario"
E. Krishnamacharya, "Astrología Espiritual". The World Teacher Trust
Alice Bailey, "Astrología Esotérica", Lucis Trust

Círculo de Buena Voluntad
Cartas sobre Astrologia Espiritual
www.good-will.ch
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/illustrations/signo-escorpi%C3%A3o-hor%C3%B3scopo-projeto-4374412/

UNIVERSO É HARMONIA


Uma pessoa vem pedir-me um conselho sobre a sua saúde: já consultou todos os médicos, já tomou todos os remédios, mas não tem quaisquer melhoras.

Eu digo-lhe: «Uma vez que já experimentou tudo e nada deu resultado, tente agora um remédio em que ainda não pensou. Harmonize-se todos os dias com as criaturas sublimes do Universo, dizendo-lhes: “Eu amo-vos e estou em harmonia convosco; quero cumprir a vontade de Deus...” Pouco a pouco, sentirá uma melhoria.»

Os humanos adoecem porque perturbaram alguma coisa na ordem interior que a Natureza instalou neles. É por isso que recebem lições, para aprenderem a restabelecer a harmonia, pois todo o Universo canta essa harmonia e aqueles que não a respeitam são esmagados.



Omraam Mikhaël Aïvanhov



Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

terça-feira, 24 de outubro de 2023

A ELETRIFICAÇÃO DO PLANETA E A HERANÇA DA NOVA ERA


Pensamentos de Alice A. Bailey


A limitação da ciência moderna se baseia na falta de visão, mas suas possibilidades residem em reconhecer a verdade quando a comprova. (Telepatia e o Veículo Etérico, p.142, ed. inglês)

A intensificação da luz é contínua e começou mais ou menos na época em que foi descoberto o uso da eletricidade, resultado direto dessa intensificação. A eletrificação do planeta, por meio do uso generalizado da eletricidade, é uma das coisas que está inaugurando a nova era e ajudará a que se produza a revelação da presença da alma. Dentro de pouco tempo a intensificação chegará a ser tão grande que ajudará materialmente a rasgar o véu que separa o plano astral do plano físico; a trama etérica que divide a ambos, logo se dissipará e permitirá que aflua de forma mais rápida o terceiro aspecto da luz. A luz do astral (a radiação estelar) e a luz do planeta se misturarão totalmente e o efeito sobre a humanidade e os outros reinos da naturalidade nunca poderão ser tão acentuados. Por um lado, afetará profundamente o olhar humano, e fará com que a atual visão esporádica etérica seja um acervo universal. Ela trará para dentro do raio de nosso contato a gama de cores infravermelhas e ultravioletas, e nós veremos o que no presente está oculto. (Psicologia Esotérica I, p.102–3, ed. inglês)

Os Servidores Científicos… revelarão a espiritualidade essencial de todo trabalho científico que está motivado no amor à humanidade e ao seu bem-estar; relacionará a ciência com a religião e trará à luz a glória de Deus pelo meio do seu mundo tangível e das suas obras. (O Discipulado na Nova Era I, p.39, ed. inglês)

A moderna ciência esotérica tem um grande conhecimento da forma externa ou aparência material e de sua naturalidade elétrica. A ciência esotérica sabe muito a respeito da naturalidade das energias subjetivas e das qualidades que colorem e condicionam a forma. Quando ambos os conhecimentos estão inteligentemente unidos, elaboraremos uma psicologia mais exata e verdadeira e uma nova ciência da cultura humana; então o trabalho de unificar o homem - o homem como ente psíquico e como alma condicionadora - progredirá rapidamente. (Psicologia Esotérica I, p.120, ed. inglês)

A teoria holozoística afirma a existência de uma substância viva, composta de uma multiplicidade de vidas sensíveis, aquelas que são impulsionadas continuamente a se manifestar através do “alento da Vida divina”. Tal teoria não reconhece a existência no universo da matéria chamada inorgânica, e dá ênfase ao fato de que todas as formas são construídas a partir de vidas infinitamente pequenas, que em sua totalidade - grandes ou pequenas - constituem uma Vida, conglomerado de vidas que por sua vez são parte integrante de uma Vida Maior. Assim, finalmente nós temos aquela grande sucessão de vidas, manifestando-se em expressão maior e abrangendo toda a extensão desde a pequenina vida chamada átomo (com a qual a ciência lida) até a vasta vida atômica a que chamamos de um sistema solar. (Psicologia Esotérica I, p.149, ed. inglês)

O trabalho de Cristo e sua missão principal, feito há dois mil anos, demonstraram as possibilidades e poderes divinos latentes em todo ser humano. No futuro, a proclamação que ele fez, de que todos somos filhos de Deus e temos um Pai Universal, será considerada não como um enunciado lindo, místico e simbólico, mas será considerada como um pronunciamento científico. Nossa fraternidade universal e nossa imortalidade essencial serão demonstradas e compreendidas como fatos reais da natureza e assim conscientizadas. (Psicologia Esotérica I, p.96, ed. inglês)


Fonte: LUCIS TRUST *
https://www.lucistrust.org/
Fonte da Gravura: IA(AI)



* LUCIS TRUST
Lucis é uma forma da palavra “lux” em latim e significa Luz.
Lucis Trust se dedica à criação de uma nova e melhor forma de vida para todos no mundo, baseada no cumprimento do plano divino para a humanidade.
Lucis promove a educação da mente humana para que se reconheça e aplique os princípios e valores espirituais sobre aqueles que podem fundamentar uma sociedade mundial estável e interdependente.
A filosofia esotérica de sua fundadora, Alice A. Bailey, orienta as atividades que são oferecidas sem custo em alguns idiomas em todo o mundo.