Winston Churchill disse certa vez:" Para melhorar é preciso mudar. Para ser perfeito é preciso mudar frequentemente."
Este mundo foi criado para nos dar o ambiente para mudarmos! Para subirmos a escada da transformação e nos tornarmos um ser espiritualmente evoluído.
Quando passamos por dificuldades, é porque a grandiosa sinfonia da vida nos colocou naquela situação para que a nossa alma pudesse passar pelo seu processo de correção. Toda pessoa que foi colocada neste mundo nasce em uma determinada família ou ambiente, em função de suas vidas passadas, para melhorar o trabalho de sua alma.
Tudo o que vivenciamos é para nos ajudar a evoluir e mudar. A alma pode viajar através de muitas diferentes vidas para alcançar sua perfeição, tornar-se integral e, ao final voltar à sua Fonte, o Criador.
A questão é que viemos a este mundo para mudarmos. E quando um número suficiente de pessoas despertar para esse entendimento e começar a verdadeiramente trabalhar em si mesmas e abraçar essa mudança, seremos capazes de mudar o mundo para melhor de uma forma muito expressiva.
Existe uma oração denominada "Shacharit", que os kabalistas rezam pela manhã. Shacharit significa "escuridão" e então, a pergunta é :Por que uma oração matutina seria chamada "escuridão"? Não seria mais apropriado denominá-la luz? Ou Sol? Ou manhã? Quero dizer, qual é o segredo nesse nome?
O que aprendemos é que a oração se chama escuridão porque representa a escuridão antes do amanhecer. Quanto mais caos virmos do lado de fora e quanto mais poeira for sacudida do tapete, por assim dizer, mais perto estaremos do fim da escuridão.
Mas a única coisa que podemos mudar para contrabalançar a escuridão que enxergamos lá fora é nossa própria consciência - nossa capacidade de sermos servidores da Luz do Criador. Todos nós precisamos nos tornar soldados da Luz, pois é assim que conseguiremos dar entrada ao amanhecer.
Não precisamos esperar uma tragédia acontecer para despertarmos para a necessidade de mudança. Se abrirmos nossos olhos e nos sintonizarmos um pouquinho mais com nossa vida, descobriremos que temos oportunidades todos os dias de transformar negatividade em positividade.
Geralmente, quando alguém ou alguma situação nos desafia, nosso primeiro pensamento é: “Como posso fazer esta situação ir embora o mais rápido possível?”, em vez de pensarmos: “Qual a lição para eu aprender aqui ? Por que isso está acontecendo?” Às vezes, podemos afastar a situação com tanta rapidez que nem percebemos que perdemos uma oportunidade de nos transformarmos.
Hoje, vamos estar prontos para agarrar as oportunidades que o universo nos apresenta para mudarmos a nós mesmos para melhor. Essa é a maior dádiva que podemos receber.
Às vezes, criamos desculpas para explicar por que não conseguimos seguir em frente em nosso caminho espiritual. Por exemplo, uma pessoa pode dizer: "Já fiz tantas coisas em minha vida, não há mais nenhum lugar para eu ir. O lado negativo tem tanta força sobre mim, sou um caso perdido."
Nesses momentos, precisamos lembrar que mesmo na mais baixa alma sobre a terra, e mesmo e especialmente nos lugares mais escuros de nossas vidas existe o poder da Luz.
Às vezes, colocamos a nós mesmos em uma rígida dieta espiritual. O foco de nossas energias é dirigido a nos conectarmos com ferramentas espirituais, a nossa consciência com relação à maneira como podemos ajudar os outros, a nossa energia para superar aqueles vícios ruins que nos mantém prisioneiros do nosso ego. Mas, então, por algum motivo, afrouxamos a dieta um pouquinho e, cada vez que caímos, vamos nos aproximando mais do dia em que diremos: "Chega de tudo isso. Eu não consigo mudar."
Minha esperança para todos nós é que, em vez de jogar a toalha quando tropeçamos em nosso caminho, vejamos a experiência aparentemente negativa como ela realmente é: uma oportunidade perfeita de levantar a poeira e dar a volta por cima, escolher estar ainda mais conscientes de nossas ações e servir ao bem do universo o mais que pudermos.
Qualquer dificuldade, desafio, ou negatividade que experimentarmos em nossas vidas, estará ali para nos ajudar a crescer ou para nos purificar.
Já dissemos isso centenas de vezes, e diremos novamente. Sem dor, não conseguimos crescer.
Quando nos exercitamos e levantamos pesos e nos esforçamos fisicamente, nossos corpos se tornam mais fortes. Isso nós entendemos e aceitamos.
Mas, quando se trata de nossa força interior e de “construir” nossa alma, há momentos em que queremos as coisas de graça, quando não queremos levantar os pesos pesados necessários para o nosso verdadeiro crescimento espiritual.
Em outras ocasiões, sentimos que realmente nos esforçamos e pensamos: “Ok, então agora será que não posso apenas dar uma relaxada?” ou “Ok, cadê o meu premio?” Nesses momentos é melhor reconsiderar nossos objetivos, porque a força e a Luz que construímos dentro de nós mesmos é a recompensa por nosso trabalho espiritual.
A chave é a certeza de que, independente do que acontecer em nossas vidas neste momento, isso é o melhor para nosso processo e nosso crescimento.
Karen Berg
Fonte: Centro de Cabala
www.kabbalah.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal
Nenhum comentário:
Postar um comentário