quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

TOTAL PLENITUDE DA VIDA


O místico alemão Silesius, ao refletir sobre a festa do Natal, disse que embora Jesus tenha nascido em Belém, de nada adiantaria se Ele não nascesse em nossos corações. Este é o propósito da meditação cristã (*), que aceitemos a liberdade que foi alcançada através da Encarnação para cada um de nós. Para aceitá-lo, devemos seguir o caminho de Jesus. Devemos reduzir-nos à simples atividade de ser; ser a pessoa que fomos chamados a ser e ser essa pessoa plenamente. Ser quem somos significa aceitar o dom da criação de Deus, aceitar o dom da redenção através de Jesus e aceitar plenamente o dom do Espírito, o Espírito Santo que vive em nossos corações.

Esta aceitação trinitária deve conduzir-nos à total plenitude divina. Devemos nos concentrar e devemos estar focados. Devemos ser reduzidos ao nada para podermos passar e alcançar a plenitude. A festa do Natal é a festa da redução de Deus ao homem, para que possamos entrar na sua divindade.

Nunca perca de vista a praticidade da meditação. A praticidade é que cada um de nós tem uma tarefa precisa e pessoal. Cada um de nós deve aceitar esta prioridade definitiva das nossas vidas e colocá-la em primeiro lugar. Meditar todas as manhãs e todas as noites é fazer isso, é buscar a paz, pelo Amor, pela plenitude da vida, pela plenitude da consciência – a nossa primeira prioridade. Poderíamos ser tentados pela poesia de tudo isso, pela sublime teologia, a admirar à distância. Mas o convite é entrar, é experimentar e poder ver a maravilha do Senhor. A Encarnação tornou o absoluto absolutamente claro e universalmente simples:

"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus fez propiciação pela fé no seu sangue, para manifestar a sua justiça, porque na sua paciência ele havia ignorado os pecados passados, a fim de manifestar a sua justiça neste tempo, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus." (Romanos 3:23-4)

Esta é a fé na qual se baseia a nossa meditação; entre nessa liberdade, aceite este ato de libertação e seja totalmente livre. Supere as limitações, fique quieto e seja um com Deus em sua total harmonia. Este é o propósito da meditação. Este é o caminho, e a hora é agora.


Fr. John Main, OSB



Fonte: do livro "O Coração da Criação", Canterbury Press, 2007
Traduzido para o espanhol por Lucía Gayón, e para o português por este blog.
PERMANECER EN SU AMOR - Coordenadora: Lucía Gayón - Ixtapa, México
www.permanecerensuamor.com - permanecerensuamor@gmail.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal



Nota:
Para mais detalhes ver:

(*) JOHN MAIN E A MEDITAÇÃO CRISTÃ: https://coletaneas-espirituais.blogspot.com/2020/05/john-main-e-meditacao-crista.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário