sábado, 13 de outubro de 2012

O QUE É SATÃ?



Em primeiro lugar devemos esclarecer que quando falamos em Satã NÃO se trata da figura demoníaca com dois chifres e um tridente que costuma aparecer nos filmes de Hollywood. De acordo com a Kabbalah, Satã é uma PALAVRA CÓDIGO PARA COMPORTAMENTO REATIVO. Satã é a força de motivação invisível por trás de todos os males humanos, da guerra ao abuso das drogas, da dieta quebrada e da permanente falha em arrumar mais tempo para as coisas realmente importantes. De fato, é exatamente essa força que está agindo agora, fazendo com que você se sinta desconfortável por ver o nome Satã em uma mensagem sobre Kabbalah.

É a força que provoca nossos sentimentos de medo, pessimismo, incerteza, ansiedade e preocupação. É ela também quem nos espera na outra extremidade do espectro onde provoca excesso de confiança, crueldade, vingança, raiva e inveja. É a voz dentro da nossa cabeça que murmura: "Coma o bolo agora", "Reinicie a dieta segunda-feira", "Esteja sempre certo!", "Sinta pena de si mesmo". Ele também tem nos enganado sobre a ideia de quem é realmente nosso oponente na vida, nos condicionando a acreditar que somos vítimas das ações de outras pessoas, assim não poderemos identificá-lo como nosso verdadeiro inimigo.

E nosso comportamento reativo é a força vital de Satã, pois ele é como um boneco, uma entidade sem vida que movimentamos puxando suas cordas através das nossas ações e pensamentos reativos. Cada vez que reagimos quando somos insultados, ofendidos, provocados, estamos nos fundindo ainda mais ao nosso parceiro silencioso. Ele somos nós. Por outro lado, se formos capazes de reconhecê-lo, conseguiremos nos separar dele e colocá-lo em nossa linha de tiro. Este é o grande medo de Satã: que a gente consiga encontrá-lo, por isso procura ficar tão grudado em nós, para que acreditemos que esses pensamentos negativos e impulsos reativos se originam dentro de nós.

Aprender como atingir esse conhecimento e adquirir as ferramentas necessárias que irão nos ajudar a combater nosso Satã é tudo o que a Kabbalah é. A Kabbalah é apenas um meio para atingir um fim. Quando a reatividade tiver sido eliminada da nossa natureza, a Luz da realização será nossa por conquista.


Rabino Joseph Saltoun



Fonte: http://www.josephsaltoun.com.br/site/
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário