No mundo ocidental, pelo menos nos lugares onde a religião predominante é o cristianismo, não é necessário ser militante dessa religião para celebrar o Natal. Embora o Natal seja considerado um dos feriados mais importantes dos cristãos, também passou a ser conhecido como feriado geral e é observado não só por quem professa a religião cristã, mas também por quem professa outras religiões. Muitas pessoas celebram este feriado no estilo do mundo ocidental.
Para as crianças, o Natal é provavelmente o feriado mais importante do ano, e mesmo os adultos geralmente, admitindo honestamente os fatos, concordam que o Natal é o mais importante de todos os feriados. Realizado tão perto do final do ano, é um símbolo do culminar de um ano de trabalho. É a celebração de um evento marcante que se tornou, por tradição, a festa principal. ou temporada de festivais anuais.
O que você pensa quando se refere ao Natal? Todos reagimos de forma diferente e estas reações estão associadas ao nosso ponto de vista em relação ao feriado.Você pensa em presentes? O Natal é apenas uma troca de presentes para você? Digo troca, porque você está especialmente interessado no que receberá em relação à sua oferta? Você soma o total dos seus presentes depois do Natal, descobrindo que não recebeu na proporção do que deu, ou é uma pessoa de sorte nesse quesito e que saiu na frente no processo de troca de objetos?
Em vez de presentes ou coisas associadas a presentes, gastar é a primeira ideia que vem à mente quando você menciona a palavra “Natal”? Os conceitos de mundo estão imediatamente associados, no seu pensamento, aos de religião, paz e felicidade, ou o Natal é apenas um feriado?
Estas reações são típicas de muitas pessoas em relação ao Natal e, infelizmente, hoje o Natal é tão chamado à nossa atenção que possivelmente para nós, como indivíduos, o seu verdadeiro significado está quase perdido. Parece que as decorações de Natal começam a aparecer nas lojas antes mesmo de o outono começar. O Natal tornou-se objeto de grande comercialismo e o "boom" comercial que lhe é dado fez com que eu e muitos outros reagíssemos da mesma forma que faço aqui, referindo-me a presentes e despesas como as duas primeiras considerações ou respostas que vêm ao mencionar Natal.
A reação, seja sua ou minha, pode nos levar a uma visão mais profunda de nosso caráter do que normalmente gostaríamos de admitir. A forma como reagimos ao conceito simples deste feriado é uma indicação de como pensamos sobre ele. Se presentes e despesas ocupam mais lugar em nossos pensamentos do que os solenes princípios da religião e as esperanças de paz e felicidade tanto para nós mesmos como para o mundo inteiro, então, certamente, algo está errado em nossa observância de tal evento. Infelizmente, isso pode ser verdade para um grande número de pessoas.
Que significado o Natal deve ter? Deveria isto ser um reflexo da nossa filosofia de vida, limitada à troca de presentes e à quantidade de dinheiro que isso nos custará, ou deveria ter uma implicação muito mais profunda? O fato de estarmos ou não unidos a qualquer religião cristã, isto é, a qualquer denominação que apoie o credo cristão, não diminui de forma alguma a importância da vida daquele homem cuja data de nascimento tradicionalmente observamos neste feriado. Os conceitos estabelecidos no Cristianismo tornaram-se fundamentais para todas as sociedades avançadas que existiram desde aquela época.
Ele é conhecido como o Príncipe da Paz e, sem dúvida, seria mais prático e ainda mais vantajoso para nós, individualmente, se a nossa reação ao Natal fosse de paz, em vez de presentes e gastos. Se a ideia de paz fosse tão inculcada nas mentes de todos os seres humanos que a única palavra “Natal” trouxesse uma resposta imediata de paz em vez de outro conceito, muito do que fazemos para nos proteger contra aqueles que destruiriam a paz de o mundo poderia ser adiado.
Para além da implicação religiosa, o Natal deveria ser para o indivíduo e para os grupos de indivíduos uma nova dedicação à paz. O Natal representa a hora do nascimento; uma oportunidade para algo diferente, novo surgir. Portanto, o Natal deve trazer consigo a conotação de uma vida nova, de uma vida melhor. Deveria preencher o significado dAquele em quem teve origem e daqueles que o sustentaram, bem como daqueles que aguardaram com alegria o seu nascimento.
Confiemos que, à medida que os homens dirigem a sua atenção para os pensamentos que surgem nas suas mentes durante o Natal, farão maiores esforços para cumprir as esperanças daqueles que testemunharam o nascimento de Jesus. Qualquer que seja a nossa filosofia de vida, qualquer que seja o nosso status econômico ou a nossa filiação social, política e religiosa, todos podemos acreditar, praticar e infundir sinceramente nas nossas vidas e nas daqueles que nos rodeiam o conceito de "Paz na Terra" e de "Boa Vontade entre os homens".
Cecil A. Poole, F.R.C.
Fonte: da Revista "O Rosacruz", primavera de 2019
Ordem Rosacruz - AMORC
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/users/larisa-k-1107275/
Nenhum comentário:
Postar um comentário