domingo, 12 de dezembro de 2021

HISTÓRIA INTERNA E EXTERNA DA HUMANIDADE


A história da humanidade tem sido confundida com a das realizações externas do ser humano. Seus feitos externos são exaltados em todos os níveis e de várias formas distintas.

A história da humanidade é a história da evolução do espírito e esta abrange também suas conquistas interiores, seu amadurecimento nas relações, sua compreensão sobre si mesmo, sua capacidade de entender-se, de compreensão da Vida e de exploração do Universo à sua volta.

Não podemos desprezar essa outra parte nem achar que a civilização cresceu e se desenvolveu porque a tecnologia alcançou horizontes largos em pouco tempo. Não podemos esquecer que o ser humano que fabrica o chip é o mesmo que mata seu semelhante por motivos fúteis. Não há necessariamente evolução interna só porque a houve externamente.

Certamente que a civilização está caminhando para a busca do espírito, tendo em vista o esgotamento temporário de sua procura externa. Os insucessos externos juntamente com as conquistas a farão voltar-se para si mesmo. É necessário avançarmos na direção do espírito e na busca da superação dos próprios limites de percepção.

Entender-se espírito é tão ou mais importante quanto perceber o espírito. Independentemente das conceituações expressas ao longo da história do ser humano e das definições que foram dadas sobre ele mesmo, há que se considerar a maravilha que é sua realidade e a beleza de sua existência. Acima de tudo e de todas as concepções sobre o ser humano, ele é a alma de Deus.



Adenáuer Marcos Ferraz de Novaes




Fonte: do livro "Psicologia do Espírito", 1ª.ed., 2000
Fundação Lar Harmonia - Salvador Bahia
www.larharmonia.org.br
Fonte da Gravura: https://pixabay.com/pt/photos/prote%c3%a7%c3%a3o-ambiental-meio-ambiente-683437/

Nenhum comentário:

Postar um comentário