A cabala é o conhecimento esotérico da Torá (Pentateuco), ou seja, o conhecimento interno, íntimo, além do sentido literal e figurado.
Enquanto as interpretações literais, legislativas e homiléticas que tratam da composição e do pronunciamento de sermões eram de domínio de todos, a interpretação mística e esotérica só pertencia à poucos, sendo transmitida de geração em geração apenas para alguns justos eruditos e privilegiados.
Porém, uma grande mudança ocorreu a partir do Rabino Yitzchak Luria (1534-1572) que, por meio de seus ensinamentos, fez a cabalá chegar a todos que tinham espírito e comportamento adequados para entender as alegorias contidas nesta ciência espiritual.
Atualmente, a cabala é muito difundida e, paralelamente, mal compreendida. O sentido de autoconhecimento e transmissão dentro de uma cadeia de mestre a discípulo e gratuidade (que deveria reger qualquer ensino/transmissão da ciência espiritual), foi substituído por cursos pagos, por um lado, e por buscadores de ritos estranhos e benefícios materiais, por outro lado.
Cabe a todo buscador sincero entender o que é realmente a cabala, seus fins e objetivos para não cair nas mãos dos "mercadores do templo", como teria dito o grande cabalista Jesus.
Prof. Hermes Edgar Machado Junior
Fonte da Imagem: Acervo de autoria pessoal
Nenhum comentário:
Postar um comentário