domingo, 2 de abril de 2023

DOMINGO DE RAMOS - INÍCIO DA SEMANA SANTA


Com o Domingo de Ramos começa a Semana Santa e o tema do "triunfo temporal da luz antes de sua ocultação".

O ramo de palmeira é um antigo símbolo de realeza, e o movimento da palmeira é uma saudação ao Rei que aspiramos reconhecer no Logos soberano quando entra na cidade de nosso ser e permanecemos fieis a Ele.

O fato histórico nos diz que quando Yeshuah entrou em Jerusalém, os poderosos começaram a planejar sua morte.

Um dia o mundo clama "hosana", e no outro grita "matem-no"; este exemplo deveria mostrar-nos  que as maiores conquistas não estão no mundo da matéria, ou seja, nas formas (políticas, culturais, religiosas, sociológicas, familiares, laborais...), mas sim nos mundos interiores, onde a supremacia pode crescer ao mais alto grau, o Cristo Interno, governando todas as naturezas, todas as formas.

Carta de São Paulo aos Filipensis 2,6-11: Jesus Cristo, sendo de condição divina não quis ostentar-se, mas sim despojar-se de sua grandeza e assumir a condição de servo e tornar-se semelhante aos humanos. E tendo assumido a condição humana, rebaixou-se a si mesmo até morrer por obediência numa cruz. Por isso, Deus o exaltou e lhe outorgou o mais excelso dos nomes, para que todos os seres, no céu, na Terra e nos abismos, caiam de joelhos diante do nome de Cristo, e proclamem que ele é o Senhor, para a glória de Deus.

Evangelho de João 12,12-16: No dia seguinte, a grande multidão que viera para a festa, sabendo que Jesus vinha a Jerusalém, tomou ramos de palmeira e saiu ao seu encontro, clamando: "Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor e o rei de Israel!" Jesus, encontrando um jumentinho, montou nele, como está escrito: Não temas, filha de Sião! Eis que vem o teu rei montando num jumentinho! Os discípulos, a princípio, não compreenderam isso; mas quando Jesus foi glorificado, lembraram-se de que essas coisas estavam escritas a seu respeito e que elas tinham sido realizadas.

Evangelho de Tomé 5: Disse Jesus: Reconhece o que tens diante de tua vista e se te manisfestará o que está oculto, pois nada há oculto que não chegue a ser manifestado.

Começando o Domingo de Ramos, dispomos-nos a reviver os mistérios da Semana Santa. Contemplamos o que ocorreu a Jesus de Nazaré em Jerusalém, há dois mil anos. Quem sabe possamos crer que seja apenas uma história externa a nós. Entretanto, devemos ver, pelo contrário, como nós recebemos ao Messias Salvador de Israel, montado sobre um jumentinho, entrando triunfalmente na cidade escolhida de Deus e recebendo gritos de aclamação.

Fato curioso, pois um jumentinho, que ainda não é adulto, não é um animal apto para ser montado. Isto nos quer dizer algo mais nesta cena. Ou seja, a figura do Senhor montado sobre o jumentinho é o símbolo do homem sobre o qual o Espírito tomou posse do corpo físico; do homem conhecendo a gnose e fundindo seu ser com Deus.

Os hílicos de Jerusalém, ou seja, os homens preocupados com o aspecto material apenas, esperavam um outro tipo de messias: Um deus-homem que lhes libertasse do jugo do povo opressor através das armas. Grande decepção ocorreu quando viram que isto não sucedeu demonstrado pelos fatos que ocorreriam durante os dias que se conhece como a Semana Santa.

Como naquela época, os poderosos de hoje, temem perder sua influência sobre o povo e ver algum outro ser aclamado. Estar atento a este fato é extrair interessantes lições. Os papéis de hoje não diferem daqueles dias, apenas difere o cenário.

Bênção dos Ramos: Deus Todo-poderoso e Eterno, santifica com tua bênção estes ramos para que, ao aclamarmos a Cristo Rei, possamos chegar através dEle à Jerusalém Celestial. Por Cristo, Senhor nosso, que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém!

Oração: Deus Todo-poderoso e Eterno, Tu mostraste aos homens o exemplo de humildade de nosso Salvador, que se encarnou e morreu na cruz. Concede-nos receber os ensinamentos de sua Paixão, para podermos participar um dia de Sua gloriosa ressurreição. Por Cristo que vive e reina Contigo na unidade do Espírito Santo, pelos séculos dos séculos. Amém!



Fonte: Eclesia Gnóstica Apostólica Rosa-Cruz
Capela de Madalena
https://capillamagdalena.org
Fonte da Gravura: https://www.santcebriavalldoreix.org/wp-content/uploads/2020/04/Diumenge-de-Rams.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário