sexta-feira, 12 de setembro de 2014

NOSSAS AÇÕES SÃO UMA APROXIMAÇÃO DE UMA CRENÇA, UMA IDEIA, UM CONCEITO, UMA IMAGEM

Eu tenho que agir em relação com o fato, em relação com o que é, em relação com o que acho. Deve haver ação, e eu tenho que investigar e compreender o que significa ação. Se eu não compreender isso totalmente, se estou preocupado em alterar o fato, em fazer alguma coisa a respeito dele, não posso encarar o fato. Eu devo compreender o que é ação; e 99.9 por cento de nossas ações são uma aproximação de uma crença, uma ideia, um conceito, uma imagem. Nossa ação está sempre tentando copiar, se adaptar a uma ideia. Eu tenho uma ideia de que devo ser fraternal; tenho uma ideia como comunista; ou tenho a ideia de que sou católico, e de acordo com essa ideia, eu ajo. Eu tenho certas memórias de prazer ou de dor, certas lembranças de algum medo profundo, uma imagem desse medo; e de acordo com essas memórias eu ajo, evitando algum assunto particular, e agindo pelo lucro, para uma felicidade mais profunda. Tudo isto é ideação, e de acordo com essa ideação, eu ajo. Quando há uma ideia, e ação, há conflito entre as duas. A ideia é o observador, e o ato que vou fazer é o objeto.






J. Krishnamurti






Fonte: Collected Works, Vol. XVI, Action
http://www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário