A Kabbalah se utiliza bastante dos termos "comportamento proativo" e "comportamento reativo". Proativo e reativo são duas palavras codificadas para definir a natureza da Luz e a do Receptor. A Luz é proativa, a força que causa o processo de criação; nós, como receptores, temos uma natureza reativa. Para que possamos adquirir similaridade de forma com a Luz e nos ligarmos a ela, temos que trabalhar para transformar nossa natureza reativa em proativa.
De uma forma muito simples, podemos explicar que ser Proativo é personificar e carregar os seguintes atributos: ser a causa, compartilhar, estar no controle das coisas, ser o criador de novas situações. Enquanto podemos afirmar que ser Reativo é a soma dos seguintes aspectos: ser o efeito, receber, estar sob o controle das coisas.
Como identificar o comportamento reativo em um nível prático e pessoal? O comportamento reativo está fundamentado sobre o desejo de receber para si mesmo. Ganância, egoísmo, ego. Ele pode ser definido como qualquer tipo de reação a uma situação externa. Esse comportamento pode incluir raiva, ciúme, inveja, excesso de confiança, baixa auto-estima etc.
É o comportamento reativo que nos motiva a tomar prozac quando nos sentimos deprimidos, lexotan quando sentimos ansiedade, álcool quando perdemos a auto-confiança. Todos esses sintomas são apenas falta de Luz.
Se o prozac faz você se sentir melhor, então o prozac é a causa e você é justamente o efeito. O alívio e a sensação de bem estar serão temporários e em pouco tempo iremos cair novamente nas emoções negativas.
Toda vez que assumimos um comportamento que está sendo motivado pelo nosso ego, não estamos compartilhando. Toda vez que reagimos a quaisquer estímulos, motivados por um fator externo, estamos sendo mero efeito e não a causa. Toda vez que deixamos forças externas influenciarem nossos sentimentos perdemos o controle.
Enquanto estivermos vivendo nossas vidas sem nenhum crescimento pessoal ou mudança interna de nossa natureza, não estaremos criando novos níveis espirituais de existência para nós mesmos.
Cada vez que uma reação seja provocada, devemos retomar a restrição original, pisar nos freios de nossas reações. Cada vez que fizermos isso estaremos nos movendo para mais próximos de nossa origem, estaremos promovendo a transformação de caráter com o propósito de adquirir Luz, realização e satisfação duradouras.
Rabino Joseph Saltoun
Diretor do Centro de Estudos da Cabala em São Paulo
Fonte: http://www.josephsaltoun.com.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal
Nenhum comentário:
Postar um comentário