quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A REDENÇÃO PESSOAL DIÁRIA



Todo nosso trabalho espiritual na verdade tem um único propósito: permitir que nos transformemos em verdadeiros seres que compartilham, através da libertação completa do Desejo de Receber para Si Mesmo.

Se mantivermos uma mínima parcela que seja de Desejo de Receber para Si Mesmo e tudo o que a isto está ligado, não poderemos nos conectar com a alegria e a plenitude que o Criador deseja para nós. Devemos nos lembrar continuamente desse fato, até que se enraíze o mais profundamente possível em nossos corações e em nossas almas.

Uma parábola antiga aborda esse ponto muito apropriadamente: Para celebrar o casamento de sua filha, um grande rei emitiu um decreto. Bem cedo no dia do casamento, olharia pela janela de seu palácio - e a primeira pessoa que visse poderia ter um desejo satisfeito, não importa quão extravagante pudesse ser. Quando chegou o grande dia, o rei olhou para a cidade e viu um homem andando pela rua. Quando o indivíduo de sorte foi levado à sua presença, o rei disse-lhe que poderia ter o que quisesse. Então, o que seria? O homem pensou por alguns instantes, e então revelou seu desejo. "Ontem esbarrei em uma hera venenosa," disse ele, "e estou me coçando demais. Meu desejo é viver nos estábulos do rei para que eu possa me coçar à vontade, até que a coceira desapareça". Quando escutou aquilo, o rei ficou atônito. "Que tolo é você!" exclamou. "Se a coceira por causa da hera venenosa é sua maior preocupação, você poderia ter solicitado o médico real, que lhe teria dado uma fórmula para aliviá-lo imediatamente desse desconforto. Ainda melhor, você poderia reconhecer a hera venenosa como um problema de menor importância que é. Você poderia ter pedido qualquer coisa no mundo e eu lhe teria dado. Em vez disso, você quis ficar no estábulo com meus cavalos, e é para onde você vai agora"!

Em vez de pedirmos ao Criador para preencher nossos Desejos de Receber, podemos pedir que o Desejo de Receber seja eliminado de nós. Mais ainda, podemos viver cada momento de forma a agilizar essa eliminação.

Cada dia é um mundo em si, com suas tarefas próprias a serem realizadas. O que deve ser feito hoje não pode ser feito amanhã ou depois de amanhã. Ao mesmo tempo, todo nosso trabalho tem o objetivo compartilhado de nos libertar do desejo de auto-satisfação.




Rav Michael Berg



Fonte: Centro de Cabala
www.kabbalah.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário