PATÂNJALI foi um compilador de ensinamentos que, até o seu aparecimento, haviam sido transmitidos oralmente durante muitos séculos. Ele foi o primeiro a fornecer por escrito os ensinamentos para a utilização dos estudantes e, por isto, é considerado como o fundador da ESCOLA DE RAJA YOGA. Os ensinamentos por escrito ficaram conhecidos como OS AFORISMOS SOBRE OS YOGA-SUTRAS DE PATÂNJALI.
Meios para atingir a YOGA, ou seja, a UNIÃO OU UNIFICAÇÃO
YAMA – mandamentos (relacionamento do discípulo (chela) para com os demais e para com o mundo exterior)
NIYAMA – regras (relacionadas à vida interior do discípulo e à ligação (sutratma – elo) que o relaciona a Deus)
ASANA – postura (atitude física-astral-mental correta do discípulo)
PRANAYAMA – força vital (controle da vitalidade e organização do corpo vital-etérico)
PRATYAHARA – abstração (dos sentidos e controle do corpo astral)
DHARANA – atenção (concentração e controle do 6º sentido (mente))
DHYANA – meditação (utilização da mente como desejado e transmitir ao cérebro pensamentos elevados e ideais)
SAMADHI – contemplação (êxtase – relaciona-se com o Ego Superior (Self) e sua contemplação, estudo, meditação e visão do mundo das causas)
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YAMA – MANDAMENTOS
- Natureza Física: inofensividade – verdade – não roubar
- Natureza Astral: abster-se da incontinência
- Natureza Mental: abster-se da avareza
NIYAMA – REGRAS
- Pureza interna e externa (dos três veículos da personalidade: físico/etérico-astral-mental)
- Aspiração ardente (esforço e fidelidade em direção ao ideal)
- Devoção a ISHWARA (Cristo interno)
- Contentamento (estado mental de entendimento dos acontecimentos como corretos)
- Leitura espiritual (análise das causas)
ASANA – POSTURA
- Posição firme, imutável e cômoda fisicamente
- Condição estável, invariável, calma e controlada dos desejos
- Condição firme, equilibrada e controlada da mente
PRANAYAMA – CONTROLE DA FORÇA VITAL
- Controle das forças vitais do corpo
- Ritmo e sincronia com o corpo
PRATYAHARA – ABSTRAÇÃO
- Subjugação dos sentidos pelo princípio pensante e remoção daquilo que até então fora seu objetivo
- Controle psíquico
- Retirada ou abstração da consciência, que tende para o exterior, para o mundo interior
- Centralização da consciência na grande estação central da cabeça e logo após no Ego Superior (o Self - Alma – corpo mental abstrato)
DHARANA – ATENÇÃO/CONCENTRAÇÃO
- Fixação da substância mental (chitta), pelo Ego/Self, sobre um objeto específico (conceito externo-interno – qualidade)
- Manter a mente firme e sem desvios
- Focalização firme da mente
DHYANA – MEDITAÇÃO
- Concentração sustentada (a mente ocupada com o objeto ou pensamento por período prolongado)
- Manter firme a mente (substância mental (chitta)) ocupada com o objeto, por um período prolongado)
SAMADHI – CONTEMPLAÇÃO
- A forma não é mais vista nas coisas
- Conscientização da unidade
- A alma olha para seu próprio mundo (“conhece Deus”)
- Controle da personalidade (ego inferior – eu inferior)
- Consciência das essências
- Atividade da Alma desligada do mental (mental concreto-inferior)
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A CIÊNCIA DA MENTE – RAJA YOGA
- A meta da meditação é contatar o Eu Interior Divino (Ego/Eu Superior – Alma – Self) e, por este contato, chegar à conscientização da unidade deste Eu com todos os outros Eus e com o TODO-EU. Isto se dá quando um estado chamado SAMADHI é alcançado, onde a consciência do pensador é transferida da consciência do cérebro inferior para a Alma, em seu próprio plano.
- O objetivo da evolução humana é trazer a força CRÍSTICA à plena manifestação no plano físico, através dos corpos inferiores ou envoltórios, subjugando-os, o que levará à TRANSFIGURAÇÃO de cada ser humano, e, passo a passo, à transfiguração da humanidade.
--- Força Crística: Alma – Ishwara – o Filho – Ego/Eu Superior – Self – Manas/Budhi/Atma.
--- Budhi: razão pura, o intelecto separado da mente inferior, a intuição.
--- Corpos inferiores/envoltórios: a personalidade – físico/etérico, astral, mental inferior/concreto, o Santo Graal, a taça receptora e que contém a vida divina.
- O grande objetivo da Raja Yoga é libertar o pensador das modificações do princípio pensante de modo a que ele não mais mergulhe no grande mundo das ilusões (maya) nem se identifique com o que é puramente fenomênico.
- O discípulo ariano tem que aprender a controlar o corpo mental (manas) e a dedicá-lo ao serviço de ISHWARA (Self – Força Crística) pela Raja Yoga.
- A ILUMINAÇÃO é o transporte à consciência cerebral do conhecimento obtido pela meditação/contemplação. A INSPIRAÇÃO é o resultado da iluminação, na medida em que se demonstra na vida de serviço. A UNIÃO (yoga) é o conhecimento direto da Divindade que se chega pela prática da raja yoga.
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Observações sobre os ESTÁGIOS DA TRANSFERÊNCIA (ABSTRAÇÃO – PRATYAHARA)
- A consciência do corpo (sentidos) para a cabeça.
- A centralização da consciência no lótus de mil pétalas (sahasrara) na região da glândula pineal (entre o meio da fronte e a glândula pineal).
- Da glândula pineal (sahasrara) para o corpo mental através do corpo etérico (controlando o corpo astral), empregando a abertura no cimo da cabeça (brahmarandra).
- Do corpo mental para a Alma, alojada no corpo causal (mental superior – lótus egoico).
Provoca-se, assim, uma condição em que o cérebro, o corpo mental e o corpo egoico formam uma unidade. Pode-se, então, ter acesso ao estado de Samadhi, ou de contemplação espiritual, quando a Alma olha para seu próprio mundo (“conhece Deus”). Seguindo-se, vem um estágio em que o homem espiritual transmite ao cérebro, através da mente, o que é visto, constatado e conhecido. Desta maneira, o conhecimento se torna parte do conteúdo do cérebro e fica disponível para emprego no plano físico.
Em resumo, a ABSTRAÇÃO (PRATYAHARA) causa:
- A síntese dos sentidos pelo sexto sentido (mente).
- O alinhamento da personalidade (unidade coordenada).
- A libertação das limitações da personalidade (corpos).
- Habilitação da Alma (Self) para impressionar e iluminar o cérebro por meio da mente.
Alice A. Bailey
Fonte: do livro “A Luz da Alma – Comentários aos Yoga-Sutras de Patânjali”, de Alice A. Bailey, Lucis Trust (1927), 1ª ed. em português pela Fundação Cultural Avatar (Niterói/RJ) e Fundação Educacional e Editorial Universalista – FEEU (Porto Alegre/RS), 1981
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/photos/mulher-menina-yoga-relaxamento-2795589/
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