“E Noé teve três filhos” Gen., 6,10.
O Rabino Hiyya disse ao Rabino Judá: Vou lhe contar o que ouvi sobre esse texto. Ele pode ser comparado ao homem que entrou em uma caverna e encontrou três crianças, totalmente diferentes em caráter e comportamento. Uma delas era virtuosa, a segunda malvada e a terceira comum. Assim, também, o espírito tem três fios que oscilam, atados a três diferentes mundos. “Neshamah” (1) passa entre montanhas e lá se junta a “Ruah” (2); continua descendo e, já nesse mundo, “Nefesh” (3); encontra-se com “Ruah” e os três se vinculam em uma só unidade.
O rabino Judá disse: “Nefesh” e “Ruah” estão conjugados, enquanto que “Neshamah” permanece no caráter do homem num lugar desconhecido e ignorado. Quando o homem luta por uma vida mais pura, está sendo assistido pelo santo “Neshamah”, através do qual se purifica e se santifica. Mas se ele não procura viver uma existência pura e honrada, então “Neshamah” se afasta dele e ele é guiado por apenas dois fios: “Nefesh” e “Ruah”. Além disso, ao conviver com a impureza e nela afundar-se paulatinamente, vê-se privado de ajuda celestial. Desta forma, cada um segue o caminho que escolhe.
1- “Neshamah” - a “alma santa” , superalma, é o poder intuitivo que guia aos segredos de D´us e do Universo.
2- “Ruah” - espírito.
3- “Nefesh” - é a própria alma, a alma natural, alma vital, dada a cada ser humano.
Fonte: do livro "Zoar - O Livro do Esplendor", comentário de Gershon Scholem
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal
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