terça-feira, 7 de abril de 2015

OUVIR A SI MESMO

Enquanto eu estou aqui ouvindo você, parece que compreendo, mas quando estou fora daqui, não compreendo, mesmo que eu tente aplicar o que você disse.

Você está ouvindo a si mesmo, e não ao orador. Se você ouve o orador, ele se torna seu líder, seu caminho para compreender – o que é um horror, uma abominação, porque você estabeleceu, então, a hierarquia da autoridade. Por isso, o que você está fazendo aqui é ouvir a si mesmo. Você está olhando para o quadro que o orador está pintando, que é seu próprio quadro, não o do orador. Se isso está claro, que você está olhando para si mesmo, então você pode dizer, “Eu me vejo como sou, e deve haver uma mudança”, então você começa a trabalhar a partir de sua própria compreensão, o que é inteiramente diferente de aplicar o que o orador diz. Mas se, enquanto o orador fala, você está ouvindo a si mesmo, então, a partir desse ouvir, vem a claridade, vem a sensibilidade; desse ouvir, a mente se torna saudável, forte. Não obedecendo, nem resistindo, ela se torna viva, intensa e só tal ser humano que pode criar uma nova geração, um novo mundo.





 
J. Krishnamurti




 
Fonte: The Book of Life
http://www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário